Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Gest`Ação

Ano / Edição: 2021
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O município de Nova Tebas possui a estimativa de 5.448 pessoas e IDH 0,651 segundo o IBGE, nessa perspectiva são necessárias políticas públicas voltadas para o atendimento da população que se encontra em situação de vulnerabilidade.
Dentro da Lei Orgânica de Assistência Social, entre outras deliberações, está previsto a prestação de benefício em situação de nascimento e, no intuito de intensificar o atendimento a essa demanda, foi criado o projeto Gest´Ação.
Valorizar e apoiar as gestantes nessa nova fase de suas vidas é extremamente importante, pois temos consciência de que este é um momento delicado e ao mesmo tempo importante para a mulher, resultando em uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada, por meio de uma incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias com fácil acesso a serviços.
No ano de 2020 foram atendidas de aproximadamente 180 mulheres gestantes no município, considerando a realidade social do município é possível identificar as vulnerabilidades sociais vivenciadas por essas mulheres.
A realização de ações educativas, no decorrer do ciclo gravídico-puerperal, é indispensável porque, a mulher será ser orientada e acompanhada para vivenciar o momento do parto de forma positiva, com menos riscos de complicações no puerpério e mais sucesso no cuidado com o bebê.

Descrição

O Projeto Gest´Ação é voltado para atender gestantes através de diversas atividades voltadas ao período gestacional e posterior ao nascimento do bebe e disponibilização de kit de enxoval com itens mínimos para o bebe. As gestantes atendidas dentro do Projeto confeccionam os enxovais para suprir as necessidades emergenciais iniciais do bebê, participam de orientações socio educativas para melhorar todo o processo da gestação para cuidar de sua saúde e da saúde do bebê, possibilitando que todo o período gestacional seja saudável e o bebê nasça nas melhores condições sociais e de saúde.
Trabalhando em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, durante o projeto as gestantes participam de encontros com técnicos como assistente sociais, psicólogos, dentistas, enfermeiros, médicos, nutricionista, tratando de temas específicos, sendo esses: Saúde bucal materna e do Bebê, a comunicação verbal na gestação, aleitamento materno, vinculo mãe-bebê, esquema vacinal, automedicação, tipos de parto, planejamento familiar, a participação paterna no período gestacional, alterações fisiológicas durante a gestação, mudanças no corpo da mãe, desenvolvimento fetal, amamentação e o vínculo materno, depressão pós parto, mitos na gestação, parto e puerpério, cuidados alimentares durante e após a gestação, primeiro cuidados com o bebê/puerperais e higiene, responsabilidade materna e paterna e por fim a construção da mala para a maternidade.
As atividades presenciais, antes da Pandemia de Covid-19 aconteciam na sede do Município nas dependências do CRAS, no distrito de Poema nas dependências da UBS e no distrito de Catuporanga também nas dependências da UBS. Atualmente, os materiais para confecção do enxoval são custeados pelo municípios, sendo separado e entregues para as gestantes confeccionarem em suas residências. Também é distribuído material impresso com informações referente a gestação, cuidado com a saúde, higiene e cuidados com o bebê.
Para o reconhecimento da demanda de gestantes é feito busca ativa ou procura espontânea, também são recebimento de encaminhamento da rede socioassistencial e demais políticas públicas.
Para operacionalização do programa é feito a acolhida, cadastros da gestante e escuta para diagnostico.

Objetivos

Gerais:

Atender as gestantes, oferecendo um acompanhamento especial proporcionando assim melhor qualidade de vida tanto para a mãe quanto para o bebê.

Específicos:

- Contribuir na confecção dos kits de enxoval;
- Palestras de orientações com técnicos de diferentes áreas;
- Promover ações educativas que orientem sobre a importância do pré-natal;
- Fornecer as gestantes orientações através de reuniões socioeducativas;
- Oferecer acompanhamento em grupo com psicólogo e assistente social e individual se necessário;
- Visitas domiciliares;
- Troca de experiências entre as gestantes;

Metas a atingir:

Atender 60 gestantes em situação de vulnerabilidade social por ano.

Cronograma

Físico:

11. Cronograma

Grupo do PAIF / Nova Tebas / Poema e Catuporanga
Atividades Início dos trabalhos Termino Horário Dia da semana
Trabalhos manuais Janeiro Dezembro 13:15 hrs as 16:30 Quarta/Nova Tebas

Quinta/ Poema e Catuporanga

Temas com técnicos Fevereiro Dezembro 50 minutos Quarta /Quinta
1 x ao mês
6º Evento Gestantes Agosto A definir A definir
Obs: Poderão participar de outras atividades propostas pelo grupo.
Devido a pandemia COVID-19, fica suspenso o evento e o grupo por tempo indeterminado para que não haja proliferação do vírus.
Sendo atendidas individualmente.

12- Temas proposto
TEMA DIA/MÊS QUEM?
Saúde bucal materna e do Bebê
A comunicação verbal na gestação Fevereiro Cirurgiã dentista

Psicóloga
Aleitamento Materno Março Enfermeiro
Vínculo Mãe-bebe Março Psicóloga
Esquema Vacinal Abril Enfermeiro
Automedicação Abril Enfermeiro
Tipos de parto Maio Enfermeiro
Planejamento Familiar Junho NASF

A participação Paterna no período gestacional Junho Psicólogo
Alterações fisiológicas durante a gestação-Mudanças no corpo da mãe Julho Enfermeiro
Desenvolvimento Fetal Agosto Enfermeira
Amamentação e o vínculo materno Agosto dourado Psicóloga
Depressão pós parto Setembro Psicóloga
Mitos na gestação, parto e puerpério Outubro Psicólogo
Cuidados alimentares durante e após gestação Outubro Nutricionista
Primeiros cuidados com o bebe /puerperais/ higiene Novembro Enfermeiro
Responsabilidade materna e paterna Dezembro Psicólogo e A.S.
Mala da maternidade Janeiro a Dezembro Assistente Social
Obs: Também serão trabalhados outros temas propostos pelas próprias gestantes ou levantados a necessidades pela Equipe técnica.

Financeiro:

Os valores utilizados para execução do projeto já estão incluídos no orçamento da Secretária de Assistência Social com a previsão de gastos dentro do Bloco de Proteção Social Básica

Orçamento:

Materiais de artesanato e itens do enxoval: R$ 27.946,00
Bolsa de gestantes: R$ 8.060,00
Recursos humanos: quadro próprio do município.

Beneficiários Diretos:

Gestantes e bebês.

Beneficiários Indiretos:

famílias das gestantes atendidas.

Resultados:

O projeto foi iniciado em 2011 e já atendeu aproximadamente 700 gestante, atualmente estão sendo atendidas 44 gestantes. As atividades realizadas foram efetivas no processo de uma gravidez saudável e na qualidade de vida de todas as atendidas, refletindo em um resultado positivo em todo o contexto familiar e aumentando a autonomia da mulher como protagonista de sua realidade.

Anexos

Banco de Projetos