Joaquim Távora, Carlópolis, Cambará e Ribeirão Claro estão entre cidades que melhor desenvolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Quatro municípios da micro região da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) estão na lista dos 500 mais sustentáveis do Brasil: Joaquim Távora, Carlópolis, Cambará e Ribeirão Claro. Os dados foram divulgados na última semana pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), ferramenta do Instituto Cidades Sustentáveis, e levam em consideração municípios que melhor praticam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na avaliação de inúmeros quesitos, que compõe o quadro de desenvolvimento sustentável, a melhor avaliação da região ficou com Joaquim Távora, com nota de 55,11, seguida por Carlópolis, com 56,88, Cambará, com 56,43, e Ribeirão Claro, com 56,42.

Em todo o Estado foram 43 municípios entre os 500 melhor avaliados no Brasil, com destaque para São Jorge do Ivaí, no Noroeste do Estado, ocupando a 29ª posição no ranking, com 62,23 pontos, e melhor paranaense listado. Depois estão Maringá (60,21), Curitiba (60,12) e Londrina (50,90).

ESTUDO
As cidades estão classificadas por uma pontuação que mede o progresso total para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que varia de 0 a 100, e o limite máximo indica um desempenho excelente no cumprimento das metas.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br) avaliou os avanços e desafios de todas as 5.570 cidades do País. Ele é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis, entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais.

Fonte: Tribuna do Vale

Relacionados