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PRONTUÁRIO HOSPITALAR - MÓDULO WEB: MARINGÁ PR

Ano / Edição: 2014
Município: Maringá
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Com o crescente aumento da população, o atendimento disponibilizado nos serviços público de saúde cresce a cada dia. No Município de Maringá atendemos grande parte da população com uma cobertura de 62% na Estratégia Saúde da Família e de 70% no total da população em atendimentos gerais nas Unidades Básicas de Saúde. Como a Rede Básica de Saúde já está informatizada com o Sistema Gestor Saúde (SGS) podemos afirmar que o serviço teve uma grande melhoria, qualificando o atendimento voltado ao paciente. Dando continuidade a informatização da rede municipal de saúde, identificou-se a necessidade de informatizar o Hospital Municipal de Maringá e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), integrando assim todas as informações originadas na Rede de Saúde do Município.

Descrição

Com a implantação do Sistema Gestor Saúde (SGS) houve uma contribuição para o melhor aprimoramento do trabalho dos servidores da saúde no Município de Maringá. O uso do sistema otimizou os processos de trabalho dos servidores, tornando-os mais eficaz e célere. Para além disso, o servidor também adquiriu novas habilidades, especialmente no que concerne ao uso das ferramentas informatizadas, tendo em vista que muitos deles nem sequer tinham contato com o computador antes da implantação do sistema. Tudo isso, definitivamente, acabou revertendo em melhorias no atendimento do usuário final.
No entanto agregando valor a esse trabalho a implantação de um prontuário hospitalar para ser integrado a rede de atenção básica resultaria em grandes benefícios para a saúde pública do Município, garantindo informações permanentes em registro eletrônico. Além do registro organizado, os benefícios serão ainda maiores, principalmente para o paciente, tendo como garantia a continuidade do tratamento pelo profissional que acessa o sistema.
Segundo o Conselho Federal de Medicina 1638/2002, prontuário médico se defini como documento único constituído de conjunto de informações, sinais e imagens registrados, gerados a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente a assistência a ele prestada de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.
Esse prontuário hospitalar será uma importante ferramenta de apoio à decisão médica, evitando o re-trabalho, possibilitando maior segurança e confidencialidade das informações, além de garantir o melhor gerenciamento dos recursos e melhoria dos processos administrativos e financeiros da instituição.
O Módulo Prontuário Hospitalar está sendo desenvolvido com um programa em tecnologia para WEB (World Wide Web), denominado como módulo, destinado a captar, manter e possibilitar manutenção de informações dos PRONTUÁRIOS MÉDICOS E DE ENFERMAGEM EM USO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARINGÁ. Com o prontuário hospitalar web será possível:
- Possibilitar preenchimento de evolução e pesquisa de evoluções anteriores do mesmo atendimento;
- Quando solicitado, apresentar todas as evoluções do Usuário SUS;
- Possibilitar a visualização de todas as prescrições do atendimento;
- Permitir a cópia da última prescrição possibilitando ajustes nos itens copiados;
- Ambiente destinado ao parecer dos procedimentos regulados com opção para descrever evolução;
- Possibilitar validação de senha para realização de procedimento regulado.
Ainda em projeto para ser aprovado dentro do plano de trabalho do prontuário hospitalar teremos três funcionalidades: permitir solicitar exames laboratoriais para a tela do prontuário; Permitir cancelar a solicitação de um exame ainda não realizado; e permitir visualizar o laudo dos exames realizados.
O prontuário hospitalar em desenvolvimento também será implantado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que em Maringá possui duas, uma localizada na região Sul e outra na região Norte.
A intensão de informatizar o hospital e os pronto atendimentos é exatamente a integração, com o objetivo de qualificar o serviço de toda a rede pública de saúde, para que os profissionais tenham plena visão de todo o caminho percorrido pelo paciente dentro da Rede Municipal de Saúde.

Objetivos

Gerais:

Cadastrar e possibilitar manutenção de informações pertinentes ao atendimento ao usuário do SUS em acompanhamento hospitalar, obedecendo os padrões do prontuário médico e da enfermagem.

Específicos:

- Possibilitar preenchimento de evolução e pesquisa de evoluções anteriores do mesmo atendimento;
- Apresentar todas as evoluções do Usuário SUS;
- Possibilitar a visualização de todas as prescrições do atendimento;
- Permitir a cópia da última prescrição possibilitando ajustes nos itens copiados;
- Possibilitar validação de senha para realização de procedimento regulado.
- Possibilitar a inclusão de prescrição de medicamento no atendimento;
- Possibilitar o ambiente destinado ao parecer dos procedimentos regulados com opção para descrever evolução.

Metas a atingir:

Por meio do prontuário eletrônico, o profissional tem acesso a todo o histórico clínico do paciente, independentemente da especialidade médica, o que torna o trabalho desses profissionais mais eficaz e completo;
Com a implantação do prontuário hospitalar esperamos atingir uma comunicação integral entre os profissionais da instituição hospitalar e da atenção básica integrando o sistema já utilizado em nossa rede de atenção básica;
O prontuário será essencial para contribuir para redução do número de re-internações evitáveis, pois uma vez integrado será possível o acompanhamento desse paciente na unidade básica de saúde;
Com a integração do prontuário também será possível no Hospital e nas UPAs a visualização do registro do paciente realizado nas unidades de saúde, para que possam certificar-se que o mesmo tem realizado acompanhamento na Unidade de Saúde, e que sua visita na atenção média é de extrema necessidade e importância;
Melhorar a qualidade da atenção em saúde e a segurança para o paciente com informações qualificadas, completas e oportunas que contribuam para uma conduta mais adequada às necessidades individuais de cada paciente e redução de efeitos adversos;
Diminuir a utilização de diversos tipos de formulários para preenchimento durante uma internação, evitando o acúmulo de papel e gastos excessivos com a futura digitalização.

Cronograma

Físico:

Atualmente o Hospital Municipal de Maringá conta com registro manual para o atendimento ao paciente, há poucos meses foi realizado o trabalho com uma empresa para digitalização de prontuários, então estes foram organizados e posteriormente retirados em torno de 10.000,00 prontuários de papel para digitalização e inclusão ao sistema eletrônico.

Financeiro:

Para as metas financeiras serão computados os gastos com papel, impressão, manutenção de equipamentos, entre outros.
Também serão instalados equipamentos como computadores e impressoras para utilização dos profissionais e acesso ao prontuário hospitalar com intuito de agilizar o processo de atendimento e a resolutividade com o paciente.
Para a implantação destes sistema e compra de equipamentos foram despendidos um valor de R$ 17.450,00.

Orçamento:

O Planejamento para este projeto está em anexo, na fase 5 deste formulário.

A equipe técnica disponibilizada para o desenvolvimento do projeto foi:
O Planejamento para este projeto está em anexo, na fase 5 deste formulário.
1 gerente de TI;
3 suportes técnicos para homologação e aprendizado do sistema;
A equipe técnica disponibilizada para o desenvolvimento do projeto foi:
1 desenvolvedor JAVA Sênior (com pelo menos 4 anos de experiência);
2 desenvolvedores JAVA Pleno (com pelo menos 2 anos de experiência);
1 desenvolvedor JAVA Júnior ( com pelo menos 1 ano de experiência);
1 desenvolvedor DELPHI, Sênior;
1 administrador de banco de dados ORACLE em tempo parcial para consulta da equipe sob demanda.

Beneficiários Diretos:

Nosso beneficiário direto é o cidadão atendido no Hospital Municipal de Maringá e nas UPA's, bem como aquele que utiliza a unidade de saúde onde terá todo seu histórico integrado. A grande vantagem da integração é o profissional poder visualizar todo histórico de consultas, medicamentos e principalmente de exames, evitando com que o paciente tenha que retornar em outro momento para apresentar exames ou medicamentos que estão sendo utilizados. A visualização de todo o caminho percorrido pelo paciente é essencial para o momento da internação ou até de um atendimento de emergência, facilitando assim a tomada de decisão clínica.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente, o SGS também beneficia os próprios servidores envolvidos com o setor da saúde em Maringá, especificamente os servidores do Hospital e das UPAs. Contribui para que o trabalho seja mais rápido e eficaz, evitando o retrabalho e a perda de tempo valioso que pode ser revertido no melhor atendimento ao cidadão.
Os gestores também passam a ser beneficiados na medida em que o Sistema oferece a eles uma visão mais clara dos procedimentos realizados e um melhor acompanhamento do desempenho gerencial.

Resultados:

No momento os resultados não foram avaliados, pois estamos em fase de desenvolvimento. Os profissionais que utilizarão o Prontuários já fizeram a homologação e aprovaram a usabilidade do sistema.

Anexos

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