Banco de Projetos

Programa de Capacitação Ponta Grossa Digital

Ano / Edição: 2020
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Há anos os projetos de inclusões digitais e incentivos a implantação de recursos digitais em meios públicos e privados se tornaram foco das ações de políticas públicas. Foi nesse período que o olhar empreendedor passou a considerar o mundo digital como instrumento indispensável para a evolução de subsídios educacionais.
O computador deixava de ser um instrumento utilizado como brinquedo para crianças e adolescentes, tornando-se um meio para o fim de todo processo educacional: a aprendizagem.
Contribuição, compartilhamento e estudos de aplicações experimentais de tecnologias da informação foram alguns dos temas que motivaram a busca de novos caminhos, dentro do universo digital, para beneficiar os estudos e as ações instrutivas de cunho educativo.
Em um primeiro momento, a descrição mais nítida estaria em crianças que cresciam com o computador sendo objeto de constante utilização em suas vidas estudantis, mas ao decorrer do processo, é possível observar que o jovem e mesmo os adultos tiveram de se adaptar a utilização desse meio, em seus estudos e em suas vidas profissionais.
Para citar um caso correlacionado, no que diz respeito à implantação digital em meio à população, temos os caixas eletrônicos; com dígitos em teclados ou touchscreen, extratos gerados na hora e atualizações de saldo em tempo real. Uma situação habitual que não pertenceu à realidade de gerações passadas. Evitar filas, facilitar transações, dar segurança ao usuário: diversos foram os objetivos para implantação desses sistemas eletrônicos. Na atualidade, a utilização desses meios, bem como a dos bancos on-line, é indispensável aos usuários – sobretudo para grandes organizações econômicas.
O que podemos observar aí é a proximidade dos novos meios digitais, facilitadores, relacionados ao acesso da população. Um equipamento de uso coletivo, que prioriza a facilidade e o bem-estar dos clientes bancários e que, ao mesmo tempo, é um símbolo de acesso digital em grande escala ilustra perfeitamente a intenção deste Programa, haja vista que, assim que posto em prática, ele auxiliará o contato da população à Educação Digital e, o mais importante, fará esse trajeto (cidadão-tecnologia) com baixos custos e retorno imediato – por meio do incentivo educacional e profissionalizante.
Interessa-nos aqui a discriminação digital contra imensos segmentos sociais pobres, situação em geral agravada pela situação econômica que o nosso país tem passado. Esta questão detém enorme complexidade. Não se pode imaginar que, de repente, pudéssemos saltar por cima do atraso tecnológico nacional ou por cima da necessidade de infraestruturas adequadas.
Na prefeitura, todos meses centenas de desempregados passam pela agência do trabalhador, muitos deles sem nenhum tipo de capacitação e/ou qualquer tipo de qualificação profissional. Essas pessoas eram direcionadas à Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, que imediatamente tinha como desafio a montagem de turmas para capacitá-los, e consequentemente, permitir a rápida inserção desse desempregado ao mercado de trabalho. Por muitas vezes, os diretores e os secretários falavam ao prefeito e a vice prefeita, sobre a necessidade de agilizar o processo de capacitação. Os números levantados apontavam a necessidade de capacitar entre 250 e 300 pessoas ao mês, possibilitando assim, mais chances para a recolocação desses desempregados no mercado de trabalho.

Descrição

É necessário frisar que o ensino auxiliado ou transmitido virtualmente possui uma série de estudos e táticas em seu desenvolvimento, haja vista que algumas experiências observadas em estudos de caso apontaram que, determinadas escolas e/ou setores públicos fornecem apenas computadores conectados à internet, esperando bons frutos, sem que haja preocupação com a metodologia e a didática.
O ensino digital ao qual este Programa se refere está empregado em um software educacional, acompanhado por uma equipe tecnológica, além de responsáveis metodológicos e, ainda permite que seja aplicado no centro do município, e também, em regiões remotas, visando assim à Educação Igualitária.
Com todas essas vantagens educacionais, em um período em que o país expande seus contatos territoriais e propicia ao brasileiro melhores oportunidades, oferecer qualidade e praticidade ao Ensino é um ponto fundamental para o desenvolvimento interno, independente da camada social, mas com maior peso para os que não possuem tais benefícios. Afinal, pensar o Brasil de hoje é pensar o futuro do Brasil.
Como foco deste Programa, a maior respalda está em gerar Educação de qualidade, a baixos custos, indistintamente e, ainda, possibilitar a capacitação digital, educacional e profissional da nossa sociedade.
Toda essa tecnologia inovadora parece possuir custos elevados, mas ao contrário do que se imagina, o investimento mensal para cada aluno gira em torno de apenas R$ 35,00 por mês.

Objetivos

Gerais:

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa traz como alternativa ao problema e necessidade de capacitação profissional, um software inovador e completo, que atende às necessidades educacionais, governamentais, financeiras e ideológicas, desenvolvido e adequado à área pública.
Os cursos interativos do Programa são softwares de aprendizado diferentes dos cursos interativos apresentados no mercado, que se utilizam apenas do recurso de vídeos-aulas para transmitir seu conteúdo.
Essas vídeos-aulas não garantem o aprendizado, pois não solicitam nenhuma interação do aluno durante a reprodução das aulas, além de impossibilitar de que sejam colocados em prática os conhecimentos adquiridos.
O interessante nos cursos do Programa é que o ensino utiliza o sistema de simulação virtual, especificamente referente ao software ensinado, considerado a melhor maneira de aprendizado e transmissão de conteúdo para seus cursos – tudo por meio da constante interatividade.
Por ser totalmente simulado, trata-se de um curso completo e funcional criado para qualquer cidadão alfabetizado.
Todos os recursos utilizados são ensinados de acordo com o software real, sem que ele precise ser instalado nos computadores. Isso quer dizer que para fazer um curso de Excel da empresa Microsoft, por exemplo, não será necessário instalar o software real no computador, apenas seguir o simulador.
Conforme o curso indica os passos que devem ser seguidos, o aluno vai acompanhando a seu próprio ritmo e, se não fizer o que lhe for solicitado, não será dada sequência aos seus estudos.
Todo esse processo garante que o aluno cumpra as etapas estipuladas pelo curso, além de garantir que o software não seja burlado, a fim de não gerar certificados para alunos que não tenham cumprido o processo de aprendizado.
É uma garantia de aprendizado e um princípio que deixará o aluno ciente da importância de seu esforço e acompanhamento no processo de aprendizagem. Nenhuma tela poderá ser trocada sem ser lida, assim como nenhum exercício poderá ser preenchido sem que o aluno realmente o cumpra.
Desta forma, o aprendizado torna-se muito mais eficiente quando o aluno participa dele ativamente, por esse motivo, todos os tópicos dos cursos possuem exercícios de revisão, além da prática que é feita com o simulador.
Quando o estudante, de fato utilizar o software real, ele não encontrará dificuldades em qualquer manuseio, pois as aulas demonstraram e explicaram cada uma das abas dos programas, além de cada componente ser devidamente explicado ao decorrer dos cursos.
Isso se dá devido ao ensino por acompanhamento, descrição em detalhes, dinamismo, interação e de fatores de apoio que o Programa e o sistema adotado oferecem. O acesso aos cursos e a organização de todo o processo, desde a equipe gerencial, passando por coordenadores e aplicadores, até chegar aos alunos são devidamente planejadas e suas ações “contrárias” devidamente antecipadas. Pode-se afirmar que a construção do conhecimento é garantida a partir de ambientes virtuais capacitados, capazes de permitir ao sujeito tanto uma interação livre com os objetos de conhecimento, quanto à possibilidade de vivenciar conflitos cognitivos que sejam somados aos seus esquemas de conhecimentos prévios de modo a gerar novos conhecimentos.

Específicos:

O Programa conta com particularidades e propósitos bem distintos e específicos, dentre os quais podemos destacar: Propicia condições favoráveis para a emissão e recepção de práticas educacionais; Utiliza tecnologias de informação como instrumento de construção e exercício de cidadania; Promove a inclusão digital aniquilando o Analfabetismo Digital; Otimiza e/ou possibilita as condições educacionais digitais independentemente da localização do acesso ou centro de capacitação; Integra Educação, Tecnologia e Cidadania visando transformação social; Capacita a população com aulas profissionalizantes e de informática; Facilita o acesso à ascensão educacional, profissionalizante, de programação e também de robótica; Instiga à busca de melhores condições de vida, por meio da Educação Igualitária.

Metas a atingir:

O Programa foi planejado no ano de 2019, assinado no início de 2020, tendo a sua disponibilização à população durante o período de isolamento social, por força e velocidade ocasionada pela Pandemia da COVID-19, a qual teve início em nosso município já nos primeiros dias do mês de março de 2020. A Meta inicial era atingir entre 250 e 300 alunos ao mês durante o ano de 2020, mas logo nos primeiros dias do lançamento, mais de mil alunos já estavam participando dos cursos ofertados pelo Programa, fazendo com que ele se tornasse um grande sucesso desde o princípio. Além disso, o Programa contribuiu para o isolamento social, extremamente necessário para frear o avanço da pandemia. Atualmente pouco mais de mil vagas estão disponíveis, e muito provavelmente, as mesmas sejam preenchidas dentre os próximos 90 dias, ou seja, até setembro de 2020.

Cronograma

Físico:

Tabela em anexo.

Financeiro:

Tabela em anexo.

Orçamento:

O custo total contratado para o Projeto é de R$ 1.265.000,00, sendo R$ 20.000,00 para implantação do sistema, e também para o treinamento da equipe da prefeitura. O restante para aquisição de 3000 pacotes de licenças custando cada licença R$ 415,00. Uma licença permite o uso de todos os 38 cursos disponíveis na plataforma durante o período de um ano. Só para efeitos de comparação, se dividíssemos o custo da licença ofertada que foi de R$ 415,00 por 12 meses, o custo mensal será equivalente a R$ 34,85, ou seja, custa pouco mais de R$ 1,16 por dia de uso. Em comparação a instituições como o Senac*, por exemplo, onde a média dos cursos disponíveis para cursos EAD gira em torno de R$ 157,13 para utilizar apenas um curso, conclui-se que a prefeitura fez a escolha que gerou uma economia muito significativa.

Beneficiários Diretos:

Inicialmente o Projeto foi lançado com o objetivo de atender 3000 pessoas, todas com domicilio na cidade de Ponta Grossa.
O Projeto não tem barreiras e não se restringe apenas a qualificação profissional na busca por um emprego, como também, permite a reciclagem de quem já está em pleno gozo de suas atividades profissionais.
Simulando uma situação, podemos pensar em uma senhora que não vá a escola há muitos anos. Uma mulher sozinha, analfabeta funcional e digital, que não coloca em prática a leitura e possui informações, restritamente, por contato pessoal com seus vizinhos e sintonia com uma rádio AM de Ponta Grossa. Essa mulher vende doces e é uma excelente confeiteira, mas não sabe algumas receitas “de cabeça” e não tem acesso a elas, por não ir a livrarias ou ler revistas de culinária.
Ela vive bem, no que diz respeito a uma moradia própria, com saneamento básico. Para muitos, essa senhora poderia parecer carente: não lê, não tem expectativa de crescimento, não se relaciona com os diferentes meios de informação, em suma, não é um indivíduo de interesse social.
No entanto, para aquela comunidade, trata-se da mulher que “os salva” em todos os aniversários, festas e eventos. Ela trabalha e produz para conhecidos que, de boca em boca, levam o seu pequeno empreendimento – se assim pode ser chamado – para novos clientes e fregueses. Ela é feliz e não possui problemas de saúde. Vive sozinha porque é viúva e não teve filhos. Uma situação que não a incomoda, porque tem o que fazer: cuida de seus doces, de sua pequena horta, vai à igreja e está envolvida com as campanhas pastorais.
A pergunta que ela se faz é: “O que mais posso querer? Já estou no fim da vida e tenho paz”. Um pensamento visto como limitado, por muitos, ou natural, por outros tantos.
O que, então, um curso básico de informática poderia render para essa senhora?
Para começar, ela estaria novamente em um ambiente de aprendizado, de prática de leitura, de reconhecimento do poder da informação. Em sequência, teria a vantagem de escolher quantos cursos necessitasse para a sua vida pessoal e empresarial, como: um curso de gestor administrativo, que a ajudaria a planejar e programar seus investimentos. Um curso de Introdução à Informática mostraria a ela o que a ferramenta da nova geração, o computador é, e o que ele pode fazer; de onde ele veio e como é utilizado – algo que aclararia os pensamentos dela e demonstraria que o computador não é afinal, uma ideia tão inovadora quanto aparenta, sendo aprimorado através dos tempos e tendo iniciado sua trajetória muito antes dessa senhora haver nascido.
Podemos pensar, ainda, em um curso de mouse e teclado, que a faria iniciar as práticas em um computador e auxiliaria no momento de fazer o curso de Word, que possibilitaria digitar e produzir folhetos informativos sobre as receitas, ou ainda, digitar e arquivar cada uma delas – tirando do famoso caderninho de receitas e salvando em arquivos mais precisos. Sem contar o posterior acesso à internet, com sites de culinária e acesso a pequenos empreendimentos, como o dela.
Um dos clientes poderia dar a ideia, para essa nova mulher informatizada, de criar um pequeno site ou blog, com dicas de culinária, e aí a nossa pequena empreendedora estaria avançando e dando passos sem fim, pois descobriria todas as possibilidades da Era Digital, chegando a, quem sabe, fazer o seu próprio programa on-line de culinária, montando um Videolog.
Imagine, ainda, que essa mulher tivesse acessos inestimáveis em seus vídeos e fosse convidada a um programa de TV, do estado do Paraná, ou iniciasse um curso de graduação a distância, e posteriormente expandindo seu negócio e contratando funcionários.
Uma situação impossível? Na verdade, uma ação de oportunidade, pois se a senhora em questão é vista como uma pessoa pacata e que não possui interesses, essa é uma limitação imposta pela falta de oportunidade e interesse com a sua categoria. Afinal, ninguém que não conheça uma oportunidade poderá usufruí-la.
Nesse sentido, a implantação do Projeto visionou a oportunidade, a qualidade de vida, a quebra de barreiras ideológicas que possam inferiorizar, destratar ou subestimar qualquer ser humano, em termos educacionais e profissionais. Conclui-se que diretamente todos os mais de 2000 participantes inscritos até o presente momento, já estão diretamente sendo beneficiados pelos Programa.

Beneficiários Indiretos:

pelo projeto (número de habitantes, região, bairro, rua, escola, etc.)
Inúmeros e incalculáveis são e serão os atingidos indiretamente pelo Projeto, pois quanto mais qualificada estiver a nossa população, mais renda, mais empregos, e ainda, mais serviços de qualidade serão disponibilizados a todos os cidadãos Pontagrossenses.
É importante frisarmos o pensamento de que, iniciar esse processo em pessoas é um fator interessante e necessário, pois a oportunidade de acesso ao conhecimento só tende a beneficiar a nossa sociedade por toda uma vida.

Resultados:

Preparar um jovem para o mercado de trabalho, ajudar um idoso a ter autonomia no momento de consultar seu próprio extrato bancário, dar uma segunda chance ao empregado que deseja ser promovido, são apenas alguns indicadores de resultados que serão usufruídos hoje, amanhã e sempre. Como resultado imediato, citamos os quase 500 alunos que já concluíram ao menos um curso do Projeto, os quais já estão aptos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos, tanto em sua via pessoal, quanto em sua vida profissional.

Anexos

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