CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Projeto conseguiu organizar a fila de espera e desenvolveu critérios técnicos para encaminhamento das crianças às unidades

O acesso à creche é um desafio em todo o país. Entre as consequências da falta de vagas estão longas filas de espera e pais sem ter onde deixar seus filhos enquanto estão trabalhando. Mas além de cumprir essa função, as creches também são essenciais no desenvolvimento físico, afetivo e intelectual das crianças. Por isso, a Prefeitura de Londrina, no Norte Central do Paraná, desenvolveu a Central de Vagas: Boas Práticas na Administração Pública.

Antes da implementação da Central de Vagas (CV), os pais procuravam diretamente às unidades para realizarem o cadastro de seus filhos. Resultado disso eram cadastros de uma mesma criança em diversas creches, refletindo em um número impreciso sobre a necessidade de vagas e resultando em uma espera mais longa por uma vaga. Além disso, não existiam critérios definidos para a escolha das crianças, contando apenas com a preferência para famílias beneficiadas por programas sociais.

O projeto surgiu após uma Recomendação Conjunta do Ministério Público e Defensoria Pública para a Secretaria Municipal de Educação de Londrina, visando obter um número real de crianças em fila de espera, uma vez que as estimativas giravam em torno de oito mil crianças aguardando vaga. Com a equipe designada para implementar a Central, foram desenvolvidos critérios técnicos para seleção das crianças, além de um único espaço para que os pais solicitassem a vaga.

Entre os benefícios do projeto estão a diminuição na fila de espera, com cerca de 1.600 crianças aguardando atualmente. O atendimento nas creches também melhorou, sendo exclusivo para pais de alunos já matriculados. Outro resultado positivo foi a diminuição de ações judiciais contra o município, gerando economia de recursos com o pagamento de multas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

23 DE JULHO DE 2021

Câmara Municipal de Mandaguari desenvolve a Lupa Legislativa

Com a iniciativa é possível fiscalizar: a quantidade de material que foi solicitado, o...

16 DE JULHO DE 2021

Nova Esperança melhorou o serviço da taxa de lixo e construiu ecoponto

Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa,...

9 DE JULHO DE 2021

Tomazina promove lazer para moradores e turistas da região

Parque Salto Cavalcanti modernizou toda a estrutura no entorno da cachoeira de 150 metros...

2 DE JULHO DE 2021

Jardim Alegre gera energia solar e moderniza iluminação pública

Jardim Alegre Energia Renovável reduziu os gastos com energia em 30% no município e...

25 DE JUNHO DE 2021

Tomazina melhora qualidade de vida e combate êxodo rural

Fomento Café beneficia as produtoras de grãos especiais, aumentando a renda e...

11 DE JUNHO DE 2021

Lapa estimula o empreendedorismo entre jovens e adolescentes

Jovem Empreendedor já beneficiou mais de 300 alunos e aborda temas como plano de...