CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa, usada para o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares

O gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, mais conhecido como “taxa de coleta de lixo”, serve para subsidiar a utilização de serviços públicos, como: coleta, transporte, reciclagem, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos produzidos nas residências. Buscando melhorar o serviço e aumentar a arrecadação, o município de Nova Esperança, no Norte Central, desenvolveu o projeto Regularização da Taxa de Lixo, que permitiu a construção do Ecoponto.

Prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, foi contemplado com o Certificado de Reconhecimento pelo projeto de Regularização da Taxa de Lixo

Nova Esperança gera atualmente cerca de 6.700 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por ano, o equivalente a 559 toneladas por mês. Antes do projeto, apenas 52% da população pagava a taxa de lixo de forma correta, prejudicando a arrecadação municipal e criando um déficit nas contas públicas. Com a implementação da iniciativa, a adimplência no pagamento da taxa chegou a 96%.

A regularização também garantiu alguns benefícios para a cidade, entre eles a construção do Ecoponto, um local de entrega voluntária para coleta de itens não mais utilizados; maior frequência do caminhão da coleta passando nas ruas; e também a aquisição de novos veículos.

A prefeitura realizou campanhas de conscientização para que a população entendesse a necessidade de aumentar a taxa, conscientizando sobre a sua importância e como isso seria revertido em melhorias e serviços para todos os moradores. Uma lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e a nova taxa de lixo passou a ser cobrada na conta de água, após a prefeitura fechar convênio com a Sanepar. Agora, o serviço que antes dava déficit já é autossuficiente financeiramente. 

Os bons resultados garantiram a Nova Esperança o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

 

Relacionados

10 DE SETEMBRO DE 2021

Santa Terezinha de Itaipu combate o êxodo rural com programas de fortalecimento e apoio ao produtor local

Iniciativas fornecem tratores, implementos e serviço de inseminação artificial de...

27 DE AGOSTO DE 2021

Marechal Cândido Rondon desenvolve ferramenta de geolocalização

A plataforma garante uma maior assertividade nas intervenções da prefeitura para a...

20 DE AGOSTO DE 2021

Marialva reorganiza licitações e gera mais empregos para a população

Com projeto, o município de Marialva passou a incentivar à participação da...

6 DE AGOSTO DE 2021

Mandirituba cria aplicativo e reúne serviços para Microempreendedores

Com a criação do aplicativo, a prefeitura democratizou o acesso a informações,...