Exames, tratamentos e cirurgias oftalmológicas são oferecidos pelo município

A necessidade de atendimento oftalmológico para alunos da rede municipal deu início ao projeto Olhos da Minha Escola, pelo município de Medianeira, na Região Oeste do Paraná. Ao fornecer diagnósticos precoces e tratamento para problemas de visão, a iniciativa melhorou o desempenho escolar e a qualidade de vida dos estudantes. Até 2023, mais de 75 mil crianças foram beneficiadas, com cerca de 4 mil óculos distribuídos.

“O projeto não apenas diagnostica e trata problemas de visão precocemente, mas também educa a comunidade escolar sobre a importância da saúde ocular”, destaca a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde na Prefeitura de Medianeira, Renata Alessio. Esse programa inclui treinamento para professores e agentes comunitários de saúde para identificar alunos com problemas visuais. Os estudantes são então encaminhados para exames completos e tratamentos especializados, incluindo a distribuição gratuita de óculos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os alunos são selecionados por meio do Teste de Snellen, conduzido por agentes comunitários de saúde. Aqueles com necessidades de correção visual recebem óculos, enquanto casos mais graves são encaminhados para tratamentos e cirurgias especializadas. O oftalmologista voluntário Walter Bogo ressalta: “É muito gratificante ver os professores e pais agradecendo ao projeto porque a criança melhorou seu desempenho escolar.”

Com um orçamento de R$ 75 mil, financiado por recursos próprios do município, o projeto pretende diagnosticar e tratar eficientemente as doenças oculares em alunos, além de promover a conscientização sobre saúde na comunidade. Beneficiando diretamente mais de 6.200 alunos em 2023, o projeto se destaca como um modelo de cuidado preventivo e inclusivo em saúde escolar.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Imagem: Prefeitura de Medianeira

Relacionados

31 DE JANEIRO DE 2024

Cascavel otimiza uso de móveis com projeto de reaproveitamento

As peças de mobília do serviço público classificadas como inservíveis são agora...

26 DE JANEIRO DE 2024

Morretes promove a conservação ambiental por meio da meliponicultura

A criação de abelhas é feita ecologicamente por agricultores familiares

15 DE JANEIRO DE 2024

Campo Mourão inova o processo de autorização para cirurgias eletivas

Procedimento tornou o tempo de espera instantâneo

8 DE JANEIRO DE 2024

Toledo dispõe de parque aquático para a população

O espaço preserva o ambiente e fomenta o turismo local de forma gratuita