Banco de Projetos

Projeto Viva Vida

Ano / Edição: 2019
Município: Cambira
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

APMIF DE CAMBIRA

Diagnóstico

A APMIF de Cambira é uma organização social, entidade sem fins lucrativos, única no munícipio, que sobrevive com recursos oriundos de doações da comunidade, parcerias com os poderes públicos e a sociedade civil. Porém, estes recursos ainda são insuficientes para garantir a assistência a que a entidade se propõe. É considerando a necessidade de garantir a cobertura assistencial da população, assim como rege o Art 3º, Parágrafo único, da Lei Orgânica da Saúde que diz que as ações de saúde se destinam a: “garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social”, que a entidade busca captar recursos que promovam uma melhora acentuada nos atendimentos prestados.
A APMIF de Cambira atende diariamente vários projetos. O projeto Viva Vida, de grande destaque na entidade, trabalha com crianças, adolescentes e adultos através de oficinas socioeducativas, atendendo cerca de 500 usuários semanalmente.
Portanto, torna-se de suma importância um projeto que venha garantir o investimento de materiais permanentes já que estamos longe de um modelo satisfatório. Em função da limitação orçamentária, torna-se impossível atender às demandas em termos de equipamentos e materiais com a qualidade adequada. Sendo assim, o projeto aqui apresentado é uma oportunidade única para que a entidade possa equipar-se de modo a oferecer uma boa estrutura para os usuários e para os profissionais que realizam as atividades, garantindo qualidade do serviço prestado.
Diante da atual realidade Brasileira e especialmente municipal há uma demanda social a ser atendida, e que a nosso ver e, em concordância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) configura-se como prioritária de atenção e ações, pois se trata de crianças e adolescentes. E na conjuntura nacional da política de assistência social à atenção a este público é de caráter prioritário, pois através dessas ações busca-se a efetividade e exequibilidade de ações direcionadas ao bem-estar biopsicossocial e emancipação da cidadania entre as crianças/adolescentes desta municipalidade.
O atendimento prestado pela entidade se mostra como imprescindível para o processo de construção de uma sociedade mais justa, com menos desigualdades, discriminação e com efetivas oportunidades de fortalecimento da cidadania. Essas ações beneficiam o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos, contribuindo para uma significativa melhora de vida, fortalecendo seus vínculos sociais, familiares e de amizades, e, sobretudo, emancipando sua condição de cidadão de direitos.
O município de Cambira, Estado do Paraná, situa-se no norte do estado, na região do Vale do Ivaí, constituído por uma população de aproximadamente 7236 habitantes, sendo 65% urbana e 35% rural, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010) – Pequeno Porte I, cuja habilitação municipal se dá na Gestão Básica. Essa população por sua vez é composta por um grande número de pequenos produtores rurais e não menos representativo número de trabalhadores rurais volantes.
Tendo em vista a crise que perpetua no país já há algum tempo, as pessoas deixam o meio rural e vão para o meio urbano em busca de sobrevivência, estes não possuindo infra-estrutura para acolher os mesmos, conseqüentemente agravam os problemas sócio-econômicos da população, bem como das cidades.
Assim como muitas cidades do Paraná, Cambira sofreu as conseqüências do êxodo rural, que com o extermínio dos cafezais, posteriormente a falta de incentivo às políticas agrícolas, não permitiu condições ao homem do meio rural permanecer no campo e cultivarem suas terras. As aqui referidas, trazem profundas modificações regionais, influindo na composição da população das cidades, bem como de sua cultura.
A lavoura predominante no município ainda é o café, mas há uma grande predominância de lavouras de trigo, soja, milho e hortaliças. O município também apresenta uma boa parte de agricultores que possuem pequenos pedaços de terras e por isso praticam o regime de economia familiar.
A taxa de pobreza localiza-se na faixa de 23% (vinte e três por cento), enquanto que o IDH é de 0,767 e a renda per capita é de R$206,02. Na área urbana, a industrialização situa-se no campo químico e alimentício, além de pequenos comércios e micro indústrias de facção.
No município existe uma população que apresenta extrema carência sócio-econômica e um alto índice de desqualificação profissional, violência intrafamiliar, incidência de atos infracionais e baixo grau de escolaridade, cuja maior concentração dessa população se localiza no distrito de Sete de Maio, Jardim Pérola e Rua São Paulo – próxima à estação ferroviária. Nestas localidades existe um alto índice de desqualificação profissional, violência intrafamiliar, prostituição infantil e incidência de atos infracionários, muitos deles em situação de pobreza e subemprego.
Dentro desse cenário municipal há uma demanda social a ser atendida, e que a nosso ver e, em concordância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) configura-se como prioritária de atenção e ações, pois se trata de crianças e adolescentes. E na conjuntura nacional da política de assistência social à atenção a este público é de caráter prioritário, pois através dessas ações busca-se a efetividade e exeqüibilidade de ações direcionadas ao bem-estar biopsicossocial e emancipação da cidadania entre as crianças/adolescentes desta municipalidade.
A população de crianças, adolescentes e adultos deste município insere-se em uma conjuntura demonstrativa e agravante do cenário municipal e também nacional, vez que, identifica-se entre estas um baixo interesse e desenvolvimento escolar, bem como casos de violência intrafamiliar e incidência de atos infracionais.
Com vista à transformação deste quadro, o município de Cambira em concordância com os preceitos já firmados na Constituição Federal de 1988 e o ECA de 1990 busca a partir das ações elencadas dentro do Programa Bolsa Família do Governo Federal, inserir o maior número possível de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em programas e ações que unifiquem cultura, lazer e cidadania, a fim de propiciar-lhes uma alternativa de vida que lhes representem a oportunidade de uma digna formação cidadã.
Entendemos ser o atendimento à política de desenvolvimento social voltada à criança/adolescente como imprescindível para o processo de construção de uma sociedade mais justa, com menos desigualdades, discriminação e com efetivas oportunidades de fortalecimento da cidadania. Essas ações beneficiam o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos, contribuindo para uma significativa melhora de vida, fortalecendo seus vínculos sociais, familiares e de amizades, e, sobretudo, emancipando sua condição de cidadão de direitos.

Descrição

O plano de trabalho da Associação de Proteção à Maternidade à Infância e à Família (APMIF) do Município de Cambira está alinhado aos princípios da Política Nacional de Assistência Social – PNAS (2004, p.33):

I – Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; II – Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; III – Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade; IV – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais; V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

Considerando tais princípios, a APMIF tem por finalidade estatutária desenvolver:

[...] programas, ações e serviços voltados às áreas sociais, de saúde, da educação, da formação profissional, da segurança alimentar e nutricional, da promoção do voluntariado, da promoção e desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza, da experimentação não lucrativa, de novos modelos sócios produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio e crédito e de estudos e pesquisas, do desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e cientificas [...] (APMIF, 2005,p.1)

Tais finalidades são materializadas por meio dos seguintes serviços no âmbito do Projeto Viva Vida:

• Projeto Viva Vida – Cultura e Lazer: Consiste no desenvolvimento de cursos e atividades recreativas e complementares como: Pintura, Patchwork, Costura, Guitarra, Violão, Bateria, Informática, Ballet, Capoeira, Karatê e Zumba.
• Projeto Viva Vida – Serviço ao Cidadão: Consiste em atividades Complementares, Cursos Técnicos e Profissionalizantes para Jovens e Adultos com parcerias das ONGs e Instituições de ensino como SESI/SENAI/SENAC/SESC.
• Projeto Viva Vida – Serviço Padaria Comunitária: Distribui pães, bolos e bolachas, atendendo aos órgãos públicos, bem como as escolas municipais, os centros educacionais infantis, o centro da cultura e cidadania, todos os projetos sociais e às famílias carentes de nosso município realizando a doação de pães, com a finalidade de reforçar a alimentação da família sendo como prioridade absoluta as famílias que tenham crianças e estejam cadastradas nos programas assistenciais do Governo Federal e Estadual.
• Projeto Viva Vida - Serviços Jurídicos: Realiza a prestação de serviços gratuitos a população de baixa renda, cadastradas nos programas assistências dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Pessoas que não tem condições de arcar com despesas de um atendimento jurídico caso necessite, a APMIF, oferece este serviço nas áreas da família e previdenciária. O atendimento por semana irá atender em torno de 08 processos. Desde uma simples consulta, acordos, e até o acompanhamento do julgamento.
• Projeto Viva Vida – Serviço de Atendimento Psicológico: Desenvolve a prestação de serviços gratuitos a população de baixa renda, cadastradas nos programas assistências dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Pessoas que não tem condições de arcar com despesas de um atendimento psicológico, a qual vem para melhorar nossa qualidade de vida das famílias/indivíduos.
• Projeto Viva Vida – Serviço Comunidade Cidadã: Atua em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social a entidade acompanha a medida protetiva e socioeducativa (prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida).
• Projeto Viva Vida – Serviço Terceira Idade: Promove o atendimento aos idosos que tem como objetivo estimular os idosos para hábitos diários saudáveis, evidenciando os efeitos benéficos de um estilo de vida ativo para manutenção da capacidade física e mental, durante o processo de envelhecimento, favorecendo a saúde e a qualidade de vida. Será fornecido aos idosos que freqüentam diariamente o Centro de Convivência dos Idosos: transporte, alimentação, roupas, banho, massagem, atendimento de profissionais da Autarquia Municipal da Saúde. Para todos os idosos são também ministrados palestras, ginástica, jogos, passeios, bailes diurnos e noturnos, lanches atividades culturais, orientações e acompanhamentos por profissionais da área da saúde.
• Projeto Viva Vida – Serviço Vida Ativa: Desenvolve encontros semanais em alguns bairros/distrito com o objetivo de promover a integração e socialização das mulheres bem como, oportunizar momentos de recreação, trabalho em equipe, lazer, atividades físicas e proporcionar um ambiente de união e confraternização.
• Projeto Viva Vida – Serviço de Assistência ao Trabalhador Rural Volante: Realiza o atendimento diário aos trabalhadores assalariados rurais temporários, especificamente no bairro rural Sete de Maio. Os trabalhadores rurais irão receber todos os dias pães para o café da manhã antes de saírem para o trabalho. Este programa tem a finalidade de contribuir com a alimentação dessas pessoas uma vez que a maioria delas se encontra em situação de real vulnerabilidade social, ou seja, famílias de baixa renda tendo em vista que o trabalho rural exige força física, o fornecimento do café da manhã é extremamente importante para a saúde dessas pessoas.
• Serviço de Atendimento aos Programas Assistenciais: Atua em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, na qual auxiliamos famílias de baixa renda, informando, orientando e realizando atividades socioeducativas em programas como: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Programa Luz Fraterna, Leite das Crianças, Tarifa Social da Sanepar, Bolsa Família e os Benefícios de Prestação Continuada. Fortalecendo os vínculos familiares, considerando a família como o local de pleno desenvolvimento do ser humano, bem como prestar esclarecimentos, incluir os cidadãos nos benefícios assistenciais e proporcionar as famílias menos favorecidas sua autonomia como cidadãos de direitos e seu protagonismo social, aumentando a inclusão e equidade dos usuários e grupos específicos, podendo ampliar os acessos aos bens e serviços socioassistenciais.
• Projeto Viva Vida – Serviço Mamãe Bebê: Atua em parceria com a Autarquia Municipal da Saúde que se fundamenta em acompanhar a saúde física e mental da futura mamãe proporcionando-lhe uma gestação tranquila e com informações necessárias para o bem-estar do seu futuro bebê, e ao final da gestação a gestante recebe o enxoval básico para seu filho, dessa forma, é possível proporcionar uma gravidez tranqüila e apoiar a futura mamãe para chegada do bebê contribuindo para o bem estar de toda a família.
• Projeto Viva Vida - Brinquedoteca Comunitária: Realiza o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de atividades lúdicas, culturais e lazer, consistindo num espaço de convivência para a formação e o incentivo à cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades dos participantes.
• Projeto Viva Vida – Serviço de Buffet CIPAC: A estrutura do buffet conta com cadeiras, mesas e utensílios que auxiliam nos eventos sociais municipais, prestando serviços para a administração publica e para as atividades desenvolvidas junto a entidade.
• Projeto Viva Vida – Serviço de Horta e Jardinagem: Viabiliza a inclusão social, produtiva, e segurança alimentar e nutricional à população em situação de vulnerabilidade social e econômica, apoiando a produção de alimentos para o autoconsumo, emprego e renda, baseadas na produção sustentável.

Tais ações tem por público alvo, a população em situação de vulnerabilidade social e econômica referenciada no Centro de Referência de Assistência Social de Cambira (CRAS) e do Serviço de Proteção Social Especial, e do público alvo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos, priorizando a proteção integral à infância conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/93,no sentido de garantir que “[...] a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e a dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição Federal e nas leis (BRASIL, 1990, p.24)
Nesse sentido, os programas, projetos e ações realizados pela entidade, promovem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o desenvolvimento da cidadania e de habilidades e competências profissionais, colocando-se como serviço essencial à Politica Municipal de Assistência Social de Cambira, atuando como entidade refenciada ao município no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Objetivos

Gerais:

 Promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social;
 Contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da cidadania;
 Viabilizar o acesso à tecnologia e à informação;
 Garantir a alimentação de qualidade.
 Fomentar a qualidade de vida;
 Proporcionar ambientes de união e confraternização fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
 Priorizar a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos.
 Estimular a equipe técnica por meio da melhoria das condições de trabalho.
 Facilitar o acesso a bens e serviços socioassistenciais.

Específicos:

Ampliar o atendimento da Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família (APMIF) ao público alvo e qualificar os serviços prestados.

Metas a atingir:

Dos serviços, ações e projetos executados pela APMIF, a meta e objetivos preponderantes são oferecer serviços de forma acessíveis e gratuitos a todas as pessoas que necessitam e que, no entanto não tenham condições financeiras de arcar com despesas, e é principalmente através desses serviços que buscamos proporcionar uma melhora significativa da qualidade de vida das pessoas beneficiadas e, sobretudo, potencializamos as famílias na busca e conquista de sua autonomia e protagonismo social através dos projetos e serviços oferecidos pela entidade.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidades e/ou risco social do município de Cambira, estas crianças, adolescentes e adultos são encaminhadas pelas Entidades locais, Secretarias Municipais, pelo CRAS - Centro de referência de Assistência Social, e comunidades em geral, onde a APMIF prioriza as pessoas que estão em situação de vulnerabilidades e/ou risco social, visto que em alguns casos pode haver crianças, adolescentes e adultos que já participam dos projetos oferecidos pela entidade, os quais necessitam de atendimentos prioritários.

Cronograma

Físico:

Valor Mensal -- Repasse Prefeitura Municipal

Financeiro:

Valor Mensal -- Repasse Prefeitura Municipal

Orçamento:

Materiais de Consumo, Distribuição Gratuita, Materiais Gráficos, Materiais de Proteção de Segurança, Material Permanente, Material de expediente, Tintas, Aviamentos, Gêneros Alimentícios, Folha de Pagamento, Encargos Sociais, Despesas correntes de Prestação de Serviços – Pessoa Física, Despesas correntes de Prestação de Serviços – Pessoa Jurídica, bem como, material de higiene e limpeza; material esportivo e vestuário; material pedagógico e didático; material de informática; materiais para os cursos em geral, manutenção dos equipamentos usados na entidade; prestação de serviços como fotográficos e filmagens, desde que sejam esporádicos; despesas relacionadas com veículos, de reparo e/ou combustível; serviços de terceiros e pequenos reparos nas instalações físicas tais como pintura, reboco, rede elétrica e hidráulica e equipamentos, materiais esses com a finalidade de suprir a associação no desenvolvimento de seus projetos, de suas atividades e serviços.

Beneficiários Diretos:

Atendemos Diretamente certa de 800 pessoas semanalmente

Beneficiários Indiretos:

Atendemos Indiretamente certa de 1500 pessoas semanalmente

Resultados:

Dos serviços, ações e projetos executados pela APMIF, a meta e objetivos preponderantes são oferecer serviços de forma acessíveis e gratuitos a todas que necessitam e que, no entanto não tenha condições financeiras de arcar com despesas, e é principalmente através desses serviços que proporcionando uma melhora significativa da qualidade de vida das pessoas beneficiadas e, sobretudo, potencializamos as famílias na busca e conquista de sua autonomia e protagonismo social através dos projetos e serviços oferecidos pela entidade. A APMIF, vem executando os projetos de acordo com a procura, dos usuários, onde há uma grande rotatividade durante o ano em alguns projetos. E a APMIF têm atuado com finalidade de oferecer proteção e assistência necessária a toda população principalmente as que se encontra em situação de real vulnerabilidade social onde vem executando serviços, ações e projetos, oferecendo proteção e assistência de forma acessível e gratuita para as famílias de baixa renda e a todos os que necessitem e que, no entanto não tenha condições financeiras de arcar com os serviços, é principalmente através desses serviços que proporcionamos uma melhora significativa da qualidade de vida das pessoas beneficiadas e, sobretudo, potencializamos as famílias na busca e conquista de sua autonomia e protagonismo social através dos projetos e serviços oferecidos pela entidade.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos