Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA CAMINHOS DO CAMPO

Ano / Edição: 2015
Município: Iporã
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

MUNICIPIO DE IPORÃ

Diagnóstico

O Município de Iporã, localiza-se na região Noroeste do estado do Paraná, e esta inserida na recentemente criada Região Metropolitana de Umuarama, (Anexo III) e possui uma população estimada em 14.981 habitantes, sendo esta a estimativa da população residente com data de referência em primeiro de julho de 2014 publicada pelo IBGE no Diário Oficial da União em 28/08/2014. Possui área territorial total de 647,894 (km²) , apresentando uma densidade demográfica de 23,12, (hab/km²), código do Município 4110607, gentílico iporãense . Sendo a economia do município essencialmente agrícola, os produtores rurais de maneira geral, vinham sofrendo com falta de estradas bem conservadas (Foto 20 e 21), principalmente em épocas de colheita, para o escoamento eficaz da produção. A situação se agrava, quando em épocas chuvosas, as estradas permaneciam intransitáveis por vários dias, impedindo o acesso da população rural aos benefícios ofertados na cidade, como: Saúde, Educação e comercio em geral. Havia a necessidade de medidas emergenciais, e de medidas definitivas para a solução do problema. Surgiu então o projeto `` CAMINHOS DO CAMPO``, onde o executivo municipal investiu fortemente na adequação das estradas rurais, (Fotos 14, 16 e 18) não se conformando simplesmente em limpar caixas e patrolar estradas.

Descrição

A administração ROBERTO DA SILVA, preocupada em possibilitar acesso continuo nas estradas vicinais do município, se propôs a um arrojado programa de elevação dos leitos das estradas, com quebra de barrancos , alargamento das vias, aplicação de cascalho, e trechos com aplicação de sextavados , trechos com aplicação de asfalto, e ainda reconstrução de pontes (Fotos 10, 11, 12 e 13) . Foi criada lei que prevê sanção ao proprietário que não conservar seu lote (Anexo II) . O distrito de Nova Santa Helena, que antes sofria com as estradas ruins, ao final do projeto poderá usufruir de uma extensão de mais de 6 quilômetros de asfalto, (Fotos 5 e 6 ) concluindo assim obra iniciada na gestão da então prefeita Cidinha Zago, e abandonada pelo seu sucessor.

Objetivos

Gerais:

Melhorar a trafegabilidade das estrada rurais do município, propiciando escoamento da produção agropecuária, e melhorando sensivelmente a qualidade de vida da população rural, uma vez que terão acesso possibilitado mesmo em dias chuvosos.
Otimizar os recursos municipais, que antes eram aplicados em ações ineficazes e temporárias (limpeza de caixas, patrolamento e socorro a veículos encalhados), para ações perenes (Fotos 19 e 22) , carreando os recursos para obras de infra-estrutura urbana e rural.

Específicos:

Levantamento dos leitos das estradas, quebra dos barrancos, asfaltamento e aplicação de sextavado.

Metas a atingir:

Readequação de 100 % das estradas vicinais; (95% concluido)
Asfaltamento do trecho Iporã-Nova Santa Helena; (80% concluido)
Aplicação de Sextavado no trecho Iporã-Pesqueiro Sol Nascente (concluido)

Cronograma

Físico:

As adequações seguiram o seguinte cronograma: (Anexo I)

2013 : Estradas: Estrada José Geraldo; Estrada Elizabete; Estrada Florida e Estrada Brasilia (Foto 9) .

2014 : Estradas: Estrada Luizinho - Cedro; Estrada Maria Bonita; Estrada Divisora (Com Francisco Alves) (Foto 8) ; Estrada Rodrigues; Estrada Santo Andre (Buracão) (Foto 7); Estrada Cemitérinho (Parcial); Estrada Velha - João Ramalho; Estrada Ines Carpi e Estrada Uru.

2015 : Estradas: Estrada Jacaré (Fotos 3 e 4 ) ; Estrada Ascânio; Estrada Paes Lemes; Estrada Brasilia e Estrada Divisora (Com Altônia).

2016 : Estrada Iara; Estrada Margarete (Fotos 1 , 2 e 17) ; Estrada Sanepar (Trat. Esgoto Sanitário) e Estrada Carvalho.

A pavimentação asfáltica da estrada para Nova Santa Helena (6 km) teve inicio (Foto 15) em 2014, com previsão de termino para 2015/2016.

Financeiro:

O Valor investido, passa da casa dos 2.000.000 de reais (com recursos próprios do município), conforme planilha extraída da contabilidade constante nos Anexos IV e V.

Orçamento:

PPA ( Plano Plurianual) 2014-2017
LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentarias) 2014, 2015 E 2016
LOA ( Lei Orçamentária Anual) 2014, 2015 E 2016

Beneficiários Diretos:

Foram beneficiados diretamente, cerca de 2.467 produtores rurais, conforme informação da Secretaria Municipal de Agricultura e do setor de tributação, e o ponto turístico Balneário Corredeira dos Indios, (Fotos 23 e 24) ficou com seu acesso facilitado, bem como o Pesqueiro Sol Nascente, que atrai publico de diversas cidades da região, também teve seu acesso (Anexo XI) garantido mesmo em dias de chuvas fortes devido aplicação de sextavado (foto 2)

Beneficiários Indiretos:

Toda a população, uma vez que 99% da população tem algum grau de parentesco ou relacionamento com os moradores rurais, e o comercio local totalmente dependente da atividade agrícola, em se melhorando a vida no campo e o escoamento da safra, todos ganham em qualidade e produtividade.

Resultados:

O principal pagamento do homem publico, quando esta na condição de poder resolver ou minimizar os problemas da população, é efetivamente poder olhar nos olhos desta mesma população e sentir a felicidade estampada nos sorrisos e as mensagens de agradecimento recebidas constantemente.

Anexos

Banco de Projetos