Banco de Projetos

Projeto Ivaiporã Cidade Viva

Ano / Edição: 2020
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

O nível de atividade física das pessoas no horário de lazer está ligado as condições socioeconômicas. Estudos demonstram que os mais pobres se exercitam menos em seu tempo livre e executam mais tarefas ocupacionais, como trabalhos domésticos, levantamento de cargas e deslocamento. No entanto, fazer atividade física para lazer resulta em mais saúde física e mental, redução de problemas cardiovasculares e sintomas, como depressão e ansiedade. Já a atividade ocupacional, ao longo do tempo, pode ocasionar problemas físicos, como desgaste das articulações, entre outros.
Em 2006, um estudo feito pelo Ministério da Saúde revelou que 48,5% dos 54 mil entrevistados eram responsáveis pela maior parte da limpeza pesada da casa e 42,8% carregavam peso ou caminhavam bastante para ir ao trabalho. Desses, somente 14,8% praticavam pelo menos 30 minutos de atividades físicas de intensidade moderada no lazer em cinco ou mais dias da semana.
Diante da percepção da necessidade da população de baixa renda ser incentivada à prática de atividade física no horário de lazer, a Prefeitura Municipal de Ivaiporã lançou o Projeto Ivaiporã Cidade Viva. Deste modo, é ofertada, à população de seis localidades de Ivaiporã, entre elas, os três distritos (Alto Porã, Jacutinga e Santa Bárbara), duas vilas da cidade (Jardim Iporã e Monte Castelo) e o centro da cidade, aula de ritmos, uma hora por semana, de forma gratuita.

Descrição

O projeto Ivaiporã Cidade Viva foi lançado, em 2018, pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã, por meio dos departamentos de Cultura e Esportes e Lazer, com o intuito de ofertar à população, de forma gratuita, aulas de ritmos e, desta forma, fazer a iniciação à prática da atividade física, para proporcionar melhora da qualidade de vida das pessoas.
O projeto acontece de segunda a quinta-feira e foi iniciado, primeiramente, nos três distritos de Ivaiporã, sendo Alto Porã, Jacutinga e Santa Bárbara, no bairro Jardim Iporã e no Lago Ambiental Jardim Botânico (centro). Devido ao sucesso, em 2019, além das localidades supracitadas, as aulas de ritmos foram ampliadas para alcançar os moradores da Vila Monte Castelo.
O projeto conta com uma professora titular, que é a personal trainer Sabryna Trasserre e, neste ano de 2020, a Prefeitura de Ivaiporã contratou a estagiária Jaqueline Lima da Cruz, que é estudante do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - Câmpus Regional do Vale do Ivaí, com sede no município de Ivaiporã.
Percebe-se a participação em massa de mulheres, que, de forma geral, são donas de casa. Inclusive, o projeto acontece no período da tarde, nos distritos e bairros, justamente, para oportunizar que as mulheres donas de casa (público alvo prioritário) tenham o acesso as aulas, já que, geralmente, no período vespertino, os maridos trabalham e os filhos menores vão à escola. Com isso, o projeto é apresentado como uma forma de lazer. E na região central da cidade (no Lago Ambiental Jardim Botânico), o projeto acontece no período noturno, com o intuito de beneficiar as mulheres que trabalham.
Além das aulas programadas de segunda a quinta, os Departamentos de Cultura e Esportes e Lazer lançam aulas bônus do Projeto Ivaiporã Cidade Viva, com a finalidade de introduzir a comemoração das culturas mais tradicionais brasileiras, como é o caso do evento intitulado Carnaritmos e da Festa Junina no Lago, como pode ser percebido em cartazes e vídeos ( em anexo).

Objetivos

Gerais:

Ofertar a população de Ivaiporã de baixa renda a iniciação à atividade física e à dança

Específicos:

Melhorar a saúde física e mental dos participantes;
Oportunizar o lazer para as mulheres, que são o público alvo do projeto;
Introduzir na população à prática da atividade física e a dança.

Metas a atingir:

O projeto alcançou diferentes localidades de Ivaiporã, inclusive, é pioneiro nos distritos, que nunca tiveram um projeto como esse desenvolvido pela gestão pública municipal. No entanto, entende-se que precisa ser ampliada as aulas de ritmos em mais bairros da cidade de Ivaiporã, para, desta forma, facilitar o acesso da população. Em 2020, havia o planejamento de ampliação das aulas para a Vila João XXIII, no entanto, por conta de paralisações que aconteceram devido o coronavírus, atrasou esta meta de ampliação. Vislumbra-se ainda atingir a comunidade da Vila Nova Porã, popularmente conhecida como Vila do Maneco, onde fica o Centro da Juventude, para atingir os moradores daquela localidade.

Cronograma

Físico:

O projeto funciona de segunda a quinta-feira, sendo:

Segunda - às 14h30 - Quadra Municipal do Distrito do Alto Porã;
Terça-feira - às 14h - Associação dos Moradores do Jardim Iporã;
Terça-feira - às 15h30 - Quadra da escola do Distrito de Santa Bárbara;
Quarta-feira - às 14h30 - Campo Sintético do Distrito do Jacutinga;
Quarta-feira - às 19h40 - Ginásio Alcebíades Alves;
Quinta-feira - às 9h30 - Ginásio Alcebíades Alves.

Observação: Neste ano de 2020, algumas mudanças foram realizadas, para aumentar os cuidados e evitar a contaminação do novo coronavírus. Por exemplo, as aulas de quarta-feira à noite eram realizadas no Centro Cultural da Melhor Idade, no Parque Ambiental Jardim Botânico, e foram transferidas para o Ginásio de Esportes Alcebíades Alves, devido o espaço ser maior e mais ventilado, já que a turma do centro é de aproximadamente 50 pessoas.
E as aulas de quinta-feira, que eram realizadas no Posto de Saúde da Vila Monte Castelo, também foram transferidas para o Ginásio de Esportes Alcebíades Alves, por conta do tamanho e circulação de ar.

Financeiro:

Contratação da professora titular do projeto, Sabryna Trasserre, que é terceirizada;
Contratação da estagiária pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã;
Logística do transporte das professoras para as localidades com o carro do Departamento Municipal de Cultura;
Aquisição de som pelo Departamento Municipal de Cultura;
Aquisição de colchonetes, que foram doados pelo Estado do Paraná;
Disponibilização de álcool 70%, neste período de pandemia, que é oferecido pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã.

Orçamento:

Professora titular: 1.956,40 (mensal);
Estagiária: 360,00 (mensal);
Gasolina: 250,00 (mensal);
Som: 488,90 (aquisição);
Álcool 70%: 40,00 (mensal);
Colchonetes: R$ 1.200,00 (valor em média - colchonetes foram doados pelo Estado do Paraná);
As despesas são da Prefeitura Municipal de Ivaiporã, sendo que não há aporte financeiro privado. Sendo assim, o Projeto Ivaiporã Cidade Viva é cem por cento gratuito para a população que participa.

Custo do projeto por beneficiário direto: Em média R$ 28,60 por pessoa.

Beneficiários Diretos:

Alto Porã - 20 pessoas
Jardim Iporã - 6 pessoas
Santa Bárbara - 15 pessoas
Jacutinga - 40 pessoas
Centro - 50 pessoas
Monte Castelo - 10 pessoas
Importante frisar que estes números são aproximados, pois, as aulas são abertas à comunidade e amplamente divulgadas. E existe, sim, uma ampla circulação de pessoas, inclusive, quando é realizada aula temática.

Beneficiários Indiretos:

Cerca de 150 famílias, pois, as aulas melhoraram a qualidade de vida das mulheres participantes do projeto.
Também são beneficiados: a empresa que ganhou para contratar a professora titular, a professora titular e a estagiária, que passaram a receber uma renda com o projeto.

Resultados:

As mulheres participantes do projeto, como consequência desta iniciação à atividade física e à dança, perderam peso, recuperaram a saúde física e mental e, sobretudo, a auto estima. Sabe-se que a figura da mulher é importante nas famílias. De forma geral, as mulheres cuidam da casa, do marido e filhos. Mantém a ordem, ou ainda, orientam para que haja a ordem e cuidam da alimentação da casa. Quando beneficia a mulher, certamente, o ganho é da família.
Embora o projeto seja realizado uma vez por semana em cada localidade, as mulheres passaram a marcar encontros, em outros dias da semana, para fazer caminhada, entre outras atividades físicas. Várias relataram que estavam depressivas e perceberam melhora com a participação nas aulas de ritmos.

Anexos

Banco de Projetos