Banco de Projetos

Projeto Expressando Sentimentos e Reconstruindo Sonhos: Grupo de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

Ano / Edição: 2017
Município: Medianeira
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Delcir Berta Aléssio

Diagnóstico

A violência contra a mulher, especialmente a chamada violência doméstica, em suas várias formas, vem assumindo proporções alarmantes em nossa sociedade. Os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, têm contribuído para o enfrentamento de parte dos abusos violentos, mas a grande maioria das mulheres que sofrem violência, principalmente nos estratos socioeconômicos desfavorecidos, não recorrem à Justiça, seja por desconhecimento de seus direitos, seja por medo e ameaças dos seus parceiros, ou por sentimentos de desvalia pessoal e de incapacidade de se defender e sobreviver economicamente.
Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 33,86%, a agressão é semanal. Esses dados foram divulgados no Balanço dos atendimentos realizados de janeiro a outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
No município de Medianeira a demanda de mulheres vítimas de violência vem aumentando com o passar dos anos, porém o atendimento a este público estava reprimido. Diante disto, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social elaborou um projeto de intervenção, um Grupo Reflexivo para Mulheres que teve início em julho de 2014, através de uma parceria entre a Promotoria Pública, o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal de Medianeira, no intuito de Combater a Violência Doméstica, bem como, oferecer um espaço de apoio e escuta a essas mulheres, fortalecendo-as para enfrentamento destas situações.

Descrição

O projeto visa atender o público de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica do Município de Medianeira, em parceria com o poder judiciário. Há um trabalho realizado com os homens, os agressores, em que eles são obrigados a participar de grupo reflexivo masculino acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (Anexo 1) e as vítimas encaminhadas ao grupo de apoio a mulheres vitimas de violência doméstica no CREAS onde são desenvolvidas atividades informativas e terapêuticas, no intuito de propiciar a estas, conhecimento e oportunizar acesso a seus direitos, bem como diminuir sequelas e melhorar sua condição de enfrentamento, possibilitando a superação da violação sofrida.
As mulheres são encaminhadas ao grupo de apoio a mulheres vitimas de violência doméstica no CREAS onde são desenvolvidas atividades informativas e terapêuticas, no intuito de propiciar a estas, conhecimento e oportunizar acesso a seus direitos, bem como diminuir sequelas e melhorar sua condição de enfrentamento, possibilitando a superação da violação sofrida.
Durante o desenvolvimento do projeto são abordadas as temáticas referentes a Autoestima, Lei Maria da Penha e Medidas Protetivas, Enfrentando a Violência, Saúde da Mulher, Machismo na Sociedade, Relacionamento Interpessoal e Sentimentos de uma forma geral.
Atualmente estão sendo realizados uma sequência de atividades composto por 12 encontros, previamente elaborados, sendo que as atividades podem variar conforme o andamento do grupo e as necessidades apresentadas pelas mulheres. Os grupos são fechados, ou seja, foram feitas as anamneses com os casos que chegaram até o CREAS encaminhados pela Polícia Militar ou pela Vara Criminal e essas mulheres foram convidadas a participar do grupo. Aquelas que não demonstraram interesse assinaram um Termo de Desistência, com as que aceitaram participar fechamos o grupo, com cerca de 20 mulheres iniciou-se aos trabalhos.
Os encontros têm duração de uma hora e meia em média, o encontro ocorre na presença de uma coordenadora que faz parte da equipe técnica do CREAS e de uma estagiária que auxilia no que for necessário. O início das atividades se dá normalmente por uma dinâmica relacionada ao tema do encontro que objetiva apresentar as mulheres a discussão, para logo depois passarmos para a apresentação do tema em si. O grupo oportuniza momentos de descontração e de fortalecimento de vínculos entre os membros em que as participantes trocam experiências, relatando suas experiências de vida, bem como as de violência, momentos estes de muita emoção em que são acolhidas pelas demais e pela coordenadora. Ainda há um momento final, em que é servido um lanche, e a troca de experiências continua.
No que se refere aos recursos materiais estão sendo utilizados os recursos existentes no CREAS e oriundos de parceria com sociedade civil, e os financeiros do governo municipal, com recursos livres e vinculados.

Objetivos

Gerais:

Oferecer um espaço de apoio e escuta as mulheres vítimas de violência do município de Medianeira/PR, trabalhando questões como autoestima, independência, fortalecimento de vínculos, trocas de experiências e de fortalecimento das participantes, direcionando para a sua autonomia e poder de decisão.

Específicos:

 Realizar um grupo no intuito de trazer informações e viabilizar trocas de experiências;
 Apresentar as mulheres uma discussão ampla acerca de direitos sociais;
 Expor ao grupo as legislações pertinentes;
 Propiciar momentos de reflexão, traçando novos caminhos e estratégias para o futuro;
 Trazer profissionais de áreas afins, para ofertarem esclarecimentos nas áreas de: Saúde, Educação, Jurídica, Assistência Social, entre outros;
 Estabelecer vínculos com essas mulheres e delas com as demais participantes para que nos transformemos em referências para elas, contribuindo para seu fortalecimento e enfrentamento a violência;
 Contribuir para que as mulheres vítimas violências que ainda sofrem tais situações tenham coragem para sair;
 Fortalecer essas mulheres para que novas violências não tornem a ocorrer;
 Tornar essas mulheres multiplicadoras na defesa de outras mulheres contra a violência.

Metas a atingir:

A meta é atingir 100% das mulheres vítimas de violência doméstica no Município de Medianeira ofertando os atendimentos disponíveis na rede municipal no intuito de garantir o acesso aos direitos e a proteção integral destas mulheres.

Cronograma

Físico:

Os grupos iniciaram em julho de 2014. No ano de 2017, optamos pela regularidade semanal, e por realizar um grupo fechado, ou seja, com um total de 12 encontros, contando sempre com as mesmas participantes, por acreditarmos que assim as mulheres se sentiriam mais a vontade para falar a respeito de sua vida. Abaixo está a tabela com as datas e horários dos grupos realizados e a serem realizados no ano de 2017. Após esse grupo, um novo grupo se iniciará com novas mulheres.
DATA HORA
07/03/2017 14h00m
14/03/2017 14h00m
21/03/2017 14h00m
28/03/2017 14h00m
04/04/2017 14h00m
11/04/2017 14h00m
18/04/2017 14h00m
25/04/2017 14h00m
02/05/2017 14h00m
09/05/2017 14h00m
16/05/2017 14h00m
23/05/2017 14h00m

Financeiro:

Financeiro – cronograma de desembolso
Ítem Quant. Discriminação Valor Mensal Valor Anual
01 01 Estagiária em Serviço social para 15 horas mensais 384,00 4.608,00
02 01 Estagiária em Psicologia para 15 horas mensais 384,00 4.608,00
03 01 Psicóloga com atendimento ao programa/20h semanais 1.662,50 19.950,00
04 01 Assistente Social com atendimento de 15h semanais 1.662,50 19.950,00
05 01 Advogada com atendimento de 04 horas mensais 1.210,00 14.520,00
06 Material de consumo (lanches) 250,00 3.000,00
07 Material pedagógico 200,00 2.400,00
08 Combustíveis (visitas) 350,00 4.200,00
09 Passeios e diversões 300,00 3.600,00

Total 76.836,00

Orçamento:

O projeto conta com auxílio de Psicóloga, Assistente Social, Advogada, e 2 estagiárias (de Psicologia e de Serviço Social). Os materiais utilizados nos encontros no geral são: papel, caneta, tinta, cartolina, barbante, espelho, etc. Contamos em um dos encontros com a ajuda de uma Cerâmica da cidade que nos cedeu argila para a realização de uma atividade e também com um instituto local para um “dia de beleza” com as mulheres, no último encontro, em que elas foram produzidas pelos profissionais do instituto: manicure, esteticista e cabeleireira.

Beneficiários Diretos:

Público de mulheres vítimas de violência da cidade de Medianeira

Beneficiários Indiretos:

Familiares de mulheres vítimas de violência da cidade de Medianeira

Resultados:

Os resultados do projeto aparecem pelo discurso das mulheres e através das atividades práticas realizadas comprovadas através do anexo 1- Relatório dos Encontros. Quando estas dizem que estão se posicionando diferente frente ao agressor, seja saindo da situação de violência, não deixando com que ele o agrida mais, seja denunciando ou separando. Ainda percebemos o resultado na melhora da autoestima, quando elas passam a se valorizar, buscando melhoras para sua vida, iniciando um curso de aperfeiçoamento, procurando emprego, ou realizando a simples atividade de descrever suas próprias qualidades. Percebemos que conseguimos alcançar o objetivo de nos tornarmos referências para elas no que tange seu fortalecimento, estabelecendo um grupo unificado, em que uma passou a ser um porto seguro para a outra.

Anexos

Banco de Projetos