Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

IMPLANTANDO SORRISOS, AUMENTANDO A AUTOESTIMA

Ano / Edição: 2017
Município: Apucarana
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APUCARANA

Diagnóstico

Apucarana é um município localizado no centro-norte do estado do Paraná. Distante 369 quilômetros da capital do estado, Curitiba. Com uma população estimada em 120.919 habitantes segundo dados do IBGE (2010). A cidade é também conhecida como “cidade alta” e reconhecida como capital nacional do boné. Levando em consideração os problemas de saúde bucal detectados a nível nacional onde 11% da população brasileira encontram-se desdentada (sem nenhum dente), que, dentre as pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes e que 33% da população usa algum tipo de prótese dentária, e, considerando que a ausência de dentes (edentulismo) compromete a função mastigatória levando a uma ingestão inadequada dos alimentos, podendo levar a um quadro de desnutrição e que, compromete também a autoestima dos pacientes, o projeto “IMPLANTANDO SORRISOS, AUMENTANDO A AUTOESTIMA” foi desenvolvido para reabilitar os indivíduos que necessitam de próteses totais ou unitárias através de implantes dentários, aumentando a eficiência mastigatória e a autoestima, contribuindo para a melhoria da saúde geral da população. O município de Apucarana, através deste projeto, tem o objetivo de reabilitar munícipes da cidade que necessitem de próteses dentais. A partir de fevereiro de 2017, a Autarquia Municipal de Apucarana ampliou a oferta do serviço de implantodontia para a região da 22º Regional de Saúde de Ivaiporã (conta com 16 municípios) e demais municípios do Vale do Ivaí.

Descrição

O planejamento do programa de implantes dentários e próteses sobre implantes começaram a partir de 2014 tendo a seu início efetivamente em março de 2015 com duas equipes credenciadas. A partir de março de 2017 foram credenciadas mais 2(duas) equipes e atualmente há processo para acréscimo de mais duas , totalizando 6(seis) equipes. Ao finalizar esse processo esperamos contar com 12(doze) dentistas especializados em implantes, 10(dez) dentistas responsáveis pelo setor de prótese sobre implante e mais toda equipe de apoio como auxiliares odontológicas, assistentes administrativas e auxiliares de limpeza. Cabe salientar que todo o tratamento (exceto o raio-x panorâmico) é feito dentro do CEO (centro de especialidades odontológicas) que conta com 8(oito) consultórios ,mas está em fase de ampliação para receber mais 11(onze) consultórios. A reabilitação dos pacientes com ausência total ou parcial de dentes se dá após exame clínico, realização de radiografia panorâmica pré-cirúrgica, planejamento, cirurgia para instalação dos pinos, radiografia pós-cirúrgica (essas radiografias inicial e final são encaminhadas para auditoria) e após o tempo necessário para osteointegração os pacientes as próteses são confeccionadas e instaladas.

Objetivos

Gerais:

Aumentar o acesso da população aos serviços especializados da Odontologia.

Específicos:

Devolver a função mastigatória e autoestima dos pacientes através de próteses implanto-suportada do município de Apucarana e da 22º Regional de Saúde

Metas a atingir:

Atender no mínimo 10% do público que necessite de alguma reabilitação com próteses implanto suportadas, ou seja 2.786 pessoas.

Cronograma

Físico:

ETAPA 1: Nessa etapa foram envolvidos os possíveis autores e responsáveis pelo serviço de Odontologia do Município de Apucarana. Objetivo: verificar disponibilidade de espaço físico e credenciamento de equipes para a realização do atendimento ao público em parceria firmada com o Ministério da Saúde.
ETAPA 2: Após verificado a possibilidade de atuação das equipes na área de implantes e reabilitação, foi aberto processo de credenciamento das equipes de atendimento através da modalidade de chamamento público. Objetivo: Credenciar um número mínimo de equipes e adequar o espaço físico para atendimento.
ETAPA 3: Após o credenciamento foi explicado aos responsáveis pelo atendimento como deveria ser feito as etapas de atendimento bem como os repasses Federais para a remuneração das equipes.
ETAPA 4: Início do projeto com o atendimento especializado na área de implante dentário e prótese sobre implante.

Financeiro:

Levando-se em consideração que todo o projeto é realizado dentro do CEO (centro de especialidades odontológicas) que já contava com infraestrutura instalada e que toda remuneração das equipes de apoio e o custeio do material de consumo é feito pela própria equipe, conclui-se que o município não teve gastos com o início do projeto, ficando responsável apenas pela manutenção dos equipamentos (que já são usados pelas outras especialidades do CEO) e pelo encaminhamento dos pacientes a partir das Unidades Básicas de Saúde. A aquisição de 11(onze) novos consultórios que está em fase final de licitação foi adquirida com recursos oriundos de emenda parlamentar. A prefeitura municipal disponibilizará cerca de R$ 110.000,00 para aquisição de equipamentos (fase de licitação) como compressores, bombas de sucção de alta potência, autoclaves e mobiliários.

Orçamento:

Cada equipe foi credenciada através de chamamento público e tem contrato por 12(doze) meses. As mesmas são remuneradas através do FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação). Os valores do implante e da prótese sobre implantes são tabelados pelo SUS. Sendo assim cada atendimento gera uma APAC (Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade) que após ser auditada é encaminhada ao Ministério da Saúde que repassa os recursos.

Beneficiários Diretos:

População de desdentados (total ou parcial) que necessitem de reabilitação com Próteses fixas com Implantes Dentais. Atuação na melhora das funções mastigatórias, elevação da autoestima e melhora da saúde geral.

Beneficiários Indiretos:

A comunidade como um todo.

Resultados:

Desde a implantação do Projeto, em relação aos pacientes de Apucarana, foram assistidas e reabilitadas 2.082 pessoas, ou seja foram atendidos 13,92% da população com mais de 60 anos de idade, sendo instalados 10.410 implantes e 930 próteses. Já os atendimentos dos pacientes da 22º Regional de Saúde, de março a julho de 2017, foram atendidos 1.655 pacientes com a instalação de mais de 5000 implantes. A meta para o segundo semestre de 2017 é de um aumento de 25% no numero de atendimentos devido ao aumento do numero de equipes credenciadas e do aumento da infraestrutura.

Anexos

Banco de Projetos