Banco de Projetos

Gincana Ecológica de Colombo - ECOGINCANA

Ano / Edição: 2019
Município: Colombo
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Colombo está entre os municípios brasileiros cujo crescimento da população e as transformações na estrutura produtiva estão diretamente associadas à expansão da metrópole. Desde 1970, o município apresenta elevadas taxas de crescimento populacional, resultando numa população atual estimada em 240.840 mil habitantes (IBGE, 2017), distribuídos em uma área de 197,793 km².
O crescimento populacional de Colombo (5,09% a.a. desde a década de 70) foi incentivado pelo Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da RMC de 1978, que direcionava a expansão da ocupação urbana de Curitiba para os municípios vizinhos, levando-se em conta a expansão acelerada de Curitiba que já que não comportava uma maior expansão populacional. Esse processo configurou uma distinção, não só espacial, mas socioeconômica da população.
Ao sul do município, está a população cuja chegada, considerada recente, ocupou o espaço de forma desordenada e tem fortes vínculos econômicos com o município de Curitiba, do qual é uma continuidade. Esta inserção metropolitana da parte sul, marcada por loteamentos populares e maior concentração das atividades socioeconômicas apresenta um grande contraste com a região norte de Colombo, em que estão situadas a sede e região rural deste município. A sede conserva dimensões e características de um centro urbano pequeno e tradicional, e junto a ela a área rural, que apresentam uma ocupação relativamente ordenada, com população próxima de 5% do total e um número restrito de atividades econômicas; são regiões caracterizadas por uma população tradicional, cuja ocupação remonta o século XIX, com a imigração italiana. As diferenças relacionadas à urbanização metropolitana deste território decorrem das limitações ambientais caracterizadas pela existência de um aquífero subterrâneo – o Aquífero Karst, que mantém parte de seu território preservado desta urbanização.
O sistema Karst abrange uma área aproximada de 5.740 Km², equivalente à 2,87% do território paranaense. Em Colombo, o aquífero situa-se principalmente na região rural, ao norte do município, e ocupa uma área de 8.677 hectares (86,77 Km²), cerca de 43% do território municipal. O Aquífero Karst tem um grande potencial para abastecimento público de água potável e sua exploração tem sido justificada pelas administrações públicas e pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), para atender o abastecimento de água à população de Colombo – dada a ocupação populacional do município, a ausência de rios com volume suficiente para abastecer a população e a elevada altitude, que dificulta o recebimento de água de outras regiões. É importante ressaltar que as áreas cársticas, por sua natureza física de fragilidade natural, sofrem com a ação humana, em virtude da ocupação urbana, das atividades agrícolas, da captação de água subterrânea e da mineração, principalmente da extração de calcários para correção da acidez do solo e para a construção civil.
Segundo dados do IPARDES (2012), dentre as principais atividades econômicas deste município, encontram-se as indústrias metalúrgicas, de madeira e mobiliária, comércios e serviços; já na região central de Colombo, concentram-se na extração de minerais não metálicos. Colombo é considerado um dos maiores produtores de cal do Paraná. As rochas calcárias e dolomíticas aflorantes constituem a matéria-prima para a indústria produtora de cimento, cal e corretivo do solo. Colombo também é referência regional na produção de olerícolas na região metropolitana de Curitiba. A agricultura ocupa 11% do território municipal; a produção agrícola, predominantemente convencional e centrada na produção intensiva de hortaliças, também é composta de culturas tradicionais de milho e feijão e do cultivo de tomate. Entretanto, a combinação de solos ambientalmente frágeis com o manejo intensivo destes, leva a fortes impactos, em termos de processos erosivos e riscos de contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Vale ressaltar que a SANEPAR (2001), empresa responsável pelo fornecimento da água do município, manifestou sua preocupação em relação à agricultura convencional e ao uso de agrotóxicos praticados na região do Karst, observando a necessidade de mudanças na forma de cultivo do solo.
Em razão dos diferentes aspectos apontados, observam-se vários indicadores da fragilidade socioambiental de Colombo: - a ocupação populacional rápida e desordenada vem trazendo consequências indesejadas de degradação ambiental, tanto na paisagem, quanto na qualidade de vida da população ali residente: uso e ocupação do solo, falta de saneamento básico, derrubada de áreas verdes e de mata ciliar, assoreamento dos córregos e contaminação dos recursos hídricos; - atividades altamente impactantes, como a exploração industrial de calcário e que resultam em problemas de saúde humana (doenças respiratórias; alergias) e de outros seres e na destruição do patrimônio espeleológico; - a agricultura convencional, pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes em áreas de mananciais e de preservação ambiental, gera o desaparecimento de fontes de água e agravantes para uma possível poluição do Aquífero Karst.
O crescimento populacional muitas vezes desordenado aliado à falta de conscientização da população ou mesmo a simples interação homem-natureza gera inúmeras problemáticas sócio-ambientais, como por exemplo, a falta de saneamento básico e suas consequências, a destinação inadequada de resíduos e poluição acarretando em problemas de saúde da população, a destruição de áreas naturais e consequente perda dos serviços ambientais. Tais questões devem ser consideradas e discutidas por todos os cidadãos para que a partir daí surjam práticas que melhorem essa interação, e isso ocorre através da educação ambiental, que deve acontecer em todas as instituições de ensino e também espaços não-formais gerando resultados a longo prazo para toda a população. Os aspectos socioambientais descritos afetam as condições de vida da população em todos os seus âmbitos, sendo necessárias ações efetivas visando a melhora da qualidade de vida da população e conservação do meio natural que se encontra no município.
Por meio deste projeto inciado em 2015, 14.475 alunos e professores foram sensibilizadas por meio das variadas atividades realizadas durante à 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Semana do Meio Ambiente, no período de 2015 a 2018. Também pode-se considerar os 31.990 alunos e professores sensibilizadas por meio das práticas realizadas durante à 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Gincana Ecológica de Colombo, no período de 2015 a 2018. Onde esta participação do corpo escolar se consolidou como uma ferramenta eficaz de construção do conhecimento não somente do aluno, mas também do professor como o pilar de sustentação da consciência do indivíduo, contribuindo para a qualidade de vida do aluno e de todos os outros cidadãos onde convive. Permitindo que o projeto pudesse constituir base e perpetuar no decorrer dos anos e, assim é mantido no atual ano de 2019.

Descrição

O projeto consiste na realização de cursos, palestras, oficinas, eventos e ações voltadas à temática ambiental para a população e principalmente para os alunos das escolas municipais de ensino fundamental de Colombo. O município possui um total de 43 escolas e aproximadamente 19.578 estudantes, além de toda a comunidade escolar, o que dificulta a abrangência de todos. São priorizados escolas e grupos que já tenham trabalhos voltados à área ambiental e tenham interesse no projeto. As atividades são realizadas nas próprias escolas, parques municipais, praças entre outros espaços públicos.
Os recursos materiais utilizados nas ações são: ônibus para deslocamento dos participantes, materiais de divulgação, projetor, som, notebook, brindes, materiais para implementação dos projetos, teatros, oficinas, palestrantes e entre outros. Esses recursos são custeados atualmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Fundo Municipal de Saneamento, com valor de aproximadamente R$ 200.000,00.

Objetivos

Gerais:

Promover a Educação Ambiental no contexto municipal, por meio de programas, subprogramas, projetos, ações setoriais, territoriais e comunitárias, valorizando a diversidade e a riqueza socioambiental de Colombo.

Específicos:

a) sensibilizar os sujeitos em processo de formação e as comunidades colombenses em relação aos cuidados com o meio ambiente, em vista da formação da consciência socioambiental cidadã;
b) desenvolver compreensão integrada do meio ambiente;
c) integrar os diversos setores da sociedade como redes intersetoriais de ação;
d) reconhecer os diferentes níveis de realidade socioambiental da territorialidade colombense;
e) estimular a inserção da Educação Ambiental na formulação e execução das diversas atividades e políticas públicas;
f) estimular as pesquisas que auxiliem a criação de políticas de sustentabilidade;
g) promover campanhas de Educação Ambiental voltadas ao consumo consciente e gestão integrada dos resíduos sólidos ;
h) estimular espaços de debate das realidades locais para desenvolvimento de mecanismos de articulação e atuação cidadã;
i) fortalecer as práticas comunitárias sustentáveis nas diferentes realidades comunitárias nas áreas urbanas e do campo;
j) garantir a participação da população em todos os processos de gestão ambiental;
k) zelar pelo patrimônio cultural e ambiental do município;
l) informar a população sobre as problemáticas, projetos e programas que envolvem a realidade socioambiental de Colombo;
m) sensibilizar a população colombense para a tomada de consciência dos problemas ambientais;
n) integrar os diferentes setores da sociedade civil organizada e da economia para o desenvolvimento de ações socioambientais;
o) garantir à população o acesso às informações sobre a legislação ambiental;
p) garantir a formação continuada dos atores sociais – educadores, comunidades e outros;
q) estimular o desenvolvimento de práticas sustentáveis nos diversos setores da atuação pública e privada.

Metas a atingir:

1.Sensibilizar os alunos das instituições de ensino municipais que ainda não participaram das visitas técnicas na Trilha Ecológica realizada no Bosque da Uva (Centro de Colombo), para promover uma compreensão da realidade em que se encontra o meio natural e princípios da biodiversidade, no período variável entre 01/03/2019 e 13/12/2019.
2.Realizar a 5ª Semana do Meio Ambiente, no período de 04 a 07/06/2019;
3.Realizar 5ª Gincana Ecológica de Colombo, no período de 01/03/2019 a 19/11/2019;
4.Realizar o evento de publicação do livro Colombo Verde e Sustentável, produção que compreende o período de 09/08/2018 a 09/08/2019;
5.Realizar eventos socioambientais como Feira de Adoção de Animais, Distribuição de Mudas de Plantas, no período variável compreendido entre 01/02/2019 e 13/12/2019;
6.Realizar palestras de enfoque ambiental em Escolas Municipais e Estaduais, CMEIs, Associações, Empresas, entre outros no período variável entre 10/01/2019 e 13/12/2019.

Cronograma

Físico:

2º. Semestre de 2014: Palestras - Vamos Cuidar do Meio Ambiente; Visita Técnica Trilha Ecológica; Setembro Verde 2014; R$ 4.800,00

1º. Semestre de 2015: Mês da Água com a Oficina - Aprendendo a Plantar Árvore; Visitas Técnicas no Viveiro Municipal e na Trilha Ecológica; Valorização dos Recursos Hídricos; 1ª Semana do Meio Ambiente R$ 4.500,00

2º. Semestre de 2015: Visitas Técnicas no Viveiro Municipal e na Trilha Ecológica; Valorização dos Recursos Hídricos; Curso de Sabão; 1ª Gincana Ecológica de Colombo; Projeto Sustentabilidade da Escola ao Rio. R$ 6.406,00

1º. Semestre de 2016: Distribuição de Material Informativo; Projeto de Educação Ambiental sobre Resíduos Sólidos; Mês da Água; Visitas Técnicas no Viveiro Municipal, Trilha Ecológica e Circuito Italiano; Valorização dos Recursos Hídricos; 2ª Semana do Meio Ambiente. R$ 32.040,16

2º. Semestre de 2016: Distribuição de Material Informativo; Projeto de Educação Ambiental sobre Resíduos Sólidos; Visitas Técnicas no Viveiro Municipal, Trilha Ecológica e Circuito Italiano; Valorização dos Recursos Hídricos; 2ª Gincana Ecológica de Colombo. R$16.460,30

1º. Semestre de 2017: Distribuição de Material Informativo; Consultoria para Produção do Programa de Educação Ambiental; Produção do Programa de Educação Ambiental; Capacitação para Professores; Teatro Itinerante - Escolas; Projeto de Educação Ambiental sobre Resíduos Sólidos; Ciclo de Palestra - Mês da Água; Visitas Técnicas no Viveiro Municipal, Trilha Ecológica; Valorização dos Recursos Hídricos; 3ª Semana do Meio Ambiente. R$ 61.550,00

2º. Semestre de 2017: Distribuição de Material Informativo; Produção do Programa de Educação Ambiental; Teatro Itinerante - Escolas; Projeto de Educação Ambiental sobre Resíduos Sólidos; Visitas Técnicas no Viveiro Municipal, Trilha Ecológica.; Valorização dos Recursos Hídricos; Seminário de Educação Ambiental; 2ª Gincana Ecológica de Colombo; Caravana com Escolas; Vencedoras da Ecogincana. R$ 57.640,00

1º. Semestre de 2018: Distribuição de Material Informativo; Distribuição do Programa de Educação Ambiental; Projeto de Educação Ambiental sobre Resíduos Sólidos; Ciclo de Palestra - Mês da Água; Visitas Técnicas no Viveiro Municipal, Trilha Ecológica; Valorização dos Recursos Hídricos; 4ª Semana do Meio Ambiente.

2º. Semestre de 2018: Distribuição de Material Informativo; Visitas Técnicas no Viveiro Municipal, Trilha Ecológica; Início e desenvolvimento do Projeto - Livro: Colombo Verde e Sustentável; Seminário de Educação Ambiental; 4ª Gincana Ecológica de Colombo.

1º. Semestre de 2019: Distribuição de Material Informativo; Projeto de Educação Ambiental sobre Resíduos Sólidos; Desenvolvimento do Projeto - Livro: Colombo Verde e Sustentável; 5ª Semana do Meio Ambiente. R$ 25.000,00

2º. Semestre de 2019: Distribuição de Material Informativo; Visitas Técnicas em Trilha Ecológica; Publicação do Projeto - Livro: Colombo Verde e Sustentável; Viagem de Capacitação com os Professores; Seminário de Educação Ambiental; 5ª Gincana Ecológica de Colombo; Premiação 5ª Ecogincana; Papelaria, Mesas e Cadeiras, Sonorização e Café de Eventos. R$ 175.000,00

Financeiro:

Os fatores relacionados a recursos humanos, materiais e financeiros devem receber uma atenção especial, fazendo-se necessária a elaboração de um planejamento adequado para a viabilização de um projeto de qualquer natureza, assim como a validação do projeto mediante ao provedor de fundos, sendo o recurso financeiro um aliado para a realização do que havia sido previamente planejado.

Orçamento:

Conforme Anexo "Orçamento"

Beneficiários Diretos:

- Aproximadamente 70 Palestras com ênfase na Preservação e Conservação do Meio Ambiente, no período de 2014 a 2019.
- Visitas Técnicas na Trilha Ecológica realizada no Bosque da Uva, no período de 2014 a 2019.
- 14.475 alunos e professores sensibilizadas por meio das práticas realizadas durante à 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Semana do Meio Ambiente, no período de 2015 a 2018, com continuidade em 2019.
- 31.990 alunos e professores sensibilizadas por meio das práticas realizadas durante à 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Gincana Ecológica de Colombo - Ecogincana, no período de 2015 a 2018, com continuidade em 2019.

Beneficiários Indiretos:

Os bairros: Jardim Ana Rosa, Centro, Jardim Florença, Parque Monte Castelo, Arruda, Jardim Monza, Uvaranal, Jardim Guaraituba, Jardim Belo Rincão, Poço Negro, Jardim Oliveiras, Jardim das Graças, Mauá, Roça Grande e Vila Cordeiro, entre outros, receberam as atividades permitindo que os participantes replicassem as informações acerca da Educação Ambiental para os outros cidadãos.

Resultados:

- 36 das 43 escolas municipais participaram até agora de alguma das atividades do projeto.
- 11 das 45 dos CMEI’s (Centro Municipal de Ensino Infantil) participaram até agora de alguma das atividades do projeto.
- 2 das 7 Projetos Pró-Criando participaram até agora de alguma das atividades do projeto.
- 2 das 2 associações beneficentes (Instituto Beija-Flor e Associação Rosanna Cattallini)participaram até agora de alguma das atividades do projeto.

Anexos

Banco de Projetos