Banco de Projetos

APRENDENDO PARA ENSINAR

Ano / Edição: 2013
Município: Capanema
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

 Insegurança da comunidade escolar na colocação de regras, limites e respeito a escala hierárquica.  Dificuldade na percepção da necessidade de autonomia das crianças;  Familiares que desconhecem a importância do modelo que representam na vida das crianças;  Desconhecimento da comunidade escolar quanto aos hábitos alimentares saudáveis e operacionalização da alimentação escolar;  Falta de esclarecimento da comunidade escolar sobre os prejuízos causados pelos hábitos deletérios.

Descrição

A coordenação de cada Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ficará encarregada de convocar a comunidade escolar (familiares, professores, Associação de Pais, Mestres e Funcionários ( APMF) e demais funcionários) a participarem de uma reunião, no próprio Centro, com a equipe multiprofissional da SME, em contraturno. Nesta será abordada temas referentes ao desenvolvimento biopsicossocial, através de exposição verbal e visual. Cada profissional irá expor o conteúdo condizente com sua área, em aproximadamente quinze minutos, após a exposição será aberto um espaço para questionamentos. No encerramento será oferecido pela instituição um lanche para os participantes e distribuídos panfletos educativos contendo orientações objetivas sobre a temática abordada.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver uma ação preventiva com a comunidade escolar dos CMEI(s) visando a promoção da saúde e do desenvolvimento biopsicossocial dos alunos da rede municipal de ensino de Capanema- PR.

Específicos:

1- Fundamentar teoricamente a comunidade escolar sobre atitudes e relacionamentos e sua contribuição para o desenvolvimento equilibrado das crianças; 2- Expor para os familiares a importância da colocação de limites e as consequências futuras da falta deste na vida social do indivíduo; 3- Falar sobre a valorização e respeito da escala hierárquica da sociedade; 4- Contribuir com informações pertinentes ao desenvolvimento e crescimento da criança, dando-lhe a oportunidade de adquirir a autonomia necessária referente aos aspectos biopsicossociais; 5- Incentivar a comunidade escolar a ser exemplo positivo no âmbito biopsicossocial; 6- Alertar a comunidade escolar sobre o prejuízo causado pelos hábitos deletérios e o comprometimento da integridade do sistema estomatognático; 7- Esclarecer aos familiares e comunidade escolar sobre operacionalização/ logística da alimentação escolar; 8- Orientar sobre hábitos alimentares saudáveis e atitudes negativas quanto à alimentação; 9- Sanar dúvidas sobre os assuntos abordados; 10- Promover a integração entre a comunidade escolar.

Metas a atingir:

Sensibilizar a comunidade escolar (familiares/ responsáveis, professores, APMF(s) e demais funcionários) dos quatro Centros Municipais de Educação Infantil do Município de Capanema fornecendo embasamento teórico-prático necessário para pleno desenvolvimento dos escolares nas áreas de psicologia, assistência social, nutrição e fonoaudiologia.

Cronograma

Físico:

1 psicóloga, 1 nutricionista, 1 fonoaudióloga, 1 assistente social, familiares das crianças dos CMEI(s) do município de Capanema, professores, coordenadores e funcionários.

Financeiro:

Lanche, impressões, cópias e transporte.

Orçamento:

* Lanche: R$ 800,00 * Impressões e cópias: R$ 120,00 * Transporte: R$ 13,20 TOTAL :R$ 933.20

Beneficiários Diretos:

Melhora na qualidade de vida das crianças e esclarecimento de dúvidas da comunidade escolar quanto ao desenvolvimento destas.

Beneficiários Indiretos:

Redução a longo prazo do número de encaminhamentos para atendimento nas áreas de saúde afins.

Resultados:

Aprimorar o desenvolvimento biopsicossocial das crianças, reduzir o número de encaminhamentos nas áreas de saúde através da ação preventiva iniciada na Comunidade Escolar dos CMEI(s). "É melhor e mais barato prevenir do que remediar".

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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