< Voltar ao Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Educação Empreendedora

Ano / Edição: 2017
Município: Ubiratã
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria da Educação

Diagnóstico

A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações. Por causa dessa realidade, a Educação Empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica no campo econômico e social no cenário brasileiro sendo fundamental aprender sobre empreendedorismo. O município de Ubiratã tal como outros municípios da Federação tem o intuito de levar o empreendedorismo para todos os habitantes. Por isso, a Prefeitura municipal, junto do Sebrae e as Escolas municipais de período integral firmaram parceria para implementar o conteúdo para os alunos.

Descrição

Como parte fundamental da formação e desenvolvimento do indivíduo, a educação empreendedora faz parte de um dos pilares da educação básica. A criança que aprende empreender desde cedo, torna-se um adulto com muito mais facilidade de adentrar no mercado de trabalho. Por isso o programa visa capacitar os jovens, para dar-lhes a possibilidade de ascender profissionalmente. A educação empreendedora para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; • Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental. Em Ubiratã é aplicado para o ensino fundamental das Escolas Municipais de período integral de 1º a 5º ano: 1º ano: O mundo das ervas aromáticas Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes. 2º ano: Temperos naturais Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes. 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes. 4º ano: Locadora de produtos Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes. 5º ano: Sabores de cores Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

Objetivos

Gerais:

O programa visa em termos gerais, até 2020, ampliar consideravelmente o conhecimento dos alunos, acerca de princípios básicos de empreendedorismo, tais como legislação, obrigações, tributações, entre outros. Ainda neste sentido, o Programa atende ao objetivo 4 dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ubiratã no ano de 2016 concorreu com vários Municípios de todo o Brasil e ficou em 1º lugar em Educação para a sustentabilidade no II Prêmio Cidades Sustentáveis que aconteceu no SESC São Paulo. "Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos".

Específicos:

Desenvolver os espírito empreendedor nos estudantes. Preparar os alunos para a vida prática, com ensinamentos básicos sobre o mercado de trabalho e o mundo dos negócios. Aplicar os quatro pilares básicos da educação, propostos pela UNESCO: - Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; - Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; - Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; - Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Metas a atingir:

* Implantar o programa e pô-lo em pratica: --> Firmar parceria/convênio com SEBRAE para a implantação e execução do Programa Educação Empreendedora --> Consultar junto ao MEC a possibilidade de estender o currículo dos alunos da rede pública. *Capacitar e contratar professores: --> Treinamento, capacitação e qualificação do corpo docente das Escolas Municipais para aplicação da matéria de empreendedorismo no Ensino Fundamental. --> Realizar uma pesquisa junto a administração a possibilidade de contratar mais professores. * Promover palestras: --> Contactar professores de renome para ministrar sobre empreendedorismo, e sua importância no desenvolvimento do município. --> Conscientização de pais, alunos e professores da importância do empreendedorismo no ensino para garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações. * Realizar Workshop com alunos: --> Realizar ciclo de palestras motivacionais com o intuito da interação positiva com os alunos e profissionais empreendedores. --> Realizar feiras com os alunos participantes do Programa expondo seus produtos que elaboraram durante o ano letivo.

Cronograma

Físico:

Trata-se de uma metodologia composta por nove cursos, um para cada ano do ensino fundamental. Apresenta como principais eixos o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor, sustentabilidade, ética, cidadania, inovação e cultura da cooperação, além da estrutura do plano de negócio. Cada ano tem de 22h a 30h, divididas em 10 a 15 encontros, que variam de 2h à 2h30min, conforme o ano. A abordagem e linguagem são adequados para cada idade, conforme o tema de cada ano. A capacitação completa dos professores tem 45h, sendo também possível a formação apenas no Segmento 1 (1º ao 5º ano), com 28h; ou no Segmento 2 (6º ao 9º ano), com 25h. O Município disponibilizou 100% do corpo docente para participar das capacitações do Programa.

Financeiro:

Ubiratã implementa no Município do Programa Educação Empreendedora desde 2015, onde foram capacitados 566 alunos do Ensino Fundamental. Em nenhum ano houve custos financeiros para o Município tendo em vista a participação de Ubiratã na Chamada Pública do Programa Cidade Empreendedora.

Orçamento:

Disponibilização de professores para a matéria -- R$ 10.000,00 Convite de palestrantes -- R$ 5.000,00

Beneficiários Diretos:

Alunos de Ensino Fundamental e Médio Professores Famílias dos alunos Município

Beneficiários Indiretos:

Mercado de trabalho Economia local População de baixa renda

Resultados:

Capacitar alunos para o mercado Aumento na renda familiar Qualificação de Mão de obra Aumento da qualidade de vida Fomento da economia local

Anexos

Documentos Anexados:

< Voltar ao Banco de Projetos