Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

PIA - Programa de Inseminação Artificial - A mudança que vem do leite

Ano / Edição: 2016
Município: Santana do Itararé
Função de Governo: Agricultura

Diagnóstico

Em 2004, o município de Santana do Itararé (localizado na região Norte Pioneiro do Paraná), produzia em média 5.000 litros/dia de leite e não havia nenhum programa especifico e continuo de capacitação do produtor para melhoria da qualidade e da produtividade. Esses números evidenciaram a necessidade de difundir a pratica da Inseminação Artificial como técnica simples e de fácil acesso para produtores de leite do município.

Descrição

O Programa de Inseminação Artificial – PIA, re-lançado em 2004 pelo então secretário da agricultura Nivaldo Michetti (Produtor referencia e palestrante), teve como objetivo disponibilizar aos Produtores de leite acesso a Inseminação Artificial, possibilitando a eles o melhoramento genético do rebanho, assegurando maior produtividade e maior renda ao produtor e a sua família.
Junto com a inseminação artificial iniciou-se um amplo e continuo programa de capacitação do produtor.
A partir de 2009, já na gestão do atual prefeito José de Jesus Izac foi aperfeiçoado e ampliado com a distribuição de mais 1600 toneladas de calcário para correção do solo das pastagens; 30 novos resfriadores foram entregues para produtores e associações para armazenamento do leite; entrega de 10 ensiladeiras para associações de produtores para produção de silagem para alimentação do gado; reforma de pastagens em 11 propriedades; aquisição de 2 novos tratores e de vários implementos agrícolas para atender os produtores; melhoria com cascalhamento em mais de 200 quilômetros de estradas rurais;construção de pontes; manilhamento de córregos; melhorias em acessos ás propriedades; mais apoio na organização de cursos, palestras e dia de campo; entre outras ações contribuíram para que a produção de leite no município superasse a marca dos 60 mil/litros dia.

O atual Programa de Inseminação Artificial é uma parceria entre a prefeitura, produtores e a empresa ABS Pecplan. A prefeitura fornece o botijão de sêmen e o nitrogênio liquido, além de ser a responsável por fornecer o veiculo, combustível, luvas, bainhas e por manter um inseminador capacitado no programa. Os produtores são responsáveis por monitorar o rebanho e avisar ao inseminador o horário do cio para que seja realizada a inseminação. O sêmen também é por conta do produtor que pode adquiri-lo na hora da inseminação direto com o inseminador do PIA ou fazer a compra através do programa e armazená-lo em botijão em sua propriedade e quando for inseminar, caso não tenha alguém habilitado na propriedade, recorre aos serviços do inseminador do PIA do município. Já a empresa ABS Pecplan é a responsável por fornecer o sêmen de alta qualidade comprovada. Devido ao volume utilizado no programa, que em média é superior a 4 mil doses, o preço do sémen é diferenciado, ou seja, menor que o preço de tabela praticado pela empresa ABS Pecplan.

A qualidade do sêmen
Outro grande diferencial do programa de inseminação do município é a qualidade do sêmen utilizado no programa. Enquanto que em outros municípios, que possuem programa semelhante, o sêmen é adquirido pelas prefeituras por meio de licitações, valendo do menor preço e pouca importância é dada a qualidade e procedência do sêmen, em Santana do Itararé é o contrário, o sêmen é pago pelo produtor, que através da parceria com a empresa ABS Pecplan fornece ao PIA desde 2004 sêmens de qualidade e de eficiência comprovada, por um preço médio de 35 reais a dose. “Em Santana é um dos locais que mais tem filhas do touro Boliver, considerado pela Associação de gado holandês dos Estados Unidos (Holstein USA) um touro top de alta confiabilidade por filha provada. Isto comprova, mais uma vez, que o sêmen fornecido ao PIA do município é de qualidade e de eficiência comprovada. Em vários propriedades já podem ser vistos os resultados positivos desse brilhante trabalho realizado pelo PIA do município. O município possui um gado de alta produção tanto em quantidade como em qualidade do leite, além do preço da matriz gerada ser acima do preço médio praticado no mercado regional, comprovando que gado leiteiro produzido no município é de genética avançada. Os produtores do município também tem acesso a todos os benefícios da empresa parceira ABS Pecplan, que além de oferecer catálogo de touros provados, também dispõe de técnicos capacitados para fornecer orientações e prestar serviços, como por exemplo, o acasalamento genético, nele um técnico faz a avaliação dos animais e através de um programa de computador faz a indicação das melhores opções de sêmen (touros) para atender às necessidades e objetivos do rebanho do produtor.
.

Objetivos

Gerais:

O P.I.A (Programa de Inseminação Artificial) busca o melhoramento da Pecuária Leiteira do município, propiciando maior produtividade, contribuindo com o aumento da renda do produtor, através da melhoria genética do rebanho, adequação alimentar e sanidade do rebanho, além de contribuir com a economia municipal com o aumento da rentabilidade do produtor.

Específicos:

Melhorar a genética do rebanho leiteiro para elevar os níveis de produtividade e de qualidade do leite produzido no município; Diminuir o êxodo rural; Melhorar as condições e a qualidade de vida dos agricultores envolvidos na cadeia produtiva do leite; Capacitar os produtores de leite na atividade;

Metas a atingir:

A manutenção do programa nos moldes que se encontra, pode fazer com que a produção de leite do município chegue aos 100 mil litros/dia até 2019.

Cronograma

Físico:

-

Financeiro:

-

Orçamento:

R$ 60.000,00/ano

Beneficiários Diretos:

Pequenos e médios produtores de leite do município.

Beneficiários Indiretos:

A economia do município como um todo.

Resultados:

Aumento da produção de leite de alta qualidade no município.

Anexos

Banco de Projetos