Nos encontros são oportunizados momentos em que os alunos podem esclarecer suas dúvidas e questionamentos sobre entorpecentes

Representando uma problemática constante, o consumo de drogas tem se iniciado cada vez mais cedo, por isso na tentativa de reduzir esse problema, especialmente entre adolescentes e jovens, a administração de Maringá desenvolveu o projeto Papo Legal.

A iniciativa vê nos jovens a necessidade de refletir e discutir questões sobre o consumo de álcool e outras drogas. O Papo Legal é realizado pela Diretoria de Programas sobre Drogas, que atua em conjunto com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Cidadania, de Trânsito e Segurança (Setrans) e Educação, com a rede estadual de ensino e instituições municipais de serviço social.

São oportunizados momentos em que os alunos podem esclarecer suas dúvidas e questionamentos sobre entorpecentes. Os encontros contam com a presença de profissionais que representam a rede de atendimento de Maringá, permitindo que a discussão aconteça em grupos menores. Ao final da conversa, os participantes recebem um material informativo.

Os momentos de reflexão e discussão abrem espaço para que os participantes possam se conscientizar sobre os riscos relacionados ao consumo de drogas. A interação entre os participantes e os representantes das áreas de autoridade, cuidado e prevenção é interessante, já que os questionamentos e apontamentos são abordados e esclarecidos, dando forma efetiva ao projeto. A proximidade entre a iniciativa e a comunidade permite que os cidadãos tenham mais conhecimento sobre prevenção e cuidados, por meio do material informativo e da divulgação do sistema de atendimento do município.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2015 e uma menção honrosa em 2016, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados