Banco de Projetos

A implantação da tecnologia dos tablets no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos domicílios de Santa Terezinha de Itaipu

Ano / Edição: 2015
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O município de Santa Terezinha de Itaipu teve origem na pequena Vila de Criciúma, formada na década de 50. As terras pertencentes então ao município de Foz do Iguaçu foram ocupadas por colonos catarinenses da região de Criciúma – daí a denominação original. Posteriormente o povoado teve seu nome alterado para Santa Terezinha em homenagem a padroeira escolhida pela população. Criado pela Lei Estadual nº 7.512 de 03 de março de 1982 e instalado em 01 de fevereiro de 1983, foi desmembrado do município de Foz do Iguaçu.
Santa Terezinha de Itaipu possui uma área total de 248.133 Km2 e clima subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22º C) e invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18º C), sem estação seca definida.
O IDH – M de Santa Terezinha de Itaipu é de 0,778, o PIB per capita de 2010 é de R$ 9.493,00 (IPARDES) e a economia baseia-se no setor de serviços e agropecuária, seguido de indústrias.
A população economicamente ativa (PEA) no ano de 2010 é de 10.842 (dez mil oitocentos e quarenta e dois) habitantes e a população ocupada, segundo dados do IBGE (2010), é de 10.229 (dez mil duzentos e vinte e nove) pessoas. A economia informal está vinculada ao trabalho na fronteira com o Paraguai.
A população total do município é de 20.841 habitantes e o crescimento anual é de 1,27% a.a., segundo Censo IBGE – 2010, destes a grande maioria residente na área urbana, com um grau de desenvolvimento urbano de 90,38% (IBGE – 2010) e 1.149 famílias em situação de pobreza (IPARDES – 2010).
A questão de saúde que mais exige cuidados no município é a infestação por Aedes Aegypti, onde sua incidência mundial aumentou cerca de 30 vezes devido à expansão geográfica, sua transmissão coincide com o verão, onde temos fatores climáticos favoráveis à proliferação de seu vetor. O índice de infestação predial de Santa Terezinha de Itaipu em 2012 foi de 4,80.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, localizada junto ao Centro de Especialidades, conta hoje com infraestrutura e recursos materiais e humanos para dar suporte a um dos pontos fortes da administração municipal: o alto nível da qualidade na assistência básica à saúde.
São 04 (quatro) Unidades de Saúde da Família com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar de consultório dentário, implantadas em 2002 e que só no ano de 2007 realizaram mais de 100 mil atendimentos.
O Pronto Atendimento Municipal 24 horas (CEMIU), também implantado em 2002, conta com clínico geral, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem e serviço de ambulância social, e atende em média 3.000 pacientes ao mês em consultas que geram aproximadamente 60 mil procedimentos de enfermagem ao ano.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado em dezembro de 2005, conta com atendimento em periodontia, ortodontia, prótese dentária, cirurgia de menor porte e atendimento a pacientes especiais.
O Departamento de Vigilância em Saúde implantado em julho de 2006 engloba a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica, Controle de Endemias e a Saúde do Trabalhador.
Anexo ao CEMIU existe uma unidade do SAMU, implantada em 2012, que conta com auxiliar de enfermagem e motorista, numa média de 100 atendimentos/mês.
Todo atendimento hospitalar do município de Santa Terezinha de Itaipu é realizado em Foz do Iguaçu, para onde são direcionadas as AIH’s (Autorizações de Internamentos Hospitalares), pactuadas e autorizadas pelo Conselho Municipal de Saúde. A referência é o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, onde os pacientes são encaminhados via CEMIU, através de referência e contra-referência, e as gestantes, cardiologia e oncologia encaminhados ao Hospital Ministro Costa Cavalcante. As internações domiciliares também ocorrem como componente do programa Melhor em Casa, implantado em 2014.
O Centro de Especialidades, inaugurado em janeiro de 2014, atende aos serviços burocráticos e especializados da secretaria e oferece atendimento médico em clínica geral e cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia, cardiologia, dermatologia, urologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, pneumologia, endocrinologia, reumatologia e psiquiatria, além de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutricionista, que compõem o quadro do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família implantado em 2015.
A secretaria conta ainda com convênios intermunicipais de saúde para atendimento nas demais especialidades e apoio diagnóstico terapêutico para suprir as necessidades da demanda em saúde.
O Município tem uma farmácia central sob a coordenação de uma farmacêutica, sendo que seu abastecimento provém de recursos próprios municipais, Consórcio Paraná Medicamentos (trimestral) e Programas Federais (hipertensão, diabetes, saúde mental).
Todo sistema de saúde municipal é informatizado, desde o agendamento para a consulta, passando pelo momento do acolhimento, até a consulta com a enfermagem, os médicos e os demais profissionais de saúde, bem como todo exame e procedimento clínico e cirúrgico realizado. As unidades de saúde contam com computadores nos ambientes de atendimento e acesso à internet. O sistema é gerenciado por programa que armazena dados de cada pessoa e de seus atendimentos na saúde e é interligado em todos os pontos de atenção da secretaria.
O cadastro dos habitantes e famílias assistidas pelas 08 (cinco) Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário, e que cobrem praticamente 100% do território municipal, era feito pela ficha A e posteriormente digitada no sistema nas unidades de saúde.

Descrição

Conceitua-se informatização da saúde como “a área do saber que trata das aplicações e usos de ferramentas de automação de processamento de dados nos vários seguimentos de atividades relacionadas à saúde do indivíduo e da coletividade.” (BRASIL, 1988)
Como todo sistema de saúde municipal de Santa Terezinha de Itaipu é informatizado foi necessária apenas a aquisição de tablets e a instalação do servidor nos aparelhos para o desenvolvimento dessa atividade pelo ACS em domicílio.
Todo agente comunitário de saúde recebeu o seu aparelho e assinou um termo de uso e conduta desta ferramenta, bem como, passou por treinamento prático com a equipe técnica do município.
A ficha A bem como outras informações pertinentes para o sistema de informação da saúde estão disponíveis no aparelho, assim como, um dispositivo em GPS que permite ao ACS acessar o sistema com a localização exata do domicílio em que fará a visita.
Todo o acesso ao sistema do tablet é feito off-line e a exportação dos dados para o sistema municipal é realizado na Unidade de Saúde através de sistema wi-fi.

Objetivos

Gerais:

- Implantar a tecnologia dos tablets como instrumento de trabalho diário das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu.

Específicos:

- Garantir atendimento universal e equânime aos cidadãos itaipuenses;
- Garantir maior qualidade e resolutividade nos serviços de saúde ofertados à população;
- Ampliar a abrangência e o escopo da atenção básica e da Estratégia Saúde da Família;
- Garantir a fidedignidade dos dados cadastrais e domiciliares da família no sistema municipal de saúde;
- Diminuir o tempo e os recursos materiais dispensados com o cadastro e acompanhamento dos usuários do SUS e colaborar com o Meio Ambiente;
- Facilitar e valorizar o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Saúde.

Metas a atingir:

Metas a atingir
- Implantação dos tablets para 100% dos Agentes Comunitários de Saúde;
- Treinamento para uso dessa ferramenta para 100% dos Agentes Comunitários de Saúde;
- Uso dos tablets em 100% das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.

Cronograma

Físico:

Segue como anexo por se tratar de tabela: PRÊMIO GESTOR PÚBLICO - CRONOGRAMA FÍSICO - TABLETS.doc

Financeiro:

Segue como anexo por se tratar de tabela: PRÊMIO GESTOR PÚBLICO - ORÇAMENTO E DOTAÇÃO - TABLETS.doc

Orçamento:

Segue como anexo por se tratar de tabela: PRÊMIO GESTOR PÚBLICO - ORÇAMENTO E DOTAÇÃO - TABLETS.doc

Beneficiários Diretos:

População coberta pelas 08 Equipes da Estratégia Saúde da Família: 22.353 habitantes.

Beneficiários Indiretos:

- Dados fidedignos da população em geral do município;
- Agilidade no trabalho de todos os profissionais e seguimentos da saúde;
- Implementação das diretrizes do SUS.

Resultados:

100% da população cadastrada no sistema de saúde municipal por família e domicílio;
100% de acompanhamento das famílias por visita domiciliar do ACS da área.

Anexos

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