Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

Concurso Bem Falar

Ano / Edição: 2016
Município: Palmas
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Claudio Teixeira Lombardi

Diagnóstico

Analisando um pouco nosso passado escolar percebemos que fomos educados para ouvir e não falar, esse é um dos motivos que muitos apresentam elevada dificuldade em expor suas ideias com clareza e boa argumentação. Existe a ideia recorrente de que não é papel da escola ensinar o aluno a falar . Há nessa concepção um erro grave de reduzir a oralidade à fala cotidiana, informal. O fato é que sob a denominação de linguagem oral, encontram-se diversos gêneros: entrevistas, debates, exposição, oratória...e em relação a todos eles, o professor tem um papel importante. Segundo o psicólogo suíço Bernard Schneuwly, ( considerado um dos maiores estudiosos sobre o desenvolvimento da oralidade) os gêneros da fala tem aplicação direta em vários campos da vida social- o do trabalho, o das relações interpessoais e o da política, sendo que no desenvolvimento do projeto serão atendidas aproximadamente cinco mil alunos da rede municipal de ensino.

Descrição

Tem se provado em inúmeras ocasiões que um discurso devidamente bem preparado e apresentado pode transmitir ideias e modificar atitudes como nenhum outro meio de comunicação.
Em certo sentido, a oratória é a melhor forma de expressão oral, que se reveste com o que há de melhor no idioma e se baseia no que existe de melhor na natureza humana, pensando nessa linha que o pedagógico do Ensino Fundamental do Departamento de Educação, Esporte e Cultura de Palmas promove o concurso Bem Falar, que almeja melhorar índices de escrita e leitura nos alunos da rede municipal de ensino. O tema proposto foi escolhido de forma a contextualizar com o concurso, pois ambos concurso e movimento Palmas Desenvolvida pretendem formar cidadãos com maior qualidade e consciência de respeito e amor por nosso município.

Objetivos

Gerais:

-Proporcionar aos nossos alunos um conjunto de conhecimentos e práticas voltadas para a oratória, bem como desenvolver sua expressão oral fluente, em situações formais.
-Criar condições para que os alunos construam seu discurso próprio, mostrando seu estilo, expressem-se com objetividade, fluência e clareza.
-Viabilizar a prática de produção escrita e oral para que o educando possa expressar suas ideias e argumentos de forma coerente e concisa.
-Incentivar a leitura e a pesquisa.

Específicos:

-Oferecer palestra com profissional da área da comunicação para os professores e equipe pedagógica.
-Pesquisar material de apoio para o desenvolvimento do tema a ser trabalhado.
-Realização de oficinas nas escolas da rede municipal de ensino.
-Promover aulas de oratória para os alunos classificados para a fase final do concurso.
-Conscientizar docentes e discentes da importância do Movimento Palmas Desenvolvida, tema central do concurso de oratória.
-Premiar alunos e professores que se destacaram no trabalho proposto.

Metas a atingir:

Melhorar a qualidade na escrita e leitura dos alunos, bem como a capacidade de argumentação e o correto posicionamento de suas ideias frente a sociedade como um todo.

Cronograma

Físico:

-19/05 formação para professores com palestrante e radialista Ivan Cesar, Tendo como tema: "Metodologias de Oratória para o Ensino Fundamental: Movimento Palmas Desenvolvida".
-Maio à Julho- realização das oficinas em cada sala de aula da rede municipal de ensino, conforme o que foi proposto na palestra acima citada.
-01/08 alunos escrevem o texto, sendo dentro do gênero proposto para cada ano(1º cartão postal, 2º convite, 3º contos de fadas, 4º relato histórico e 5º reportagem).
-02 à 05/08 reescrita dos textos, até que se apresentem aceitáveis dentro das normas de ortografia e gramática, apresentando uma boa coesão e coerência.
-08 à 09/08 professor regente aponta os dois textos que se estacaram, dentro do trabalho proposto, encaminham os mesmos para a coordenação de sua escola.
-10 e 11/08 direção e coordenação analisam os textos e selecionam um de cada ano, que terá o aluno que o escreveu como representante no concurso.
-12/08 Departamento de Educação passa nas escolas recolhendo os textos selecionados, que deverão estar devidamente identificados.
-15 à 19/08 aula de oratória para os cinco alunos escolhidos de cada
-22 à 26/08 filmagem dos alunos.
-29 à 31/08 envio de CD com o resultado dos trabalhos e ficha avaliativa para a equipe julgadora.
-01 à 12/09 período de recolhimento das fichas avaliativas.
-03 à 07/10 divulgação dos vencedores.

Financeiro:

R$ 300,00 palestrante
R$ 626,85 camisetas
R$ 2.640,00 premiação

Orçamento:

Palestrante= R$ 300,00
Camisetas= R$ 625,85
Premiação=R$ 2.640,00

Beneficiários Diretos:

Aproximadamente cinco mil alunos da rede municipal de ensino.

Beneficiários Indiretos:

Professores da rede e sociedade em geral.

Resultados:

Como produto final de todo o trabalho, pretende-se que os alunos obtenham melhores resultados em situações ocorridas em tempo real de escrita e fala, bem como apresentem melhores resultados no posicionamento de suas ideias.

Anexos

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