Iniciativa injetou R$ 13 milhões na economia local e gerou mais de 500 postos de trabalho em Itaipulândia

Para melhorar as condições de vida dos cidadãos e incentivá-los a pararem de pagar aluguel, o município de Itaipulândia desenvolveu o projeto Minha Casa – Vida Nova. Em dois anos de execução, a iniciativa ajudou 366 famílias a terem o próprio lar e beneficiou mais de mil pessoas.

Os benefícios vão além das construções, já que a iniciativa assegurou trabalho direto a mais de 500 trabalhadores, entre pedreiros, serventes, pintores, vidraceiros, eletricistas, encanadores, marceneiros e outros. Ao todo, foram R$ 13 milhões injetados no comércio local.

Diferente de outros projetos de habitação, esse abriu a possibilidade das famílias escolherem o local onde iriam morar, o modelo de casa a ser construído e o seu respectivo tamanho, bem como a escolha dos trabalhadores locais envolvidos na obra e até onde comprar os materiais de construção no comércio local.

O projeto permitiu que 27 famílias ficassem no próprio bairro, seja por laços afetivos, empregatícios ou por simples preferência. As demais casas foram construídas em grandes lotes nas quatro principais localidades do município: Caramuru, São José do Itavó, Jacutinga e Santa Inês.

Além disso, mais de 70 famílias reformaram ou ampliaram as moradias, já que algumas estavam vivendo em condições precárias com construções não terminadas, falta de banheiros, falta de cômodos, assoalhos com frestas, sem forro adequado e com fiação elétrica exposta.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

 

 

Relacionados