Banco de Projetos

Lixo eletrônico tem lugar certo

Ano / Edição: 2017
Município: Iretama
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Mauricio Flores

Diagnóstico

O mundo vem sofrendo inúmeros avanços, em vários aspectos, principalmente no que se refere ao avanço tecnológico. Com isso vários produtos acabam sendo substituídos por outros mais potentes, mais modernos, principalmente os eletrônicos como: computadores, celulares entre outros, que acabam gerando amontoados de materiais, que possuem compostos radioativos e que poderiam ser reciclados, se fosse mais incentivado a forma do descarte.
Visando minimizar este problema a Prefeitura Municipal de Iretama, desenvolveu no ano de 2016 a primeira campanha Lixo Eletrônico tem Lugar Certo, onde foram coletado cerca de 0,645 KG de materiais eletrônicos de diferentes composições.
Esta campanha gerou o direcionamento de inúmeros materiais eletrônicos a um centro de reciclagem, licenciado, inserido nas normas de segurança ambiental. Esta ação acaba por minimizar os resíduos que podem ser reciclados, mas que por falta de incentivo a própria população, são depositados irregularmente em áreas do município e no próprio aterro sanitário.
Vale ressaltar que a forma de disposição adequada dos resíduos eletrônicos encontra-se inserida na Política de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos instituída pela Lei Nº 12.305/2010, estando assim ressaltada a importância da forma correta de disposição final destes materiais.
Assim o município de Iretama através desta ação, visa se adequar as normas ambientais, além de preservar o meio ambiente e a saúde de inúmeras pessoas que manejam estes materiais sem nenhuma forma de proteção, causando riscos assim a sua saúde, a contaminação do solo, do lençol freático.

Descrição

O município de iretama – PR encontra-se localizado na microrregião de Campo Mourão, possui cerca de 10. 622 habitantes de acordo com o senso de 2010. Limitando-se com os municípios de: ao Norte Barbosa Ferraz e Godoy Moreira, ao Sul com Roncador, ao Leste com Nova Tebas e ao Oeste e com Luiziana. Possui área territorial de 56.776 hectares ou 23.461 alqueires, e a população apresenta IDH Índice de desenvolvimento humano de 0, 620.
Iretama foi instituído município no ano de 1962 e desde então tem sofrido quanto a medidas e ações corretas voltadas ao meio ambiente. Desta forma, no ano de 2016 iniciou-se um trabalho de coleta dos materiais eletrônicos visto que até então, estes eram retirados das ruas pela coleta municipal e depositados de forma irregular no lixão, onde pessoas acabavam abrindo estes e retirando materiais tóxicos sem nenhuma medida de proteção. Desta forma, torna-se possível observar a importância da disposição adequada dos eletrônicos.
Atualmente o município está trabalhando com a implantação na cidade de ecopontos, locais onde a população possa depositar os resíduos eletrônicos para posteriormente serem encaminhados ao centro de reciclagem.

Objetivos

Gerais:

Arrecadar no município de Iretama resíduos eletrônicos para que estes tenham uma forma de disposição final adequada não indo parar no Aterro Sanitário.

Específicos:

• Oferecer a população conhecimento quanto aos perigos existentes nos resíduos eletrônicos;
• Proporcionar a população uma alternativa sustentável quanto a forma correta de disposição final dos resíduos eletrônicos;
• Implantar no município ecopontos, para que as pessoas tenham locais de armazenamento dos resíduos eletrônicos;
• Desenvolver na população um pensamento sustentável através da compreensão quanto à importância de se destinar de forma correta os resíduos eletrônicos;
• Auxiliar a população quanto à forma correta de disposição final;

Metas a atingir:

1- Criar panfletos informativos sobre a forma correta de disposição final dos resíduos eletrônicos onde sejam ressaltados os materiais químicos presentes nestes resíduos; 2 – auxiliar a população quanto a forma correta de disposição final destes resíduos, auxiliando-os a guardar os resíduos até o dia da coleta municipal destinada a eletrônicos; 3- Iniciar o projeto ecopontos sustentáveis, locais onde a própria população pode encaminhar durante todo o ano, os resíduos eletrônicos que não tem mais serventia em suas casas, para que estes posteriormente sejam destinados a reciclagem; 4 – Fornecer a população conhecimento frente aos problemas que estes resíduos quando depositados de forma incorreta podem ocasionar ao meio ambiente e a própria saúde humana.

Cronograma

Físico:

Encontra-se em anexo

Financeiro:

Encontra-se em anexo

Orçamento:

Encontra-se em anexo.

Beneficiários Diretos:

Pode-se compreender como principal beneficiário o meio ambiente, a cooperativa que coleta estes resíduos e o destina de forma correta, e o município como um todo.

Beneficiários Indiretos:

Pode ser compreendido como toda a população municipal, visto que quanto mais resíduos é encaminhado de forma correta para a reciclagem, menos está sendo encaminhado ao aterro municipal ampliando assim sua vida útil, e minimizando os gastos com limpeza pública.

Resultados:

No dia 20 de julho de dois mil e dezesseis foi realizado no município de Iretama – PR a primeira campanha Lixo Eletrônico tem Lugar Certo. Esta campanha buscou atingir inúmeros setores do município, através da divulgação com cartazes e avisos na radio local e carro de som.
Durante este primeiro evento de coleta, foi possível verificar, que inúmeras pessoas da cidade, tinham materiais eletrônicos em suas residências guardados, embora outros jogassem nas calçadas na espera da coleta municipal. Observou-se ainda, que muitos dos materiais que foram entregues encontravam-se abertos, ou seja, o proprietário retirou por conta próprias os compostos possíveis de venda deixando apenas a carcaça do aparelho.
Ao todo, foram coletados em um dia de campanha cerca de: 24 peças como está descrito na tabela abaixo.

Quantidade de eletrônicos coletados.
PRODUTO QUANTIDADE JUSTIFICATIVA
Monitor CRT 6 pçs Sucata
CPU Inteiro 2 pçs Sucata
Televisores 12 pçs Sucata
Rádios Players 5 pçs Sucata
Impressoras 4 pçs Sucata
Fax 1 pçs Sucata
Ventiladores 2 pçs Sucata
Maquina de Lavar 1 pçs Sucata
Centrifuga 1 pçs Sucata

Devido este resultado, foi possível observar a necessidade de mais eventos como este no município, visto que caso esta ação não tivesse ocorrido, todos estes resíduos seriam encaminhados ao Aterro, prejudicando sua vida útil. Notou-se ainda que os munícipes encontram-se ativos frente aos problemas ambientais e se muitas vezes estes depositam os resíduos de forma inadequada é devido ao fato de o município não apresentar um local correto para estes dispor os mesmo.
Assim, o município está trabalhando para o segundo evento de coleta do Lixo Eletrônico que tem como data prevista para ocorrer no dia vinte e dois de setembro.

Anexos

Banco de Projetos