12 empresas receberam selo de reconhecimento em 2022

Com o intuito de reconhecer empresas ambientalmente sustentáveis, o município de Maringá, no Norte Central do Paraná, criou o programa Selo Ipê Empresarial, que contribui com uma série de ações voltadas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2022, a primeira edição do programa foi realizada. O selo é voluntário e aplicável a qualquer empresa que demonstre o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Contudo, algumas regras precisam ser seguidas, de acordo com um sistema de avaliação desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).

Os critérios consistem em cinco indicadores que estão alinhados com os seguintes ODS: água, energia, resíduos, materiais social e ambiental. Cada um deles possui uma pontuação e a soma de todos pode chegar até 60 pontos. As empresas devem ter no mínimo 10 pontos para receber o selo do nível aspiracional, 15 para o bronze, 30 para o prata e 45 para o ouro.

“Nós temos uma metodologia que é publicada por meio de um decreto municipal, que possui alguns parâmetros e itens que as empresas precisam seguir para receberem a pontuação. Com isso, é possível identificar em qual selo a empresa será enquadrada”, explicou a presidente do Ipplam, Bruna Barroca.

Em um ano, 12 empresas foram contempladas com o Selo Ipê Empresarial. “Eu acredito que a grande importância do projeto é que conseguimos ver em quais pontos nós precisamos melhorar e o que falta para isso. É muito legal que as pessoas saibam que somos um negócio ambientalmente sustentável”, disse a representante da empresa Tropicália Cosméticos Naturais, Isabela de Souza Menegassi, que conquistou o Selo de Bronze.

Em 2023, a iniciativa buscará reconhecer 40 empresas. O custo do projeto é de R$ 59 mil, considerando o pessoal, os materiais gráficos e outros serviços.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados