Banco de Projetos

DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DE SARANDI, NA PRESTAÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO AOS MUNÍCIPES

Ano / Edição: 2019
Município: Sarandi
Função de Governo: Saneamento

Administração Indireta:

Autarquia Águas de Sarandi

Diagnóstico

Oferecer o serviço público de saneamento com qualidade para a população de um município, de modo que possa haver um equilíbrio entre o atendimento das necessidades dos cidadãos e a preservação do meio ambiente, é um desafio para todo gestor público, principalmente em cidades mais populosas.
Isto se comprova, no que diz respeito às peculiaridades da cidade de Sarandi/PR.
A cidade foi emancipada em 1981, está praticamente anexa a Maringá, é a vigésima segunda cidade paranaense em população e a segunda maior cidade da micro região – 9 composta de 30 municípios, ficando atrás somente de Maringá.
Possui atualmente cerca de 100 mil habitantes, com característica de cidade dormitório.
Ostenta o maior índice de crescimento populacional do Estado do Paraná, número esse em torno dos 6,8% ao ano. Esse crescimento se deve às condições em que a cidade se situou, estando encravada nas imediações da zona urbana de Maringá, comportando-se como fornecedora de mão-de-obra e receptora das classes sociais menos favorecidas economicamente.
Acrescenta-se a este cenário outros problemas como por exemplo: Sarandi apresenta 10% de coleta e tratamento de esgoto, ou seja, 90% das residências possuem sistema individual de tratamento de esgoto do tipo, “fossa negra”, em consequência disso vários transtornos são diariamente presenciados, seja por motivos de saúde, ou por consequência de períodos chuvosos quando várias dessas fossas são danificadas. Outro problema grave causado pela falta de coleta e tratamento de esgoto é a contaminação do lençol freático.
Toda água captada para abastecimento público no município de Sarandi é oriunda de captação subterrânea e com o passar dos anos o nitrogênio em sua forma de nitrato e nitrito é depositado no lençol freático através da infiltração do esgoto doméstico das fossas negras.
Com essas características e nível populacional, melhorar o saneamento básico para a população, de forma sustentável, torna-se um desafio da maior importância.
Diante deste cenário, o Município de Sarandi diferente de grande parte dos municípios paranaenses que tem o seu sistema de água e esgoto fornecido pela Sanepar, tomou para si a incumbência de gerenciar o sistema de coleta e fornecimento de água, bem como o tratamento de esgoto através da Autarquia Águas de Sarandi
Desta forma criou em 2006, a Autarquia Águas de Sarandi - Serviço Municipal de Saneamento Ambiental, criada pela Lei nº. 1279/2006, e é responsável pelos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
Antes disso o serviço era fornecido através do Departamento de Água e Esgoto (DAE) que pertencia a Secretaria Municipal de Urbanismo.
As melhorias no sistema proposto foram definidas a partir dos estudos da Águas de Sarandi – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental, visando determinar a solução mais conveniente, bem como o alcance ótimo das etapas do Plano Municipal de Saneamento.
Buscou-se definir uma concepção futura para os sistemas existentes padrão Águas de Sarandi em questão, quando necessária, aliada à definição dos alcances ótimos das etapas a serem implementadas no sistema como um todo, levando-se em conta os critérios técnicos econômicos a serem estabelecidos.
Os critérios adotados para a otimização do sistema foram os recomendados pela própria equipe Técnica da Autarquia Águas de Sarandi, cuja filosofia está toda embasada no estabelecimento da melhor solução técnica e menor custo total.

Descrição

Em 2006 o município criou a Autarquia Águas de Sarandi - Serviço Municipal de Saneamento Ambiental, através da Lei nº. 1279/2006, e é responsável pelos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
Antes disso o serviço era fornecido através do Departamento de Água e Esgoto (DAE) que pertencia a Secretaria Municipal de Urbanismo.
A Autarquia possui atualmente O Plano Municipal de Saneamento Básico de Sarandi – PMSBS, denominada “As Água de Sarandi, criado através da Lei Orgânica municipal 1.650/2009.
Nele foi pactuado em seu plano de metas, investimentos imediatos no sentido de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário.
A partir de 2017, quando esta gestão municipal assumiu, estamos trabalhando na implementação do seguinte Plano de Saneamento, visando melhorar a prestação deste serviço para a população:
Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Sarandi, Estado do Paraná, o projeto foi dividido em 2(duas) bacias, denominadas de Bacia 1 e Bacia 2.

a) A bacia 1 compreende a Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário divididos em Ampliação da Rede Coletora de esgoto, Ampliação das ligações prediais e Ampliação dos Emissários de esgoto bruto.
b) A bacia 2 compreende a Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário divididos em Ampliação da Estação elevatória de Esgoto localizada no Jardim Santana, Ampliação da Linha de Recalque, Ampliação da Rede Coletora de esgoto e Ampliação das ligações prediais. Os bairros contemplados com o empreendimento são Jardim Nova Paulista, Jardim Novo Independência 1ª parte, Jardim Universal, Jardim Bom Pastor, Jardim Social, Jardim Novo Independência 2ª parte, Jardim Casa da Família II, Conjunto Osvaldo Gheal, Jardim do Parque, Jardim Ouro Preto, Jardim Escala, Jardim Ouro Verde , Jardim Casa da Família, Parque Residencial Jalmar, Parque Industrial 5ª parte, Jardim Nova Aliança, Parque Residencial São Jose, Jardim Independência 3ª parte, Jardim Belém, Jardim Primavera, Jardim Primaverão, Jardim Verão, Jardim Novo Centro, Jardim das Flores, Jardim das Flores 2ª parte, Jardim das Flores 3ª parte, Jardim São Jorge, Centro, Jardim Independência 1ª parte, Parque dos Pioneiros, Jardim Vera Cruz.

Objetivos

Gerais:

1) Criar campanhas para conscientização da população quanto a conservação e preservação dos recursos hídricos;
2) Melhorar as condições dos reservatórios de água no município;
3) Realizar o tratamento dos esgotos gerados, realizando programas e estudos para sempre melhorar a estrutura de captação visando sempre a proteção ambiental e bem-estar da população;
4) Estimular o uso racional e consciente da água;
5) Desenvolver estudos visando a melhoria continua do nosso trabalho e investindo de maneira consciente para sempre visar melhor atendar a população;
6) Assegurar a proteção da saúde da população e a salubridade do meio ambiente urbano e rural, fornecendo diretrizes ao poder público e à coletividade e disciplinando o planejamento e a execução das ações referentes ao saneamento do município de Sarandi, garantindo o funcionamento dos sistemas de saneamento, cabendo a todos o direito de exigir a adoção de medidas nesse sentido, de forma que os mesmos atinjam os benefícios sociais pretendidos considerando a proteção ambiental, atendendo à Política Nacional e buscando o desenvolvimento sustentável;

Específicos:

1) Instalar Rede coletora de Esgoto no, Jardim Nova Paulista, Jardim Novo Independência 1ª parte, Jardim Universal, Jardim Bom Pastor, Jardim Social, Jardim Novo Independência 2ª parte, Jardim Casa da Família II, Conjunto Osvaldo Gheal, Jardim do Parque, Jardim Ouro Preto, Jardim Escala, Jardim Ouro Verde , Jardim Casa da Família, Parque Residencial Jalmar, Parque Industrial 5ª parte, Jardim Nova Aliança, Parque Residencial São Jose, Jardim Independência 3ª parte, Jardim Belém, Jardim Primavera, Jardim Primaverão, Jardim Verão, Jardim Novo Centro, Jardim das Flores, Jardim das Flores 2ª parte, Jardim das Flores 3ª parte, Jardim São Jorge, Centro, Jardim Independência 1ª parte, Parque dos Pioneiros, Jardim Vera Cruz. O sistema de esgotamento nos bairros dezembro de dezembro de 2020.
2) A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Sarandi compreende a implantação de rede de esgotos localizada na região denominada Bacia 1, sendo todo o efluente coletado por dois emissários, Emissário Sarandi, que despeja todo o esgoto no Emissário Thaz. Esses emissários irão despejar estes efluentes na Estação de Tratamento de Esgoto Norte (Objeto de contrato PAC de nº 0237820-22). Na bacia 2 será ampliada a estação elevatória de esgoto, a estação elevatória de esgoto existente, está localizada no parque residencial Santana no município de Sarandi, no lote 11 da quadra 20, esquina entre a Rua Nova Andradina e a Estrada Octavio Colli, com uma área total de 200m² e uma área construída de 42,79 m². Atualmente ela é responsável pelo bombeamento de 100% do esgoto coletado, recalcando o efluente até o emissário em manilha de barro de junta argamassada Ø300mm, por onde segue por gravidade até a estação de tratamento de esgoto denominada de Sul. A estação elevatória possui um gradeamento, poço de sucção com volume de 10m³ e dois conjuntos moto-bombas centrífugas horizontais. A linha de recalque possui 1.705,00 metros e foi construída em PVC, junta elástica, classe 1MPa, DN200 mm. A estação elevatória não possui Tanque de Acumulação, de forma que em eventuais paradas do sistema, é necessário o recolhimento do esgoto por meio de caminhões auto-fossa, sendo posteriormente descarregados na estação de tratamento de esgoto. Está sendo proposta a execução de uma nova estação elevatória, com uma área total construída de 214,63 m³, que atenda com mais eficiência a demanda do município. Uma análise mostra que ao longo de toda a linha de recalque, a mesma fica sujeita à pressões negativas, por isso será necessário a substituição da linha de recalque existente DN200 para uma com DN250, sendo assim, será usado tubo de PEAD, com a finalidade de resistir a essas pressões negativas.
3) Construção de Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, Emissário e Implantação de Rede Coletora (PAC), contrato 0237820-22/2007 – Convênio 602679.
4) Melhorar a qualidade da água que é fornecida aos munícipes, mediante melhora no tratamento da mesma.
5) Prestação de serviço com preço justo para a população, inclusive com tarifas sociais para população de baixa renda;

Metas a atingir:

As metas é que até dezembro de 2020, final do mandato eleitoral da atual gestão são as seguintes: 248.400 metros de Rede Coletora de Esgoto e 8800 metros de Emissários.

Cronograma

Físico:

Segue arquivo PDF em anexo.

Financeiro:

Segue arquivo PDF em anexo.

Orçamento:

R$25.033.379,59 (vinte e cinco milhões, trinta e três mil, trezentos e setenta e nove reais e cinquenta e nove centavos).

Beneficiários Diretos:

Os moradores dos bairros, Jardim Nova Paulista, Jardim Novo Independência 1ª parte, Jardim Universal, Jardim Bom Pastor, Jardim Social, Jardim Novo Independência 2ª parte, Jardim Casa da Família II, Conjunto Osvaldo Gheal, Jardim do Parque, Jardim Ouro Preto, Jardim Escala, Jardim Ouro Verde , Jardim Casa da Família, Parque Residencial Jalmar, Parque Industrial 5ª parte, Jardim Nova Aliança, Parque Residencial São Jose, Jardim Independência 3ª parte, Jardim Belém, Jardim Primavera, Jardim Primaverão, Jardim Verão, Jardim Novo Centro, Jardim das Flores, Jardim das Flores 2ª parte, Jardim das Flores 3ª parte, Jardim São Jorge, Centro, Jardim Independência 1ª parte, Parque dos Pioneiros, Jardim Vera Cruz.

Beneficiários Indiretos:

Toda a população de Sarandi, compreendendo cerca de 100 mil habitantes.

Resultados:

Ao final de 2020, com a execução da proposta o Sistema de Esgotamento Sanitário passara de 10 à 85% de rede coletora de esgoto, garantindo saneamento básico e qualidade de vida a população.

No que diz respeito ao município de Sarandi, atualmente já encontram-se realizados 35 % da obra.
Porém a Autarquia Água de Sarandi vem trabalhando com muita responsabilidade, almejando melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços de água e esgotamento sanitário para a população.

Anexos

Banco de Projetos