Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROJETO DE URBANIZAÇÃO DO TERMINAL TURISTICO ALVORADA DE ITAIPU PROPORCIONA LAZER E SUSTENTABILIDADE

Ano / Edição: 2019
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Urbanismo

Administração Indireta:

Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu

Diagnóstico

O urbanismo busca a união entre o saber e a técnica de organização das aglomerações humanas, que permitem criar condições adequadas de habitação as populações das cidades. Desta forma buscamos aplicar em nosso município esta prática e as ferramentas técnicas para obtermos um pleno desenvolvimento urbano integrado sustentável.
A administração municipal de Santa Terezinha de Itaipu tem como característica seu desenvolvimento urbano evolutivo integrado. Contrariando o atual cenário nacional, os aspectos de nossos índices de desenvolvimento abrangem vários dados positivos em todas as áreas sociais, saúde, educação, habitação, urbanização, esporte e lazer. Temos o reconhecimento público, somos referência em vários projetos de desenvolvimento urbano, que foram desenvolvidos nos últimos anos, entre eles vários projetos inovadores e ambiciosos, principalmente na área de urbanismo e habitação, como o Programa Tapete Preto que está levando asfalto para toda cidade.
Outra ação importante de referência prática, foi o Projeto Centro Novo, desenvolvido e implantado entre 2014 e 2016, apresentou um padrão de obra urbanística com ênfase na mobilidade urbana, reformulação da infraestrutura, respeito aos aspectos de sustentabilidade. o projeto foi desenvolvido com o objetivo de abranger toda a comunidade da nossa cidade, através de uma modernização urbana. Esta foi a principal referência técnica para o desenvolvimento de um novo projeto de revitalização do Terminal turístico Alvorada de Itaipu. O projeto foi desenvolvido para atribuir uma identidade referencial surgindo a inspiração para o projeto de revitalização do terminal turístico de Santa Terezinha de Itaipu, nosso ”patrimônio” que nos orgulha por sua história e beleza singular.
Neste local da região onde o Rio Paraná foi represado e limita o território Brasileiro e Paraguaio, a partir de 1983, foi fundada a nossa cidade de Santa Terezinha de Itaipu, mas antes da criação do reservatório do lago de itaipu, havia um antigo distrito de Foz do Iguaçu, com o nome de comunidade Alvorada do Iguaçu que ocupava o lugar onde hoje é o Terminal Turístico Alvorada de Itaipu. Esta pequena comunidade, chegou a ter cerca de 4 mil moradores que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da nossa cidade e deu lugar ao nosso Terminal. Por termos em nosso território esta área onde o lago foi criado, hoje podemos contar com os “Royalties” do tratado de Itaipu da usina e os município lindeiros, que beneficiam diretamente toda a população. este com certeza é o fator essencial para termos uma ótima qualidade de vida da população, percebidos não só em todos os serviços públicos na cidade mas nos índices de desenvolvimento humano acima da média nacional. Essa ascensão gradativa e constante é resultado de um trabalho que visa embelezar cada vez mais nossa linda cidade, que construímos com tanto esforço e trabalho. Seguindo sempre a premissa: “uma cidade nunca fica pronta!”; elaboramos os estudos e projetos técnicos e demos seguimento as obras.
O Terminal Turístico Alvorada de Itaipu (chamada prainha) foi construída através de uma parceria entre o município e a Itaipu. A localidade teve seus tempos áureos e com grande notoriedade turística regional, entretanto, o local precisava de uma significativa mudança, pois o ponto turístico foi aos poucos perdendo espaço, assim como em vários outros terminais da “região oeste”.

Descrição

Neste projeto de grandes proporções, procuramos reorganizar o espaço público, através de uma urbanização completa, utilizando a técnica e nossa experiência como mencionado, com a obra viabilizada através da parceria entre município com Itaipu, mantida também em vários outros projetos locais. Assim, traçada a estratégia e com o intuito de modernizarmos nossa praia de água doce em todos os aspectos, visamos proporcionar um espaço democrático para todas as classes sociais ou culturas, pois temos a característica também de recebermos argentinos, paraguaios, libaneses, chineses, dentre outros. Oportunizamos um leque de opções de diversão e ainda dando a possibilidade de organização de vários tipos de eventos públicos já realizados no local, para os mais variados públicos, incrementando ainda mais as atividades dentro de um calendário anual, possibilitando assim o atendimento integral do público, correspondendo às expectativas dos munícipes, dos turistas, campistas e visitantes de várias regiões, nacionais e estrangeiros, que devido o projeto a tendência é de um aumento significativo de público.
Além do potencial turístico do local, após a conclusão das obras, contaremos com esta excelente e nova infraestrutura, sendo com certeza uma das mais completas do estado desse segmento, numa área pública deste porte, possuindo uma área de mais de 280 mil m², quase 30 hectares, de reserva de mata ciliar integrada com ambiente construído, mantendo a perfeita harmonia entre fauna, flora e homem.
Considerando o grande número de visitantes, anualmente, nas temporadas de verão de toda região e por ser a principal área de lazer municipal, o projeto propôs restabelecer o local como uma reurbanização dinâmica e completa, sustentável.
A revitalização contemplou uma grande intervenção em todos seus aspectos de infraestrutura, no completo âmbito geral ou especifico de cada uma das 20 intervenções nas obras de revitalização, isso significa que todo o espaço existente, foi revisado para ser reestruturado e adequado.
A ação buscou dotar o melhor aproveitamento de todo o espaço do território da concessão com equipamentos e ambientes que proporcionem melhor qualidade de atendimento aos turistas, visitantes e moradores locais de todas as idades e classes sociais. O projeto tem como princípio a determinação de referências que identifiquem a identidade daquela área pública de responsabilidade do município e a integração da linguagem arquitetônica como fator de composição do conjunto turístico e seus referenciais, integrando o terminal como outra opção de destino turístico da região.
Propõe-se principalmente na obra da revitalização, uma alteração importante no trecho da orla e praças com um conceito de setorização de fluxos de veículos, pedestres e ciclistas. A intervenção consiste na retirada do tráfego de veículos da beira da praia, oportunizando uma grande área de convivência com espaço para circulação pessoas em condições normais de saúde como Pessoa Com Deficiência (PCD), contarão ainda com playground em espaço exclusivo para crianças, áreas de encontro e descontração além de duas praças: a Praça do Sol e Praça das Águas, incrementando ainda mais a arborização e paisagismo, com a aplicação principal do tipo de pavimento sendo o piso paver que possui maior permeabilidade.
Na confluência do Caminho do Sol com a orla criou-se espaço denominado de “Praça do Sol”, elemento simbólico composto de uma grande área livre que reforçam a ideia da criação de referenciais que componham a identidade daquele terminal turístico. Esse conceito vai se formando pelo tipo de materiais proposto pelos signos usados – a figura do sol – os enquadramentos de visuais da praia através de portais, a tipologia de área administrativa e da cobertura integrando-se a linguagem arquitetônica e edifícios de Santa Terezinha, e o próprio grafismo e conjunto de elementos que proporcionam a pontos de encontro, segurança dos usuários e valorização do ambiente com a efetivação deste projeto juntamente com a utilização plena do sistema de tratamento dado ao esgoto naquele espaço.
A partir dessas novas estruturas de fluxos, tráfego e sistemas organizacionais da nova setorização foram concebidos as obras civis, dentre elas o ponto de apoio aos pescadores, novo portal turístico, recepção para ciclistas no final da ciclovia, dois novos sanitários com as mesmas dimensões e características, execução de 10 novos quiosques, reforma dos quiosques existentes. reforma e restauro do mirante, ponto de atendimento aos turistas, novo playground, paisagismo ornamental e eficientização energética no sistema de iluminação pública com implantação de lâmpadas e iluminação eficiente modelo LED.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar através desta reurbanização do terminal, uma nova realidade local e regional, estabelecendo como programa de necessidades a destinação dos benefícios aos usuários dos equipamentos utilizando as melhores técnicas disponíveis atualmente no ramo urbanístico, padrões de acabamento de ótima qualidade, equipamentos e mobiliários urbanos sustentáveis. Considerando a grande área de influência do local, como a grande procura e frequência de uso do terminal pela população nas temporadas de verão e também em eventos fora de temporada realizados no local, estabelecendo uma imagem de referência regional de organização e padrão de qualidade, vindo assim firmar o padrão implantado pela administração municipal e Itaipu binacional dentre todas as precauções e as observâncias legais relacionadas ao empreendimento.

Específicos:

A elaboração do projeto básico foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, após estudos, vistorias, avaliações, laudos técnicos, levantamentos "in loco", inspeções e vários outros serviços de viabilidade técnica desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento, por meio do Departamento de Planejamento Urbano e Projetos. Intervenções foram delimitadas, sendo elas:
• Revitalizar o portal de acesso;
• Construir pista de caminhada para pedestres ligando pier à nova orla;
• Promover a recepção para ciclistas no acesso do portal de acesso do terminal;
• Pavimentar a nova orla na praia artificial;
• Desenvolver a pista para pedestre: Caminho do Bosque e do Sol;
• Construir dois novos sanitários coletivos;
• Reformar os quiosques existentes;
• Reformar e restaurar do mirante/ reservatório com poço artesiano;
• Instituir a Praça das Águas e área de lazer;
• Elaborar o Ponto de Atendimento ao Turista;
• Realizar a pavimentação asfáltica e sistema de captação de águas pluviais;
• Proporcionar serviços de paisagismo para canteiros internos e externos;
• Implantar um novo playground infantil;
• Instalar iluminação eficiente cênica e ornamental;
• Implantação do centro gastronômico.

Metas a atingir:

As metas atingidas são de caráter muito abrangente, tendo nelas várias intervenções. Cada uma com suas características, teremos uma nova dinâmica no espaço público, assim, revitalizar o portal de acesso, novo cercamento, novas vias para trafego de veículos, calçadas para pedestres e trechos específicos para ciclistas que trará com certeza maior segurança.Com a implantação dos dois novos sanitários coletivos garantiremos muito mais higiene e comodidade, bem como reformando os quiosques existentes. A criação dos novos espaços como: a Praça das Águas, Praça do Sol e playground infantil que são as novas áreas de lazer, junto com o Ponto de Atendimento ao Turista teremos várias opções de diversão entretenimento para o lazer.

Cronograma

Físico:

2017-Implantação de Atracadouro e Píer no Terminal Turístico Alvorada de Itaipu
2017/2018-Construção de Ciclovia às Margens da PR 874-Rodovia Natalino Spada
2019- Obras de Revitalização do Terminal Turistico Alvorada de Itaipu

Financeiro:

2017-Implantação de Atracadouro e Píer:Convênio firmado entre Associação Náutica de Pesca Amadora de Santa Terezinha de Itaipu e Itaipu:R$ 98.500,00
2017/2018-Construção de Ciclovia às Margens da PR 874-Rodovia Natalino Spada: R$ 1.415.225,28
2019- Obras de Revitalização do Terminal Turístico Alvorada de Itaipu: R$ 5.543.979,74

Orçamento:

Aporte de 02 Convênios firmados com Itaipu Binacional:
(Ciclovia) Município Financeiro: R$ 596.945,62
Itaipu Binacional: R$ 818.279,66
TOTAL: R$ 1.415.225,28

(Revitalização do Terminal) Município Financeiro: R$ 257.516.96- Físico: 783.675,80
Centro Gastronômico do Terminal :Recursos Próprios: R$ 879.927,74
Itaipu Binacional: R$ 4.834.864,70

TOTAL OBRA REVITALIZAÇÃO DO TERMINAL R$ 6.755.985,20

TOTAL DE INVESTIMENTO CICLOVIA E REVITALIZAÇÃO DO TERMINAL: R$ 8.405.279,94

Beneficiários Diretos:

Principalmente população residente em Santa Terezinha de Itaipu; ciclistas, pescadores, praticantes de atividades físicas em geral como os que fazem caminhada ou corrida e as pessoas que buscam uma opção de lazer alternativa, crianças, idosos e população em geral.

Beneficiários Indiretos:

Os turistas sazonais oriundos de Foz do Iguaçu entre elas principalmente árabes e chineses e de cidades do Oeste do Paraná, e outras regiões do Sul e Brasil, Argentina e Paraguai.

Resultados:

A ação da intervenção, buscou dotar o melhor aproveitamento de todo o espaço do território da concessão com equipamentos e ambientes que proporcionem melhor qualidade de atendimento aos turistas, visitantes e moradores locais de todas as idades e classes sociais. O projeto tem como princípio a determinação de referências que identifiquem a identidade daquela área pública de responsabilidade do município e a integração da linguagem arquitetônica como fator de composição do conjunto turístico e seus referenciais, integrando o Terminal como outra opção de destino Turístico da Região.

Anexos

Banco de Projetos