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Certificado de Reconhecimento

FazJovem Empreendedor

Ano / Edição: 2019
Município: Fazenda Rio Grande
Função de Governo: Trabalho

Administração Indireta:

Empresa Pública

Diagnóstico

O projeto FazJovem Empreendedor nasceu da necessidade de orientar o jovem que está no 3° ano do Ensino Médio as ações de empreendedorismo, uma vez que o Município de Fazenda Rio Grande é considerado uns dos municípios que mais cresce no Brasil e está em constante crescimento econômico, percebeu-se a necessidade de fomentar a essência do empreendedorismo e também auxiliar este jovem a desenvolver ideias criativas como fonte de renda, uma vez que o país passa por um baixo estoque de empregos dificultando ainda mais as condições que este jovem em idade escolar encontra-se, sendo assim, as ações deste projeto procura oportunizar através de um ciclo de palestras com orientações estrategicamente pensadas e tomadas como medidas para auxiliar o desenvolvimento humano pessoal e também o desenvolvimento local enquanto empreendedorismo, afastando desta forma estes jovens da vulnerabilidade social que muitos vivem, alimentando esperanças e melhorando sua autoestima, o projeto atingiu no ano de 2018 cerca de 1100 alunos com idade escolar entre 15 e 22 anos e prevê alcançar até o final deste ano, 1200 alunos que frequentam o 3° ano do Ensino Médio de escola Pública de Fazenda Rio Grande.

Descrição

O Projeto FazJovem Empreendedor foi idealizado pelo Prefeito do Município de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack com o apoio da Secretária de Trabalho, Emprego e Renda, e uma equipe multidisciplinar de técnicos da Prefeitura envolvendo a Sala do Empreendedor, setor de Arrecadação e Agência do Trabalhador, com parecerias de consultores e empresário da cidade. O projeto é aplicado desde de junho 2018, contempla os dez Colégios públicos Estaduais sediados no município que ofertam o 3º ano do ensino médio, atingindo no ano de 2018, 1100 jovens com idades entre 15 e 22 anos. O projeto é aplicado em um ciclo de 5 palestras divididos em 3 encontros, que abordam os seguintes temas: Conhecendo o Município; Desenvolvendo o seu bairro; Motivando o jovem Empreendedor; Desburocratização e Vocação Empreendedora, visam despertar a visão empreendedora entres os jovens que estão deixando o ensino médio, prepará-los para o mundo dos negócios e afastá-los da vulnerabilidade social. Fazenda Rio Grande é um município em pleno desenvolvimento, com o passar dos anos despontou como uma terra promissora para quem busca investir, inspirado no desenvolvimento, sentimos a necessidade de nortear e apresentar aos nossos jovens a cidade com o olhar voltado ao empreendedorismo, desta forma inciamos com uma pesquisa de mercado direcionado para cada bairro do município ao entorno de cada instituição de ensino envolvida no projeto, esta pesquisa nos revelou as carências e necessidades do bairro em que o aluno vive com a sua família, sendo assim, os dados foram tabulados em forma de gráficos e discutidos com os alunos em uma das palestras, fomentando a visão empreendedora do estudante e o desejo de tornar-se um empreendedor do município. Após a realização de cada pesquisa é desenvolvido uma programação para que os técnicos realizem as palestras em cada Colégio, para não onerar sempre o mesmo professor em suas aulas, o cronograma é cuidadosamente planejado para que as palestras sejam feitas uma vez por semana em dias semanais distintos. Nos dias programados os palestrantes dirigem-se ao Colégio em questão e realizam uma palestra seguido por gestionamentos dos estudantes. O 1° encontro é divido em dois momentos, o 1° momentos o técnico do município explica sobre o município em geral, relata situações econômicas e de desenvolvimento que o município passou e está passando, apresenta os dois setores industriais e comerciais, relatando ainda quais são as maiores empresas, o que produzem e o que mais é comercializado na cidade, no 2° momento é abordado o bairro em que aquele Colégio está localizado, são discutidos os gráficos apresentados através de pesquisa de mercado e esclarecido os pontos da pesquisa a fim de instigar o jovem a querer saber sobre o empreendedorismo, em seguida é desenvolvido perguntas e explicações sobre o que é ser um empreendedor. No 2º encontro, o 3° momento é apresentado as histórias inspiradoras de grande empreendedores, fazendo uma linha do tempo até chegar aos depoimentos dos empresários locais que contam porque decidiram empreender no município, qual é a visão deles sobre o desenvolvimento econômico da cidade e finalizam deixando uma palavra de incentivo ao jovem que está deixando o ensino médio, no 4º momento os técnicos do MEI e da arrecadação do município explicam sobre a abertura e portes de comércios e empresas, esclarecem dúvidas quanto a documentação e a desburocratização para abrir seu próprio negócio. No último encontro o Prefeito e o consultor dividem o tempo da apresentação, o Prefeito que também é um empreendedor conta como é administrar uma cidade como Fazenda Rio Grande, e os desafios enfrentados para desenvolver o empreendedorismo local, o consultor fala sobre as inovações tecnológicas, apresenta situações de empreendedores através de vídeos e levanta questionamentos sobre o comportamento empreendedor. Após o término do projetos, os dados dos alunos são anexados a um banco de dados, e comparados mensalmente aos dados fornecidos pelo MEI e setor de arrecadação, a fim de saber quantos jovens que participaram das palestras abriram seu próprio negócio. O projeto oportuniza o jovem a querer ser uma pessoa melhor e bem-sucedida, seja ele como um empreendedor comercial ou industrial ou ainda como um empreendedor em sua vida, buscando sempre o crescimento profissional e estimulando suas ações de forma pensada com o intuito de crescimento pessoal e profissional. Para a implantação foram necessários: um notbook, um projetor com tripé, uma tela para projetar, uma caixa simples de som, um filtro de linha, um banner do projeto com o mapa da cidade e um carro para deslocamento entre um colégio e outro, sendo assim, com exceção do veículo que não é de uso exclusivo da projeto, totalizamos um gosto de cerca de R$ 8.550,00 (oito mil, quinhentos e cinquenta reais), mais um gasto de combustível de cerca de R$ 140,00 (cento e quarenta reais). No final do ciclo das 5 palestras, é realizado uma formatura e entrega de certificados, como são mais de 1100 alunos, o evento é dividido em dois dias e totaliza um custo de cerca de R$ 8.000,00 (oito mil reais), estes valores foram cotados, porém foram utilizados materiais e equipamentos já existentes na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

Objetivos

Gerais:

O projeto FazJovem Empreendedor tem como seu principal objetivo incentivar o empreendedorismo entre jovens e adolescentes que estão deixando o ensino médio, fomentando o desenvolvimento da cidade e de si próprio, afastando o risco da vulnerabilidade social e incentivando o melhoramento profissional e pessoal.

Específicos:

Desenvolver a visão empreendedora dos jovens; Propor ideias criativas e viáveis para o desenvolvimento local; Motivar o jovem a se desenvolver no campo do empreendedorismo pessoal e profissional; Diminuir o risco da vulnerabilidade social; Entender e conhecer o que é cidade tem e o que é possível melhorar e Realizar um autoconhecimento de suas habilidades e propor iniciativas.

Metas a atingir:

Apresentar o município de Fazenda Rio Grande, demonstrando os comércios e indústrias que estão localizadas nesta cidade, o que elas produzem e quantas pessoas empregam; Fomentar ideias de como desenvolver o bairro em que vivem observando os tipos de comércio existentes e quais foram as oportunidades que ainda não foram exploradas; Motivar os jovens a ser um empreendedor afastando, dele o risco do desemprego e da vulnerabilidade; Demonstrar de forma clara e objetiva a documentação necessária para não trabalhar na ilegalidade e informalidade; Fazer o jovem perceber que apesar das dificuldades é possível mudar sua realidade. O projeto é aplicado por escola e dura em torno de um mês, porém após as ideias empreendedoras ser fomentada o processo seguirá conforme o interesse do aluno, acreditamos que em cerca de 12 meses após o aluno passar pelas palestras os primeiros passos para tornar-se um empreendedor já esteja em andamento e que o aproveitamento deste jovens alcem 20% dos alunos que fizeram o circuito de palestras.

Cronograma

Físico:

Ano de 2018: Aplicação do Projeto Colégio Estadual Líria Micheleto Nichele: Período: Noturno. Dia 12/06: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande; Dia 20/06: Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 28/06: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 06/07: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino: Período: Manhã e Noite Dia 10/09: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 19/09: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 28/09: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Dr. Décio Dossi: Período: Manhã e Noite Dia 12/09: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 20/09: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 28/09: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Professor Anderson Rangel: Período: Matutino Dia 24/10: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 30/11: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 22/11: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Professor Anita Canet: Período: Noturno. Dia 29/10: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 05/11: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 22/11: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Lucy Requião: Período: Manhã e Noite Dia 26/10: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 31/10: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 23/11: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Professor Abílio Lourenço dos Santos: Período: Noturno. Dia 08/11: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 14/11: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 29/11: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira: Período: Manhã, Tarde e Noite Dia 13/11: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 19/11: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 03/12: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Desembargador Jorge Andriguetto: Período: Manhã e Noite Dia 12/11: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 20/11: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 30/11: Palestra Vocação Empreendedora. Aplicação do Projeto Colégio Estadual Bayard Osna: Período: Noturno. Dia 09/11: Palestra: Conhecendo Fazenda Rio Grande e Palestra: Desenvolvendo o seu bairro; Dia 20/11: Palestra: Motivando o Jovem Empreendedor e Palestra: Desburocratização e Dia 30/11: Palestra Vocação Empreendedora. Formaturas: 10/08/2018 – Colégio Estadual Líria Michele Nichele, (Projeto piloto); 04/12/2018 – Colégios: Olindamir Merlin Claudino, Profº Anderson Rangel, Anita Canet. Dr. Décio Dossi e Lucy Requião; 05/12/2018: Colégios: Abílio Lourenço dos Santos, Des. Cunha Pereira, Des. Jorge Andriguetto e Bayard Osna. Ano: 2019 Calendário ainda em andamento, programação para término em 14/11/2019, com a realização da formatura.

Financeiro:

Um notbook, um projetor com tripé, uma tela para projetar, uma caixa simples de som, um filtro de linha, um banner do projeto com o mapa da cidade e um carro para deslocamento entre um colégio e outro, sendo assim, com exceção do veículo que não é de uso exclusivo da projeto, totalizamos um gosto de cerca de R$ 8.550,00 (oito mil, quinhentos e cinquenta reais), mais um gasto de combustível de cerca de R$ 140,00 (cento e quarenta reais). No final do ciclo das 5 palestras, é realizado uma formatura e entrega de certificados, como são mais de 1100 alunos, o evento é dividido em dois dias e totaliza um custo de cerca de R$ 8.000,00 (oito mil reais), estes valores foram cotados, porém foram utilizados materiais e equipamentos já existentes na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

Orçamento:

O projeto ainda está em execução no ano de 2019. Em 2018 a estimativa de gastos foram R$ 8.000,00 (oito mil reais) para as formaturas, contando um coffee break, alugueis de mesas, cadeiras, som, decoração e o salão foi cedido. Quanto aos equipamentos não ocorreram gastos pois os mesmos já estavam em uso em distintos setores, o carro pertence a Secretaria para resolver situações diversas, o gasto de combustíveis foi estimado um gasto de R$ 140,00 (cento e quarenta reais), os técnicos que aplicam o projeto são funcionários da prefeitura e não receberam gratificações ou bonificações para realizarem o projeto.

Beneficiários Diretos:

O projeto alcançou 1100 jovens de todos os bairros do município que frequentam o 3° ano do Ensino Médio em uma dos dez Colégios Estaduais da cidade.

Beneficiários Indiretos:

Com a aplicação do projeto acreditamos que atingimos cerca de 70% dos 98.368 habitantes do municio (estimativa do IBGE 2018), pois o aluno que participou do projeto envolveu seus familiares nas discussões sobre empreendedorismo e ainda a pesquisa de campo levou a população local a redescobrir Fazenda Rio Grande como uma feliz oportunidade de gerar emprego e renda, propondo melhorias e investimentos na cidade.

Resultados:

Após o primeiro ano de aplicação do projetos percebemos o aumento de jovens procurando orientação dentro da Sala do Empreendedor, e alguns até se movimentando para abrir o seu próprio negócio ou aprimorar o ramo em que a família já atua, Fazenda Rio Grande é um município que está em constante crescimento, visando o desenvolvimento do jovem local podemos perceber o interesse em desenvolver de forma consciente o município gerando emprego e renda para a população Fazendense.

Anexos

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