Projeto pioneiro agrega setores de iluminação, telecomunicações e energia

Por meio de uma parceria público-privada, o município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, promoveu avanços estratégicos nas áreas de iluminação, telecomunicações e energia com a criação do projeto Quatro Barras Inteligente e Sustentável, Garantindo a Energia do Amanhã ao Cidadão e à Cidadã. Além de aumentar os serviços oferecidos à sociedade, também diminuiu os custos para a implantação das iniciativas.

O contrato prevê uma parceria de 25 anos, que busca solucionar a defasagem tecnológica na iluminação pública, a instabilidade da internet e os custos inesperados com energia elétrica e telecomunicações. O município reafirma o conceito de Cidade Inteligente, que alia o desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, ao uso da tecnologia a favor dos serviços públicos e à constante melhora na qualidade de vida da sociedade.

Na prática, por meio do Acordo de Cooperação Técnica e Operacional, a Secretaria de Governo assegurou a substituição de 5200 lâmpadas por luminárias de led; a construção de uma usina fotovoltaica, que irá zerar os custos com energia em todos os prédios públicos; a instalação de 33 pontos de wi-fi gratuitos e 114 câmeras de videomonitoramento e fibra ótica. O projeto trará uma economia mínima de R$ 5 milhões aos cofres públicos. O custo total da iniciativa, durante o período de 25 anos, será de R$ 88 milhões, divididos em implantação, reinvestimento, operação e manutenção dos equipamentos.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados