CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Fomento Café beneficia as produtoras de grãos especiais, aumentando a renda e autoestima das participantes

Grande parte dos municípios de pequeno porte do Paraná tem suas economias fundamentadas na agricultura, uma das únicas opções de trabalho para a população. O êxodo rural, principal problema enfrentado pelas cidades do interior, prejudica drasticamente o cenário econômico local e a vida da população. Por isso, encontrar maneiras de garantir que as próximas gerações continuem no interior é fundamental para essas cidades.

Prefeito de Tomazina, Flávio Xavier de Lima Zanrosso, foi contemplado com o Troféu PGP-PR pelo projeto Fomento Café

Foi pensando nisso que o município de Tomazina, no Norte Pioneiro, desenvolveu o projeto Fomento Café. A produção de café especial, de grãos selecionados, possibilita aos agricultores a busca por novos mercados, uma vez que o valor chega a ser o dobro do pago pelos grãos comuns. A gestão municipal enxergou a necessidade da manutenção da família no campo, evitando êxodo rural e incentivando os produtores com a possibilidade de aumentarem suas rendas.

Na produção do café especial, os grãos passam por uma padronização na peneira e os que apresentam defeitos são eliminados. Segundo o Governo do Paraná, diferente do café comum, que custa em média cerca de R$ 400 a saca, o especial chega a ser vendido por até R$ 1,5 mil, um aumento significativo na renda das participantes do Fomento Café.

O projeto tem como destaque a Associação das Mulheres do Café Matão, especializada em cafés especiais. Muitas participantes já atuavam em pequenas lavouras, mas o projeto possibilitou a complementação da renda da família, oferecendo um olhar diferente sobre a produção, além de fomentar o intraempreendedorismo e a inovação dentro do próprio trabalho.

Sendo assim, as condições de vida das famílias envolvidas melhoraram significativamente, resultando no progresso econômico para o município, que tem realizado uma série de investimentos e capacitações técnicas dos produtores. Outro feito foi a exportação de sacas de café especial para diversos lugares, inclusive para a Austrália, do outro lado do mundo.

O Fomento Café tem sido fundamental não apenas na questão econômica, mas na autoestima dos participantes e no avanço social de maneira concreta, possibilitando a permanência no campo com qualidade de vida e oportunidades. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

23 DE JULHO DE 2021

Câmara Municipal de Mandaguari desenvolve a Lupa Legislativa

Com a iniciativa é possível fiscalizar: a quantidade de material que foi solicitado, o...

16 DE JULHO DE 2021

Nova Esperança melhorou o serviço da taxa de lixo e construiu ecoponto

Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa,...

9 DE JULHO DE 2021

Tomazina promove lazer para moradores e turistas da região

Parque Salto Cavalcanti modernizou toda a estrutura no entorno da cachoeira de 150 metros...

2 DE JULHO DE 2021

Jardim Alegre gera energia solar e moderniza iluminação pública

Jardim Alegre Energia Renovável reduziu os gastos com energia em 30% no município e...

18 DE JUNHO DE 2021

Londrina centraliza atendimento para busca de vagas em creches

Projeto conseguiu organizar a fila de espera e desenvolveu critérios técnicos para...

11 DE JUNHO DE 2021

Lapa estimula o empreendedorismo entre jovens e adolescentes

Jovem Empreendedor já beneficiou mais de 300 alunos e aborda temas como plano de...