Objetivo da data é conscientizar a população sobre a necessidade de protegermos os recursos naturais de todo o planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último sábado, 5 de junho, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de protegermos os recursos naturais da Terra. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, para alertar e propor ações para os problemas ambientais urgentes, como mudanças climáticas e desmatamento. O tema de 2021 é “Restauração de Ecossistemas – Reimagine. Recrie. Restaure”.

No Brasil, além da comemoração do Dia do Meio Ambiente, também foi instituída a Semana do Meio Ambiente, que acontece nos primeiros dias de junho. A data foi criada em 1981 por meio de um decreto, visando justamente complementar as celebrações da ONU e ampliar os debates acerca do tema.

De acordo com as Nações Unidas, o evento já está presente em mais de 100 países e é uma importante ferramenta para alertar sobre o processo acelerado de devastação ambiental. “Mais de 4,7 milhões de hectares de florestas – uma área maior do que a Dinamarca – são perdidos todos os anos. Ao reduzir a área de habitat natural para a vida selvagem, criamos as condições ideais para os patógenos – incluindo o coronavírus – se espalharem”, lembra a Organização.

Neste ano, além da celebração e dos eventos promovidos, a ONU está lançando a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, convidando governos, empresas e a população para ajudarem na construção de um planeta ecologicamente equilibrado.

Cânion do Guartelá, em Tibagi | Foto: AEN

Brasil e o Meio Ambiente

Nos últimos anos, nosso país tem sofrido com o aumento tanto do desmatamento na Amazônia quanto de incêndios florestais, principalmente nas áreas do Pantanal. Segundo dados do Sistema de Alerta do Desmatamento, abril teve o maior índice de desmatamento na Amazônia em 10 anos, um aumento de 45% em relação ao mesmo mês em 2020. No caso do Pantanal, as queimadas atingiram 4,5 milhões de hectares no ano passado, sendo o ano com mais registros de fogo desde o fim dos anos 1990.

O lançamento da Década de Restauração de Ecossistemas pela ONU é uma oportunidade para que tanto o nosso país como todo o planeta possam estabelecer novas metas para reverter esses cenários. Inclusive a preservação do meio ambiente é um dos temas centrais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estando ligados direta ou indiretamente em praticamente todos eles. Saiba mais sobre os ODS clicando aqui.

 

Cataratas do Iguaçu, em Foz | Foto: AEN

A riqueza do meio ambiente do Paraná

O nosso Estado é um dos mais ricos em recursos naturais do país. Com todo o Paraná dentro da Mata Atlântica, uma série de belezas naturais são atrativos turísticos conhecidos tanto pelos paranaenses quanto pelo restante do Brasil e do mundo. Cataratas do Iguaçu em Foz, Vila Velha em Ponta Grossa, os parques de Curitiba, Cânion do Guartelá em Tibagi são só alguns dos exemplos da vasta riqueza de recursos e atrativos do nosso estado.

Um dos desafios enfrentados no momento é a grave crise hídrica provocada pelo fenômeno La Niña, que tem diminuído o volume de chuvas e, consequentemente, o nível dos reservatórios. O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) produziu uma reportagem especial sobre isso no Dia Mundial da Água. Para saber mais, clique aqui.

Vila Velha, em Ponta Grossa | Foto: AEN

 


Importância de preservarmos o Meio Ambiente

Mais do que uma data, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletirmos sobre o nosso papel no mundo e como cuidamos dele. Um dos propósitos do PGP-PR é justamente esse: encontrar boas ideias e contribuir para replicá-las.

Em 2015, o tema central da premiação foi “Meio Ambiente – Não Temos Tempo. O Futuro é Agora”. O grande vencedor foi o Parques Municipais, de Clevelândia, que criou espaços visando aliar desenvolvimento e respeito aos princípios da sustentabilidade. Foram cerca de 5 milhões de metros quadrados destinados à preservação na cidade. Saiba mais sobre essa iniciativa em nosso banco de projetos.

Relacionados