Procedimento que levava meses tornou-se instantâneo

A fim de diminuir o tempo de espera para cirurgias eletivas do sistema público de saúde, o município de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto de Desburocratização de Autorização de Internação Hospitalar, no qual as aprovações são enviadas por meio de uma plataforma on-line. Além disso, a iniciativa economiza custos com transporte e uso de papel.

Como o município de Campo Mourão é gestor pleno do Sistema Único de Saúde (SUS) na 11ª região, pacientes de várias cidades deslocam-se para realizar cirurgias ali. Mas, até então, eles passavam por uma burocracia extrema e desnecessária para conseguir que um laudo fosse aprovado para a realização do procedimento cirúrgico.

O processo levava de semanas a meses, além do desgaste para transportar a documentação do local de atendimento até o espaço de autorização do laudo. Em abril de 2022, esse método foi convertido para o modo digital, viabilizando uma permissão quase que instantânea.

A iniciativa trouxe um aumento de cerca de 40% de cirurgias concluídas, além de um menor número de agravamentos nos quadros de saúde dos beneficiados. “Tivemos elogios da usabilidade do sistema em relação aos municípios e aos pacientes, que puderam ter o tratamento realizado em menor tempo”, explicou José Carlos Neitzke Palma, Gerente de Auditoria do projeto.

Com o custo de R$ 16 mil anuais, a desburocratização total do processo de autorizações em Campo Mourão está cada vez mais próxima. Em 2023, os idealizadores do projeto pretendem distribuir tablets aos agentes comunitários e finalizar a programação de um aplicativo para o agendamento de consultas on-line e de transporte para a realização das cirurgias. Para isso, já foi contratada uma empresa de software terceirizada.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados