Banco de Projetos

BEM ME QUERO

Ano / Edição: 2019
Município: Joaquim Távora
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Estima-se que em 2030 devam existir 2.518.516 idosos em nosso Estado, representando 29,9% da população geral (Linha Guia do Idoso), logo, haverá também um aumento da incidência das doenças crônicas degenerativas, além do número cada vez maior de problemas relacionados à saúde mental.

Descrição

A grande parte da população adstrita é portadora de múltiplas condições crônicas, mas os esforços para a melhoria da qualidade de vida continuam tendo como foco o manejo de doenças únicas como: insuficiência cardíaca,diabetes, renal, ansiedade, obesidade, entre outros.
A população cadastrada na unidade é classificada em grupos de risco e muitas vezes estão inseridas em mais de um grupo de risco (HAS/DIA/DM/idoso), assim, existe pressão para a reengenharia dos sistemas de saúde, a fim de otimizar o cuidado da saúde da população.
A proposta é que o modelo de atençãoa população adstrita tenha como foco a identificação de riscos potenciaisa essa população.Neste contexto e com o objetivo de oferecer à população Tavorense o cuidado oportuno com baixo índice de complicações e eficiência para que alcance o envelhecimento ativo e saudável, com qualidade de vida, independência e autonomia pelo máximo de tempo possível, sendo inspirado e embasado no Projeto MACC (Modelo de Atenção as Condições Crônicas/Projeto Sintonia da 19ª Regional de Jacarezinho) e nas Linhas Guias: de HAS/ DM/Idoso/Saúde Mental; a UPSF Zilda Arns Neumann elabora o “Projeto Bem Me Quero”.
O “Projeto Bem Me Quero” é realizado da seguinte forma:
Através do cadastro das famílias realizado pelosACSs, que identifica a população com potenciais de risco sendo direcionados à unidade de saúde onde são estratificados pela enfermagem. (Ficha de Estratificação de Risco - Anexo)
A partir da estratificação, o paciente de risco (HAS/DM/Idoso/Saúde Mental), passa a fazer parte do projeto.
Os atendimentos são realizados semanalmente, pelos seguintes profissionais: enfermeira, nutricionista, médico e dentista, de acordo com o risco; para cada estratificação de risco existe um cronograma de consultas/retorno: alto risco – 3 vezes ao ano, médio risco – 2 vezes ao ano e baixo risco – 1 vez ao ano; com exceção do tratamento nutricional e odontológico, os retornos são agendados conforme agravidade da patologia (semanal, quinzenal e mensal). O profissional dentista somente dará alta ao paciente, após o tratamento concluído.
No dia do “Projeto Bem Me Quero”, o paciente é submetido a uma avaliação clínica direcionada de forma individual por cada profissional; sendo acolhido pela enfermagem que colhe sua história clínica, pregressa e atual, além da identificação das fragilidades e orientado sobre cuidados de saúde, passa então, pela consulta médica e nutricional, onde é realizado exame físico, diagnóstico, solicitado exames conforme patologias, com base nas Linhas Guias, prescrições e orientações verbais e escritas. Por incompatibilidade de agenda as consultas odontológicas acontecem em outro período.
Portanto, no Projeto esta contida a rotina do atendimento,que deverão nortear as ações da Atenção Integral à Saúde da população Tavorense cadastrada na UAPSF, ancorados pela identificação precoce de complicações e seu manejo através da Avaliação da Equipe Multiprofissional da Saúde.

Objetivos

Gerais:

• Promover ações que proporcione menores riscos de agravos das doenças já instaladas e melhora na qualidade de vida da população atendida pelo Projeto, tendo em vista, o aumento da longevidade tem-se o aumento da incidência das doenças crônicos degenerativas.
• Monitorar a saúde em vez da doença,pretendemos direcionarmos o investimento dos recursos do Sistema de Saúde para uma intervenção precoce, o que resulta em chances mais generosas de reabilitação e em redução do impacto na funcionalidade.

Específicos:

• Criar vínculo com o paciente;
• Oferecer cuidado integral;
• Estimular o autocuidado, desenvolvendo o empoderamento a compreensão do processo saúde e doença;
• Tornar o paciente protagonista do tratamento;
• Prevenir complicações resultantes iatrogênia;
• Reduzir a incidência de internações hospitalares por condições crônicas;
• Intervir e conscientizar nas práticas de autocuidado de saúde bucal;
• Promover ações alimentares e nutricionais que contribuam para a manutenção de peso saudável;
• Promover hábitos saudáveis de vida para a redução de agravos;
• Desenvolver e estimular a prática da atividade física;
• Criar posteriormente, horta comunitária para usufruir dos benefícios mentais, sociais, educativos desta atividade;
• Incluir futuramente o profissional psicólogo no projeto.

Metas a atingir:

• Promover e incentivar mudanças nos hábitos de vida: alimentar, prática de atividade física, saúde bucal, uso correto de medicamentos conforme prescrição médica, oferecendo atendimento integral, acolhedor, equidade, conforme as diretrizes do SUS;
• Em longo prazo, diminuir custos com medicamentos, internações, exames de alta complexidade, cirurgias, atendimentos secundários e terciários, dando prioridade para o atendimento integral na Atenção Primária.

Cronograma

Físico:

O “Projeto Bem Me Quero” teve início em 20/05/2019 na Unidade de Atenção Primária Saúde da Família Zilda Arns Neumann – UAPSF, localizada na Rua Florentino de Oliveira, nº 263, Vila Industrial, Joaquim Távora/Paraná, é realizado semanalmente as segundas-feiras às 13:00 horas, sendo atendidos 6 pacientes por semana.

Financeiro:

Fundo Municipal de Saúde

Orçamento:

Recurso da saúde

Beneficiários Diretos:

População estratificada com potencial de risco em saúde

Beneficiários Indiretos:

A família do paciente acompanhado pelo projeto Bem Me Quero
O orçamento do município de Joaquim Távora (Prefeitura Municipal)

Resultados:

Adesão dos pacientes em realizar o Plano de Cuidados e durante o monitoramento da pressão arterial, glicemia capilar e peso, realizado na Unidade, observa-se comprometimento para o controle das patologias.
POPULAÇÃO ESTRATIFICADA: 406 PACIENTES
PACIENTES QUE JÁ INICIARAM O PROJETO: 37 PACIENTES
FALTOSOS: 6 PACIENTES

Anexos

Banco de Projetos