Banco de Projetos

Sistema de Informação, Monitoramento e Gerenciamento de Dados do Centro de Atendimento à Mulher- CAM

Ano / Edição: 2016
Município: Apucarana
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

A Secretaria Municipal da Mulher possui uma unidade pública municipal, denominada Centro de Atendimento a Mulher CAM, que oferece o serviço especializado para mulheres com direitos violados por decorrência de violência de gênero ou violência doméstica.
De 2003 até o final de 2012, o serviço Especializado de Atendimento a Mulher tinha 2.861 mulhe-res registradas em prontuário físico. De 2013 até julho de 2016, o número de mulheres atendidas no CAM passou para 3.790 mulheres.
Por conseguinte, considerando o aumento da demanda com o número vultoso de usuárias atendidas pelo serviço como um todo, a média mensal de 35 mulheres em acolhimento como caso novo, bem como, o aumento das intervenções profissionais - em razão da media mensal de antes ser 180 mulheres e atualmente 250 atendimentos de mulheres mês - demandou da gestão e da equipe técnica avaliações para tomada de estratégias a fim de sistematizar dados e informações, visando garantir o atendimento adequado e continuado das mulheres no CAM.

Descrição

O Projeto consiste na construção, implementação e execução do sistema de Informações e gerenciamento de dados do Serviço do CAM. No entanto o grande diferencial é que todo o processo ocorre de maneira participativa e conjunta com a equipe interdisciplinar que atua do Serviço do CAM de um sistema de informações.
No processo de construção houve participação da equipe e posteriormente a implementação, as profissionais foram capacitadas. O processo de avaliação também é importante, visto que a equipe tem a abertura para sugerir modificações e implementações de acordo com a necessidade cotidiana do trabalho.

O Serviço Especializado de atendimento a mulher do CAM funciona com base na proteção e garantia de direitos da mulher. Assim adotaram-se como fundamento para a elaboração do sistema, aspectos referentes à proteção e aos direitos da mulher os quais podem avalizar para as demais políticas públicas a atuação eficiente e com equidade, em favor da igualdade de direitos das mulheres.
Deste modo, o sistema comporta informações tais como educação, saúde, habitação, assistência social, histórico familiar, proteção, situação de violação de direitos da mulher, entre outros.
Nesta perspectiva, a atuação profissional torna-se mais co-responsável, célere e eficiente mediante a obrigatoriedade do registro, o compartilhamento de informações e dados intra-institucional.
Outrossim, a gestão oportunizou que cada profissional trabalhe com um computador de uso individual, internet eficiente e equipamentos adequados e de qualidade.

Objetivos

Gerais:

Organizar, monitorar, avaliar e fazer a gestão de dados e informações do Serviço Especializado para mulher em situação de violência do Centro de Atendimento a Mulher – CAM e do Programa Institucional de Enfrentamento a Violências Contra as Mulheres da Secretaria Municipal da Mulher.

Específicos:

• Sistematizar informações sobre os casos atendidos e registrados no CAM, subsidiando o trabalho técnico- profissional das assistentes sociais, advogadas e psicólogas.
• Subsidiar estudos de caso, reuniões de rede, elaboração do plano de segurança e plano de atendimento da mulher.
• Garantir o registro, sigilo e segurança dos dados e informações da atuação profissional e do trabalho de enfrentamento a violências contra as mulheres.
• Otimizar tempo, oferecer segurança de sigilo e dar celeridade ao trabalho profissional.
• Possibilitar leituras e análises da realidade e avaliação de dados e informações, a fim de oportunizar o trabalho Intersetorial e transversalizado, de modo a propor serviços, programas ou projetos junto à rede de serviços e às demais políticas sociais.
• Respaldar o Monitoramento gerencial, qualitativo e quantitativo do trabalho profissional do CAM.
• Subsidiar a elaboração de planos, planejamentos, orçamentos e consolidação de fluxos na Secretaria da Mulher - Política Para Mulheres de Apucarana.

Metas a atingir:

• Diminuir os índices de violências contra as mulheres no município de Apucarana.
• Realizar constante leitura e análise de dados
• Ampliar o trabalho de transversalidade de gênero com outras políticas públicas como segurança, educação, saúde, assistência social e outras.
• Informar e divulgar índices de proteção e de violação de direitos contra as mulheres no Município, região e comitês e fóruns.
• Articular junto às demais políticas sociais a atuação na perspectiva de equidade de Gênero, a fim de se alcançar a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
• Apresentação de índices e dados ao gestor municipal, a fim de constar no PPA, LDO e LOA maior direcionamento de orçamento e metas na política para mulheres.

Cronograma

Físico:

• Primeiro semestre de 2014: saneamento e adequação dos equipamentos de informática e internet;construção e apresentação das necessidade e proposta inicial.
• Segundo semestre de 2014: participação da equipe profissional no levantamento das necessidades e construção inicial da ideia de sistematização de dados e informações junto a empresa de sistemas.
• Primeiro semestre de 2015: Construção e avaliação preliminar do SISCAM.
• Segundo semestre de 2015: capacitação da Equipe de profissionais e implantação e utilização do sistema no CAM.

Financeiro:

A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, dentro da Dotação Orçamentária contou com Recurso Livre - Serviços de Terceiros- Pessoa Jurídica para a execução do programa.

Orçamento:

Sistema Informatizado no valor de R$20.000,00 para implantação e monitoramento por 12 meses.

Beneficiários Diretos:

• Diminuir os índices de violências contra as mulheres no município de Apucarana.
• Realizar constante leitura e análise de dados
• Ampliar o trabalho de transversalidade de gênero com outras políticas públicas como segurança, educação, saúde, assistência social e outras.
• Informar e divulgar índices de proteção e de violação de direitos contra as mulheres no Município, região e comitês e fóruns.
• Articular junto às demais políticas sociais a atuação na perspectiva de equidade de Gênero, a fim de se alcançar a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
• Apresentação de índices e dados ao gestor municipal, a fim de constar no PPA, LDO e LOA maior direcionamento de orçamento e metas na política para mulheres.

Beneficiários Indiretos:

Sociedade e comunidade num geral, crianças e adolescentes dependentes da mulher, pro-le da mulher, família.
Professores e professoras, agentes de saúde e gestores de outras políticas públicas.

Resultados:

• Adequação do trabalho como equipe interdisciplinar.
• Aproximação e maior interface com outras políticas sociais.
• Aprimoramento do trabalho técnico profissional e implantação de novas metodologias e projetos.
• Ampliação de orçamentos para a Politica para Mulheres.
• Manutenção da Secretaria Municipal da Mulher e ampliação de equipe técnica (psicóloga e assistente jurídica)

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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