Banco de Projetos

Colmeinha Real Reciclar e Ganhar

Ano / Edição: 2020
Município: Iretama
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

As crianças interagem no meio em que vivem e assim se desenvolvem e aprendem brincando, é possível inserir na sua educação praticas que são viáveis para o empreendedorismo e sustentabilidade. As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem na utilização dos seus recursos naturais disponíveis.

Descrição

O Projeto foi desenvolvido para o publico de Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde as crianças e adolescentes são de famílias economicamente vulneráveis. Alem da educação financeira é possível realizar a troca dos materiais recicláveis pelo dinheiro fictício "Colmeinha Real" e assim as crianças e adolescentes podem adquirir produtos como brinquedos e materiais escolares disponibilizados pelo projeto.

Objetivos

Gerais:

Sensibilizar as crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.

Específicos:

Despertar o empreendedorismo na criança e adolescente;
Refletir criticamente sobre o significado e atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania;
Reconhecer a importância e o valor de materiais recicláveis;
Estimular a mudança de hábitos;
Despertar e desenvolver as capacidades potenciais das crianças e adolescentes.

Metas a atingir:

Após o desenvolvimento e adaptação do Projeto com as Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a meta é estender o projeto para toda a rede de ensino municipal.

Cronograma

Físico:

1º semestre de 2019: Elaboração do Projeto; levantamento de materiais para a loja; busca de parcerias.
2º semestre de 2019: reunião com as famílias;
1º semestre de 2020: avaliação do projeto; ajustes de pontos falhos.

Financeiro:

Recebimento de doação da Instituição Financeira Cooperativa SICREDI no valor de R$ 500,00 reais para inicio do projeto.

Orçamento:

O projeto está sendo executado com o apoio financeiro de parceiros como a Instituição Financeira Cooperativa SICREDI, que faz doações das poupanças e os materiais vendidos na lojinha são adquiridos com o dinheiro oriundo da venda dos recicláveis.

Beneficiários Diretos:

120 alunos do SCFV e aproximadamente 80 famílias

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente toda a população de Iretama esta sendo beneficiada

Resultados:

Hoje temos menos lixo nas residências e as crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de adquirir através da moeda fictícia, produtos que não teriam condições se não fosse o projeto, tais como brinquedos, materiais escolares entre outros.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos