Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

Parque de cordas

Ano / Edição: 2019
Município: Maringá
Função de Governo: Urbanismo

Diagnóstico

Demanda por espaços de lazer infantil, de qualidade e atrativos, que estimulem o desenvolvimento das habilidades motoras e também sociais.

Descrição

Trata-se de um parquinho que aplica soluções inovadoras, no Brasil, tanto de qualidade dos brinquedos quanto de segurança. Os brinquedos são feitos com cordas que por vezes se entrelaçam e por vezes se estendem, formando uma teia, onde as crianças escalam, rememorando os tempos em que a brincadeira era subir em árvores. Outra inovação é o piso, feito de borracha, que absorve o impacto de eventuais quedas. O piso é elaborado de borracha de pneus reciclados, triturados e moldados in loco.
O parque de cordas está inserido dentro de outro projeto, financiado pelo Governo do Estado, chamado de "Meu Campinho", que conta também com uma quadra de futebol de grama sintética e um pergolado com bancos.

Objetivos

Gerais:

Em linhas gerais, o objetivo é levar o lazer de qualidade à população dos bairros mais periféricos da cidade de Maringá.

Específicos:

Levar para os bairros espaços de lazer infantil, de qualidade e atrativos.

Metas a atingir:

Executar os 19 (dezenove) projetos dos parques de cordas, que já estão em andamento, até setembro de 2019 e programar para 2020 a execução em outros locais, replicando os brinquedos existentes e/ou propondo novos brinquedos com as mesmas características de qualidade e atratividade.

Cronograma

Físico:

4 meses (120 dias) para a execução da obra completa do Projeto Meu Campinho, conforme o cronograma físico e financeiro anexo.

Financeiro:

Conforme cronograma físico/financeiro anexo.
23% para o primeiro mês
16% para o segundo mês
31% para o terceiro mês
31% para o quarto mês

Orçamento:

R$ 480.757,54 para cada uma das implantações do projeto Meu Campinho completo, porém, este valor varia para cada terreno devido as características específicas de cada um como, por exemplo, a execução de calçamento no entorno, a necessidade de talude ou terraplanagem, etc.
O valor total do financiamento, para os 19 parquinhos, é de 10 milhões.
O valor aproximado do conjunto (brinquedo de cordas e piso emborrachado) é 120.000,00

Beneficiários Diretos:

Dezenove bairros

Beneficiários Indiretos:

Abrangência de aproximadamente 70 bairros beneficiados

Resultados:

Melhoria na qualidade urbana de 19 bairros periféricos, com estimativa de utilização de 1000 crianças/dia nos 19 parquinhos quando todos estiverem concluídos.

Anexos

Banco de Projetos