Aproximadamente 3.600 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa

O projeto Universalização do serviço de água tratada – um Direito Humano Fundamental, teve início em 2017 no município de São João do Triunfo, quando a maior obra de saneamento rural do Paraná foi implantada na Região de Coxilhão de Santa Rosa, Coxilhão do Meio e Vitorianos, passando a levar água tratada a 450 famílias das comunidades rurais da região. Em quatro anos de funcionamento, a iniciativa já beneficiou mais de 3.600 pessoas. 

São João do Triunfo sofre com a falta de água há mais de 20 anos. A busca por água potável é feita por meio de perfuração de poços artesianos, mas a maioria das tentativas são frustradas. Uma das alternativas seria abastecer o sistema por intermédio de fontes e nascentes da região, o que também não se mostrou uma opção viável. 

No entanto, em 2018, surgiu a oportunidade de perfurar mais um poço artesiano, dessa vez, viabilizado pelo Instituto Águas Paraná. Diante do histórico de fracassos, a recém-criada Secretaria do Meio Ambiente determinou que a equipe técnica consultasse mapas hidrogeológicos da região, a fim de otimizar a oportunidade. Com os recursos utilizados, a tentativa foi bem sucedida e foi encontrada água em grande quantidade e ótima qualidade, o que rendeu um poço com capacidade de 32m³ por hora, água suficiente para abastecer, com sobra, as três localidades que compõem a região. 

Com o projeto Universalização do serviço de água tratada – um Direito Humano Fundamental, São João do Triunfo pretende levar água tratada a todas as comunidades rurais até 2024.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados