O espaço preserva o ambiente e fomenta o turismo local de forma gratuita

Com o objetivo de preservar áreas de nascentes e impulsionar o turismo local, o município de Toledo, na Região Oeste do Paraná, deu início ao projeto Parque das Águas. Disponível de forma gratuita, a população desfruta do parque aquático existente desde 2009, atendendo mais de 20 mil pessoas na alta temporada de 2022/23.

Com uma extensão de 4 mil m², é necessário apenas preencher o cadastro na recepção e apresentar o exame médico para adentrar no local. Embora a piscina seja sazonal, o espaço permanece aberto durante todo o ano, oferecendo trilhas e quiosques para recreação na baixa temporada.

A construção do parque não apenas contribuiu para a preservação ambiental da região, mas também proporcionou lazer e visitação à população residente nas proximidades. “Cuido do parque como se fosse minha casa, meu quintal. Tenho uma relação profunda com ele, uma convivência diária com esse espaço gostoso e bem cuidado que a natureza tanto precisa”, afirmou o Coordenador do Parque das Águas, Edemar Rockembach.

As piscinas do parque são abastecidas pelas nascentes do Rio Toledo, gerando um custo de R$ 758 mil para a manutenção pelos cofres públicos. Para a próxima temporada, o projeto tem a meta de atender de 25 a 35 mil pessoas, contemplando a totalidade da população de Toledo.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE FEVEREIRO DE 2024

Medianeira fornece acesso à saúde ocular para estudantes

Exames, tratamentos e cirurgias oftalmológicas são oferecidos pelo município

31 DE JANEIRO DE 2024

Cascavel otimiza uso de móveis com projeto de reaproveitamento

As peças de mobília do serviço público classificadas como inservíveis são agora...

26 DE JANEIRO DE 2024

Morretes promove a conservação ambiental por meio da meliponicultura

A criação de abelhas é feita ecologicamente por agricultores familiares

15 DE JANEIRO DE 2024

Campo Mourão inova o processo de autorização para cirurgias eletivas

Procedimento tornou o tempo de espera instantâneo