Banco de Projetos

ZÉ JOINHA, um amigo para apoiar e educar

Ano / Edição: 2015
Município: Pérola
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Tendo em vista a necessidade da conscientização sobre as ações realizadas pelo município em prol da população, a administração atual buscou a criação de um símbolo, ícone ou referência para divulgar e acompanhar os projetos desenvolvidos pela prefeitura municipal. Assim, buscou-se despertar nos alunos a ciência das de seus direitos e deveres, bem como sua função democrática, em parceira com a Professora de Artes Deolinda Cornicelli Buosi.

Descrição

Considerando a realidade local do município de Pérola-PR, as ações trouxeram esclarecimentos sobre a participação dos alunos nas atividades da prefeitura municipal e em sala de aula e estimularam sugestões para aplicação dos recursos. Além disso os alunos puderam ter o acesso ao portal da transparência para pesquisa dos valores monetários arrecadados e recebidos para investimentos do município, e assim puderam refletir sobre as aplicações realizadas nos últimos 10 anos e as propostas para os anos posteriores. Os estudos elencaram a importância da participação do cidadão junto à administração pública, de modo a garantir investimento e transparência no controle das finanças e sua aplicabilidade em prol da comunidade. Para uma maior divulgação do projeto por sugestão dos alunos, a professora Deolinda Cornicelli Buosi promoveu com os alunos um concurso cultural para escolha do mascote do projeto, intitulado Zé Joinha, a aluna vencedora foi a estudantes Ana Clara Rabelo. O mascote é um fiscal em forma de Pérola. Segue anexo fotos do mascote participando de ações realizadas pelo município e materiais publicitários.

Objetivos

Gerais:

Criar um mascote para divulgação de ações e projetos realizados pela prefeitura de Pérola.

Específicos:

Proporcionar uma maior aproximação do público – alvo junto com as ações do projeto;
Efetivar a prática educativa que vise a cidadania e o conhecimento acadêmico por meio das diversas linguagens artísticas;
Realizar atividades de conscientização junto com comunidade escolar.

Metas a atingir:

Conscientizar o maior número de alunos possível, tanto para as ações voltadas a ações educativas do município;
Buscar maior reflexão sobre os temas;
Maior divulgação dos projetos e ações realizadas pela prefeitura.

Cronograma

Físico:

Entrega do Mascote (já realizado)
Atividades desenvolvidas em sala de aula (todo a ano de 2015);
Ações realizadas pelo município (todo o ano de 2015);

Financeiro:

Não há custos financeiros para o município, a confecção do mascote foi uma doação particular do Prefeito Municipal Darlan Scalco.

Orçamento:

Não há.

Beneficiários Diretos:

Estudantes da Rede Estadual e Municipal.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade Local

Resultados:

Aumento de práticas educativas realizadas pelos estudantes.

Anexos

Banco de Projetos