O trabalho desenvolvido, resultou no retorno de 70% dos pacientes para uma consulta preventiva

Quando o assunto é saúde bucal, a maioria das pessoas sabe o que deve ser feito: o uso do fio dental, escovação após as refeições e visita periódica ao dentista. Essas ações devem ser prioridade para quem se preocupa com a integridade dos dentes e da gengiva. No entanto, algumas faixas etárias não dão a atenção necessária quando o assunto é a saúde da boca, principalmente crianças e idosos. 

O projeto “Duas Visões Extremas da Saúde Bucal”, lançado em 2017 pela Secretaria de Saúde do município de Reserva, na região de Ponta Grossa, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da higiene bucal e do acompanhamento odontológico em crianças de até 24 meses e também em idosos.

A iniciativa surgiu quando a equipe de saúde do município identificou certa negligência, por parte dos familiares e dos próprios idosos, aos cuidados com a saúde bucal. Para assegurar mais saúde às crianças, o projeto aposta na conscientização dos pais sobre a importância da higienização adequada e das consultas odontológicas periódicas. Além disso, a iniciativa busca estimular desde cedo os hábitos de higiene bucal entre as crianças do município. 

Entre os idosos, a situação é um pouco mais complexa, já que grande parte das pessoas dessa faixa etária hesitam em se consultar com um dentista. Com esse público, a abordagem é diferenciada, com foco na autoestima e na desconstrução de estigmas. 

O trabalho resultou no retorno de 70% dos pacientes para uma consulta preventiva e melhoria na higiene bucal, tanto dos idosos quanto dos bebês.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados