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Certificado de Reconhecimento

CONSTRUINDO MEU FUTURO

Ano / Edição: 2019
Município: Lapa
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

PREFEITURA MUNICIPAL DA LAPA - CENTRO DA JUVENTUDE

Diagnóstico

O Município da Lapa, considerado cidade histórica de 250 anos, possui 2.094Km2 de extensão e ocupa a colocação de 5º maior território do Estado do Paraná. De acordo com os dados do IBGE (censo 2010), a população total é de 44.932, dos quais 27.222 habitantes residem na área Urbana e 17.710 habitantes na Zona Rural em comunidades rurais interligadas por aproximadamente 3.000km de estradas. A população de homens é de 22.286 e de mulheres é de 22.646. O grau de alfabetização do Município é de 92,30% e o índice de desenvolvimento humano do Município é de 0,754. Segundo Censo 2010 a estimativa de famílias pobres com perfil Bolsa Família é de 2.913 famílias, dentre essas 446 famílias residem nas proximidades do Centro da Juventude, local de atuação do Programa Construindo Meu Futuro, também nessas áreas de abrangência temos diversos bairro com índice de vulnerabilidade social, violência e drogadição. Quanto a população censitária segundo faixa etária de 10 a 24 anos é no total de 11.790, conforme tabela abaixo. FAIXA ETARIA MASCULINO FEMININO TOTAL 10 ANOS 452 423 875 11 ANOS 415 347 762 12 ANOS 420 379 799 13 ANOS 392 408 800 14 ANOS 24 ANOS 4.417 4.137 8.554 Com empenho de melhorar as condições e qualidade de vida dos habitantes do Município da Lapa, procuramos fixar programas e projetos de socialização entre os direitos sociais e a efetivação da prática profissional, transformando a realidade com o exercício da cidadania, processo de inclusão social e resgate da dignidade ética e pessoal de nossas crianças, adolescentes e jovens. Na Assistência Social, os serviços são desenvolvidos conforme o Plano Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com os serviços, programas e projetos dentro da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Dentro da Proteção Básica, podemos caracterizar em nosso Município, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, como responsável em ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), este serviço consiste em um trabalho de caráter continuado, que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, além de fazer parte da Rede de Proteção do Município está articulado com o Sistema de Garantias de Direitos. Quanto a Proteção Social Especial, podemos caracterizar em nosso Município, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, como responsável em ofertar o Serviço Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) , são oferecidos de forma continuada a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e sociais, ou qualquer forma de violência. Adentrando nos níveis de Proteções Sociais podemos caracterizar o Programa Construindo Meu Futuro, que acontece junto ao Centro da Juventude, como parte da rede socioassistencial da Política de Assistência Social de Proteção Básica, que tem como objetivo, prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social. Assim, nessa ênfase, destacamos que a prioridade do Programa é atender o público advindo dos Serviços do CRAS e CREAS, bem como os encaminhados através do Sistema de Garantias de Direitos ou Rede de Proteção. Dentro de nossa meta também está o atendimento às demandas espontâneas, tendo em vista a valorização do interesse em participar da criança, adolescente ou jovem.

Descrição

O PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO tem como sede o Centro da Juventude Alexandre Weinhardt, localizado na Rua Dr. Luiz C Lacerda, 526, Bairro Cohapar, Lapa - Pr. Nossas ações são baseadas em três pilares: cidadania, convivência e formação e faz parte da rede socioassistencial de Proteção Social, pois seus objetivos convergem com os dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social. Nessa perspectiva foi criado o PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO que é um Programa Municipal que tem o intuito de oportunizar a crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 10 a 24 anos, em contra turno escolar, atividades esportivas, culturais e de lazer, o encaminhamento e a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional e idiomas, além de trabalhar o resgate da auto estima, a perspectiva de futuro e projetos de vida, objetivando ainda, aos adolescentes acima de 14 anos a qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio de parcerias com Instituições Formadoras, Empresas e Comércios. O Programa foi lançado no Município em 25/01/2018, onde inicialmente a idéia seria acolher 50 adolescentes para capacitação, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho, porém para nossa surpresa a adesão, aceitação e demandas do Programa foram tão grandes que em 03 meses tivemos que buscar espaços mais amplos e expandir a meta, sendo assim mudamos ao Centro da Juventude em abril de 2018. Após esses período muitas transformações, muitas melhorias temos buscado para aperfeiçoar nosso Programa e o espaço. Estabelecemos mudanças nas metas e aperfeiçoamos algumas ações e etapas do Programa, antes construídas em 2018, buscando progresso e melhorias. Atualmente para participar do Programa seguimos os seguintes passos: 1° Passo: Chegada ao Cento da Juventude através de demanda espontânea ou encaminhamento da Rede de Proteção ou Serviços do Município, com orientação da obrigatoriedade na participação da "Reunião de Inserção", (reunião que acontece mensalmente) acompanhado pelo responsável, onde será repassado as regras e normas do Programa, como funciona o Centro da Juventude, documentações e objetivo principal. No término da reunião é a apresentação dos espaços do Centro da Juventude, essa é a fase em que um membro da equipe leva o futuro participante e seu responsável a conhecer as dependência do Programa, e também apresentando os locais das oficinas. 2° Passo: Chegada do participante ao Programa para a matrícula, com os seguintes Xerox dos documentos:, • RG; • CPF; • Comprovante Residência; • Declaração escolar; • Carteira de Trabalho (acima de 14 anos) • Titulo eleitoral (acima de 16 anos) • Carteira de Reservista (acima de 18 anos, masculino) • RG e CPF do responsável. No ato da matricula o participante tem o direito de escolher as atividades que gosta, seja em período matutino, vespertino ou noturno, conforme contraturno escolar, ciente de que é obrigatório a participação em pelo menos uma das atividades esportivas ou culturais, para ter acesso às profissionalizações e formações, no caso, adolescentes e jovens acima de 14 anos. Os alunos de 10 a 13 anos, participarão das atividades e oficinas que optarem, exceto as formações profissionais com foco no Jovem Aprendiz, porém poderão participar de cursos de inglês e informática básica. 3° Passo: Os adolescentes e jovens acima de 14 anos ( que tem interesse no Programa Jovem Aprendiz ou a uma vaga no mercado de trabalho) participarão obrigatoriamente das formações profissionais. FORMAÇÕES PROFISSIONAIS: Essas formações acontecem todas as quartas feiras e se caracterizam por alguns módulos de aulas de Oratória, Informática, Inglês, bem como no direcionamento de temas que auxiliam no desenvolvimento pessoal, relacionamento intrapessoal, interpessoal e profissional. Nesse contexto podemos caracterizar como fundamental em primeiro lugar o trabalho intrapessoal com os adolescentes e jovens, pois acreditamos que é necessário conhecer a si mesmo, buscar autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima, antes de qualquer ação. Para esse fim, no trabalho intrapessoal são utilizadas inúmeras técnicas de trabalho, seja pessoal ou em grupo, como dinâmicas, roda de conversa, palestras, vivências, passeios para conhecer novas realidades, etc, e em especial a técnica de PNL - Programação Neurolinguística. A PNL é muito importante no trabalho com os adolescentes e jovens, pois todos nós temos comportamentos, pensamentos e emoções que se diferem e interferem no nosso dia a dia e que esses, muitas vezes, afetam diretamente as nossas ações e consequentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas. Segundo o site www.pnl.com.br/pnl/, através da PNL, podemos: "ensinar uma pessoa a gerenciar seus pensamentos e emoções, tornando-a líder de si mesmo e de seus relacionamentos com os outros, aumentando o seu desempenho e a sua performance. A PNL funciona na construção de soluções, com foco no atingimento de metas e objetivos, e nas relações humanas. Além disso, gera constantemente uma reflexão sobre a identidade que queremos construir como líder, profissional ou mesmo no ambiente familiar, oferecendo instrumentos para alcançar os resultados que almejamos em todas as áreas de nossa vida. Uma vez que a pessoa aprende e internaliza essa estruturação, ela mesma buscará diariamente gerar as mudanças de comportamento necessárias para que se torne uma pessoa de sucesso". Já no trabalho interpessoal e profissional, utilizamos as mesmas técnicas, como dinâmicas, roda de conversa, palestras, vivências, passeios para conhecer novas realidades, etc, e buscamos temas que auxiliam no desenvolvimento e que dizem respeito à relação com o próximo, à maneira como lidamos com nossos colegas e todos os envolvidos no ambiente de trabalho, pessoas do convívio, como colegas, familiares e amigos, etc. Algumas temáticas são fundamentais nas atividades como exemplo, postura, ética profissional, cidadania, cooperatividade, sustentabilidade, meio ambiente, direitos e deveres, educação financeira, empreendedorismo. Nesse período do Programa analisando as diversas ações desenvolvidas observamos que muitas delas estão voltadas ao tema "Urbanismo". Compreendemos que o tema urbanismo é considerado o ato de projetar e ordenar espaços construídos, também um conjunto de práticas e ideias responsável em pensar atuações que promovam a qualidade de vida dos habitantes, tanto de áreas urbanas quanto rurais. Tudo isso também está associado com o desenvolvimento socioeconômico, cultural, a mobilidade urbana, a infraestrutura, a qualidade e o acesso aos espaços públicos, a proteção e conservação do meio ambiente, sustentabilidade entre outras questões, que envolvem ações econômicas, políticas e sociais. DAS AÇÕES RELACIONADAS AO TEMA QUE FORAM DESENVOLVIDAS:  Inicialmente não podemos pensar em ações e planejamentos urbanos para a nossa cidade, se o nosso espaço, a "nossa casa" está precisando de cuidado, preservação e reparo.No entanto, desde que iniciamos no Centro da Juventude em abril de 2018 iniciamos o planejamento, melhorias e aperfeiçoamento dos espaços a fim de desenvolver os objetivos propostos pelo Programa Construindo Meu Futuro, com a pinturas e reparos nas estruturas, iniciando pela quadra de esportes e espaços externos, com pinturas nas faixas de estacionamento dos veículos e no acesso a cadeirantes. Ainda alguns espaços necessitavam ser organizados para laboratório de informática, onde as janelas não permitiam ter um bom aproveitamento devido a luz solar, onde através de um Projeto com recurso do FIA foi realizada a colocação de película de blecaute.Para o melhor aproveitamento das salas, foi desenvolvido um Projeto com recurso do FIA para colocação de divisórias em DRAYWALL, uma vez que os espaços já estavam insuficientes para atender todas as atividades previstas, reaproveitando melhor os ambientes e acolhendo com muito mais qualidade os nossos alunos. (anexo I)  O Programa Construindo Meu Futuro participa de projetos e ações nas comunidades na área de abrangência do Centro da Juventude, levando atividades educativas, de lazer, cultura e esporte.A ação é desenvolvidas nas ruas ou local de mais acessibilidade dos jovens, objetivando ações de caráter social e prevenção, buscando a qualidade de vida da população. (anexoII)  Proporcionar aos alunos do Programa Construindo Meu Futuro atividades externas, um passeio para conhecer o Museu de Biologia da UFPR, o que é importante conhecer a origem da vida dos seres vivos. Nesta visita os alunos puderam visualizar os vastos acervos científicos, painéis explicativos, telas e materiais que abordam todos os reinos dos seres vivos em exposição. Sabemos que os museus são ambientes de memória, pesquisa, cidadania, entretenimento, turismo e também um excelente espaço para ensino informal, é um passeio atrativo e que proporciona conhecimento. (anexoIII)  O Programa Construindo Meu Futuro participou do Projeto " Arte Combina com a Lapa" O Projeto foi criado pelo parceiro do Programa Marcio Assad, na época Diretor de Turismo e Comunicação Social, onde numa parceria do município com o IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , Centro da Juventude, com apoio do Conselho da Comunidade da Comarca da Lapa. O objetivo é "despichar" ( pichação é considerado vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e abrir espaços para manifestações de arte, como grafite. O patrono do Projeto é o artista Di Magalhães, que desde 1997 , desenvolve painéis para instituições , como o próprio IPHAN . Coordenando na Lapa, estará o CEJU, nas pessoas de seus diretores Lizi Ramalho e Cleiton Abreu de Lima. O painel de lançamento ficou a cargo de ( Willian) Azaz Hoffman e seus alunos do Curso de Grafite do Programa Construindo Meu Futuro do Centro da Juventude, com apoio do Conselho da Comunidade da Comarca da Lapa. Neste mesmo projeto, também participaram os alunos de Pintura em Tela, Coordenado pela professora e Artista Plástica Adriane Muller, a qual buscou através de um passeio no Centro Histórico da cidade, passar aos seus alunos o conhecimento da história da nossa cidade, sobre os casarões históricos. Nesta ação os alunos fotografaram esses pontos turísticos e com a ajuda da professora repassaram nas telas. Essas atividades foram uma ação em comemoração aos 125 anos do Cerco da Lapa, realizada em 09 de fevereiro. Aconteceu nesse dia a exposição e pintura das telas que foram realizadas ao ar livre na praça da nossa cidade, apresentações de capoeira e diversas atividades culturais e de lazer promovidas pelo nosso alunos. E o mais importante essas ações do Cento da Juventude ficaram registradas e filmadas pela RPC. (anexoIV)  O Programa Construindo meu Futuro em parceria com Departamento de Comunicação Social, na pessoa do Senhor Marcio Assad, Diretor de Turismo, Comunicação e Eventos e demais Secretarias Municipais lançaram o Projeto Lapa Play, o qual busca aperfeiçoar as ferramentas de Comunicação do Município, tendendo pra comunicação, informação audiovisual e digital. Foi realizado um vídeo do projeto. (anexo V) porém por impasses legais e legislativos, infelizmente esse projeto não teve sequencia. Seguindo essa lógica da modernidade, da era digital e tecnológica o Programa Construindo meu Futuro, junto ao adolescente Matheus, Agente de Cidadania, organizaram uma Oficina de Áudio Visual, com gravações e edições de vídeos. Sabemos que hoje a era digital traça um novo ciclo na rotina da população, onde tudo é mais rápido e ágil, estabelecendo uma nova forma de comunicação. Assim começamos a realizar o "Marketing" do Centro da Juventude através de vídeos gravados e editados pelo adolescente. Realizamos no mês de abril de 2019 a prestação de contas do trimestre (janeiro, fevereiro e março) através de audiovisual, elaborada, gravada e editada por nossos adolescentes e transmitida em Audiência Publica. (anexo V)  Em parceria com Faculdade FAEL e Secretaria de Meio Ambiente, foi realizado uma ação aos alunos do Programa Construindo Meu Futuro, com uma palestra falando da preservação do meio ambiente e da separação do nosso lixo, bem como dos Projetos realizados pela Secretaria. Também o evento foi finalizado através do plantio de uma muda de arvore no Centro da Juventude. (anexo VI)  Pensando ainda na temática "urbanismo", onde as práticas e ideias devem pensar em atuações que promovam a qualidade de vida dos moradores, enviamos proposta ao Prefeito Municipal e Conselho de Transito, a fim de sugerir melhorias na via pública do Centro da Juventude, sendo: -lombada elevada na frente do Centro da Juventude, devido ao intenso fluxo de crianças e adolescentes que ali frequentam; -pintura de faixas de pedestres nas esquinas, -pintura de acesso a cadeirantes em via rebaixadas; -pintura de meio fio e faixas; -possibilidade e estudo para fabricação de um ponto de ônibus em frente ao Centro da Juventude; -limpeza do córrego, muito mato, -verificação sobre as calçadas, onde alguns locais não existe, dificultando a passagem das pessoas e em especial dos deficientes e idosos, onde os mesmos tem que caminha pela rua, o que pode causar risco. (anexoVII)  COLORINDO O 15º GAC AP, o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado promoveu o encerramento do curso de pintura em tela. O curso, dirigido pela professora Adriane Muller, fez parte das oficinas socioeducativas programadas pelo Centro da Juventude na estação do outono de 2019. Com o tema: “Colorindo o Quartel”, o curso foi finalizando com a produção de telas temáticas pelo aniversário dos 70 anos do 15º GAC AP, “Grupo General Sisson”, oportunidade em que cada aluno transferiu nas telas as imagens do Quartel da Lapa, desenvolvendo cada vez mais a percepção artística de cada um. O evento contou com a presença do Sr Cel Larsen, comandante do 15º GAC AP; da Sra Liziane Ramalho, Coordenadora do Centro da Juventude da Lapa; da Sra Ana Karina Azambuja, Diretora de Políticas de Assistência Social; da Professora Adriane Muller; alunos e convidados que presenciaram a entrega dos certificados de conclusão do curso e participaram de um coquetel servido pela Unidade. Conheça o CENTRO DA JUVENTUDE: O Centro da Juventude é um espaço acessível de convivência para adolescentes e jovens que oferece, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. O objetivo é afastar adolescentes e jovens de situações de exposição ao risco e vulnerabilidade social e realizar ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política. O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação, e faz parte da rede socioassistencial de Proteção Social. O Centro da Juventude tem como carro chefe dois Programas: Agentes da Cidadania e o Programa Construindo Meu Futuro, os quais trazem como objetivo a formação profissional e a Política de Aprendizagem no Município. Atualmente esses Programas são Coordenado pela Assistente Social Liziane Ramalho e o Professor Cleiton Abreu de Lima. . (anexoVIII)  Pensando no meio ambiente e na sustentabilidade o Programa Construindo Meu Futuro, em parceria com o Professor Fernando Carvalho, da Faculdade Fael, realizam oficinas com as crianças e adolescentes com materiais recicláveis, realizando a confecção de brinquedos e outros materiais. Nessa ação, os alunos do Programa Construindo Meu Futuro, acabam reutilizando e aproveitando embalagens que seriam descartadas após o uso no nosso dia a dia, como exemplo caixinhas de leite, embalagens plásticas, garrafas pet, etc, assim o próprio aluno estaria inventando brinquedos com esses materiais, sem nenhum custo e ainda o mais importante, está aprendendo a cuidar do meio ambiente. Aprende ainda que ao reciclarmos, contribuímos para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, melhorando-o para nossas futuras gerações. (anexoXVI). Essas foram algumas das ações realizadas pelo Programa Construindo Meu Futuro! Rumo ao premio Gestor 2019. DAS AÇÕES RELACIONADAS AO TEMA QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO DECORRER DO ANO DE 2019:  O Dia Mundial do Urbanismo é comemorado em 8 de novembro e nesta data diversas cidades realizam ações relacionadas à questão urbana, porém em nossa cidade não temos conhecimento desses atos, envolvendo adolescentes e jovens.Fato que nos motiva a planejar e sugerir uma ação junto aos Gestores Municipais e profissionais da área para esse ano de 2019, envolvendo adolescentes e jovens como cabeças pensantes do futuro da nossa cidade.  Pensando na preservação do meio ambiente e também na questão dos benefícios que as árvores trazem para nosso ecossistema e espaços públicos, o adolescente Luiz André, 16 anos e seus colegas, do Programa Agentes da Cidadania, deram a seguinte idéia: "como temos 40 Agentes da Cidadania contratados no Centro da Juventude, plantaremos 40 árvores num espaço público, representando esse nosso Projeto, assim estaremos preservando o nosso meio ambiente e deixando os espaços mais bonitos e arborizados" conta o adolescente. Tal ação realizaremos em setembro em comemoração ao dia da arvore.  Pensando também no meio ambiente e urbanismo será adotar ações de sustentabilidade, sendo: produzindo menos lixo, com a adoção de uma caneca e uma garrafinha para água, para cada aluno, personalizada do Programa, para não utilização de copos plásticos. É uma ideia muito simples, mas que impactará em muitos benefícios a longo prazo, sem contar na economia.  Outra idéia será os adolescentes desenvolverem modelos ou "design" de algumas lixeiras personalizadas do Programa Construindo Meu Futuro e colocá-las em alguns pontos turísticos e de mais acesso da população, pois o uso de lixeiras desempenham um papel fundamental para o meio ambiente e para uma cidade sustentável e essa ação deixará a cidade mais bonita, limpa e agradável.  Outra idéia lançada pelos adolescentes e jovens é a criação de um concurso para idealizar uma "Praça Jovem", ou seja: idealizar em um determinado ponto da cidade, onde já exista uma praça ou espaço público, a céu aberto ou não, arborizado, monitorado por câmeras de segurança e personalizado com características joviais, onde sirva de ponto de encontro dos jovens, com acesso à internet gratuito (wiffi), espaço para conectar carregadores de celular, tirar fotos, para descansar, se socializar com os amigos, ouvir musica, etc, sendo os chamados "LOUNGE", porém adotando as seguintes regras, para adentrar no espaço não será permitido a entrada ou utilização de bebidas alcoólicas, cigarro, narguilé, entre outras substâncias entorpecentes. O concurso será realizado no mês de setembro e apresentado e sugerido aos Gestores em uma programação de evento em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo, que é comemorado em 8 de novembro (ação proposta no primeiro item).  Outra idéia proposta, será uma ação de educação no transito, onde em parceria com uma Auto Escola e o DETRAN, será montado no Centro da Juventude uma "mini cidade", a qual vai proporcionar aos alunos do Programa, bem como alunos de Escolas Municipais, vivenciar uma pratica de Educação no Trânsito e assim poderemos estar formando cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. A idéia é trabalhar temas para a construção de valores, como o respeito ao próximo e a proteção da vida, iniciando pela segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro ou condutor. Orientar na necessidade de respeitar a faixa de pedestres, usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, utilizar cadeirinha para crianças no carro, enfim, os cuidados básicos que devemos ter. A educação no trânsito vai além das normas de movimentação, devendo contribuir prioritariamente para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida e cidadãos comprometidos irão cuidar mais da cidade. Essas serão algumas das ações realizadas pelo Programa Construindo Meu Futuro! Rumo ao premio Gestor 2019. Segue as opções de oficinas em período matutino, vespertino e noturno: (ANEXO XXIV)

Objetivos

Gerais:

• Oportunizar a crianças, adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, um espaço de convivência saudável, com atividades esportivas, culturais e de lazer, priorizando o aprimoramento pessoal e profissional, através de cursos e formações, dando ênfase ainda num trabalho de resgate da auto estima, perspectiva de futuro e projetos de vida e encaminhamento ao mercado de trabalho através de parcerias com Instituições Formadoras.

Específicos:

• Estimular a participação de crianças, adolescentes e jovens em projetos sociais; • Reconhecer os adolescentes e jovens como sujeitos de direitos; • Incentivar a formação profissional de adolescentes e jovens cada vez mais participativos e conscientes de seus direitos e deveres e protagonistas da construção de seu futuro, despertando o seu empoderamento e a criação de lideranças; • Buscar a integração e participação da família no desenvolvimento do aluno, estimulando o fortalecimento de vínculos; • Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, civismo, cooperação mútua, amizade, cidadania, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, entre outras; • Prevenir a evasão escolar, buscando a permanecia ou o retorna à escola; • Prevenir a incidência de trabalho infantil no Município, bem como outras violações de direitos, a reincidência e os padrões violadores; • Despertar nos adolescentes e jovens o reconhecimento de valores relacionados à família, escola, trabalho, saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas; • Incentivar a participação em atividades de esportes, cultura e lazer, com direcionamento de um profissional habilitado e buscando sempre a interdisciplinaridade e intersetorialidade das Políticas Publicas; • Proporcionar o aperfeiçoamento profissional e pessoal através dos cursos oferecidos, melhorando também a socialização, comportamento e trabalho em grupo; • Oferecer reforço escolar a fim de melhorar a dicção, linguagem, comportamento e escrita, buscando um rendimento escolar; • Oferecer cursos profissionalizantes e entre eles Inglês, Informática e Oratória;

Metas a atingir:

Temos como meta o atendimento de 1000 crianças, adolescentes e jovens participando do Programa, na faixa etária de 10 a 24 anos da zona rural e urbana do Município da Lapa. Prioritariamente os indicados pelos Serviços de CRAS e CREAS ou da Rede de Proteção, da Política da Assistência Social, das escolas da rede municipal e estadual e também pela busca espontânea dos participantes.

Cronograma

Físico:

ANEXO (INDICADORES E CRONOGRAMA)

Financeiro:

ANEXO (INDICADORES E CRONOGRAMA) Ano de Início: 2018 - Ano de Término: 2020 Orçamento conforme LOA:

Orçamento:

Ano de Início: 2018 - Ano de Término: 2020 Orçamento conforme LOA: janeiro a dezembro de 2019 recurso previsto para despesas do Programa nas três esferas (municipal, estadual e federal): R$ 400.000,00

Beneficiários Diretos:

O público alvo atendido é na faixa etária de 10 a 24 anos da zona rural e urbana do Município da Lapa. Prioritariamente os indicados pelos Serviços de CRAS e CREAS ou da Rede de Proteção, da Política da Assistência Social, das escolas da rede municipal e estadual e também pela busca espontânea dos participantes.

Beneficiários Indiretos:

Considerando o território indiretamente iremos atingir os Bairro da Cohapar, São Lucas, Esplanada e Jardim Montreal, dentre eles os Equipamentos de Serviço CAIC, CRAS e 04 Escolas da região de abrangência.

Resultados:

O Programa Construindo meu Futuro surgiu a partir de uma necessidade de evolução dos Programas Sociais do Município. E também pela necessidade de treinamento dos nossos adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e principalmente do acompanhamento dos mesmos após o ingresso as empresas. Lançamos o Programa efetivamente no dia 25 de Janeiro de 2018 e conforme a tabela anexa de definição de Indicadores. Até o mês de julho de 2019, o Programa teve uma evolução significativa em todos os gêneros. Além do crescente dado quantitativo, podemos qualificar com mais ênfase os dados qualitativos que obtivemos no decorrer das ações, como exemplo: • evolução no desenvolvimento interpessoal dos participantes; • ganhos em respeito, educação (menos palavrões), diminuição de problemas comportamentais na escola; • qualidade de vida, de comunicação, busca de sonhos e crescimento pessoal; • e, aumento significativo na participação das formações e ações do programa. Podemos considerar também como um grande avanço as seguintes ações adotadas pela Gestão Municipal em relação aos adolescentes e jovens no Município: • Reunião com Ministério Público, Gestão, Empresários e Instituições Formadoras, estreitando laços, mostrando os objetivos do Programa, a fim de articular o Programa Jovem Aprendiz no Município, com uma ação nomeada de "CAFÉ DE OPORTUNIDADE"; (anexo_IX) • Reunião com Gestores para implantar o Programa Jovem Aprendiz na dentro da Prefeitura Municipal, pois ainda não tem nenhuma regulamentação sobre tal e essa ação encontra-se em trâmite na regulamentações e alterações de Leis Municipais; • Reunião com Gestão a fim de requerer as vagas de Estagiários de Nível Médio da Prefeitura para alunos do Programa Construindo Meu Futuro. Hoje a Prefeitura Municipal possui 36 vagas de estagiários de nível médio e técnico e o ingresso desses jovens ocorriam de forma aleatória, por indicação, por currículo, enfim, não tinha um critério de seleção. Hoje, após reunião, foi estabelecido um fluxo, através do Decreto Municipal 24.117 de 05 de junho de 2019, de que as vagas de ensino médio sejam jovens indicados pelo Programa, o que aumenta ainda mais as ações de encaminhamento ao Mercado de Trabalho. (anexo_X) Consideramos que no prazo de um pouco mais de 01 ano, muitas ações foram realizadas e muitos benefícios trazidos à juventude lapiana.

Anexos

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