Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

ISS Tecnológico

Ano / Edição: 2017
Município: Maringá
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

não

Diagnóstico

Considerando a existência de projetos semelhantes em outros municípios, um grupo do setor empresarial da área de Tecnologia da Informação refletiu sobre a necessidade de fomento do segmento.
Considerando que o mundo cada vez mais avança no desenvolvimento deste setor. A proposta é que o Município de Maringá esteja engajado neste meio tornando a cidade um polo em investimentos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Assim, através de estudos e aberto às novas tendências, o município reconheceu a necessidade de investimentos para o desenvolvimento do setor de pesquisa, tecnologia e inovação, o que contribui com e crescimento de empresas e consequentemente para a geração de emprego, sendo os investimentos na área tecnológica um dos mais promissores meios para tal.

Descrição

O Programa foi implantado através de um Chamamento Público dentro da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico – SEIDE.
A ideia inicial foi a de receber projetos na área de Tecnologia da Informação, porém verifica-se que se abriu um leque sendo que os projetos passaram a abranger outros segmentos das mais diversas áreas.
Os projetos passam por uma comissão interna para aprovação diante de seu enquadramento perante a lei e devem, necessariamente, demonstrar vantagens competitivas em geração de emprego e inovação.
Foram retirados grandes contribuintes no sentido de fomentar as pequenas empresas.

Objetivos

Gerais:

Dentro dos focos do programa ISS Tecnológico está o fato de as empresas poderem oferecer serviços, treinamento e capacitação do quadro de colaboradores, bem como a aquisição de equipamentos e novos softwares, promovendo assim, o fomento de empresas inovadoras com alto valor agregado liberando receitas e qualidade de vida.

Específicos:

Fomentar o setor de Tecnologia da Informação do Município de Maringá, através de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação em empresas aqui estabelecidas.

Metas a atingir:

-Desenvolver empresas de produtos inovadores
-Melhoria da competitividade das empresas
-Fortalecer o setor de Tecnologia da Informação
-Qualificar a mão de obra
-Geração de empregos

Cronograma

Físico:

O Projeto tem um período de inscrição de no mínimo vinte dias durantes os meses de fevereiro e depois em agosto.
O prazo para que a empresa implante o proposto no projeto protocolado tem vigência de um ano, com acompanhamento mediante apresentação de relatórios bimestrais à SEIDE, bem como vistorias por parte da Secretaria.

Financeiro:

O incentivo fiscal é de dois milhões de reais, que são divididos entre todos os projetos aprovados, mediante especificações da lei, tendo três critérios principais: a ordem de protocolo dos projetos elaborados pelas empresas; Micro Empresas e aumento de mão de obra.

Orçamento:

R$ 2.000.000,00

Beneficiários Diretos:

Quaisquer empresas que recolham ISS no município.

Beneficiários Indiretos:

População em geral através de geração de emprego/renda
Universitários da área de Tecnologia da Informação
Estímulo aos setores portadores de futuro que geram necessidade de mão de obra especializada

Resultados:

Treze empresas nas áreas de informática, automação comercial e assistência técnica, consultoria e desenvolvimento de sistemas, propaganda, serviços médicos e treinamento, foram beneficiadas através de aquisição de equipamentos e softwares, capacitação de recursos humanos e infraestrutura.

Anexos

Banco de Projetos