CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Fortalece Itaipulândia beneficiou mais de 100 pequenas empresas, injetando cerca de R$ 6 milhões na economia local e estimulando a cadeia econômica da cidade

Os pequenos comércios, sobretudo de Microempreendedores Individuais e Microempresas, são agentes importantes na economia dos municípios, gerando emprego, renda e estimulando o crescimento local. Assim, quando uma empresa cresce e aumenta o seu quadro de funcionários, o município também se desenvolve. Com esse objetivo em mente, a Prefeitura de Itaipulândia, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Fortalece Itaipulândia.

Prefeita da cidade, Cleide Prates, foi coroada com o Certificado de Reconhecimento pelo Fortalece Itaipulândia

A iniciativa estabelece que, por meio de contrato firmado com uma garantidora, a prefeitura disponibiliza financiamentos de recursos para capital de giro, investimento, entre outras etapas do negócio. Desde que o projeto foi criado, foram injetados aproximadamente R$ 6 milhões de reais nos comércios da região.

O Fortalece Itaipulândia fornece a garantia para empréstimos realizados por empresas estabelecidas no município e o pagamento de 90% dos juros, incentivando o investimento produtivo, a geração e manutenção de emprego, renda e promoção da inclusão social no município.

Os empréstimos são analisados conforme a condição e a capacidade de pagamento dos empresários, seguindo os critérios da garantidora de crédito ou instituição financeira. As instituições possuem contrato firmado com o município, sendo que os empréstimos contam com prazos mínimos de 12 meses e máximo de 60 meses, a praticamente juros zero.

O projeto é considerado um sucesso pela prefeitura. Do total concedido para Microempreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas, foi registrado zero de inadimplência. Os bons resultados garantiram ao Fortalece Itaipulândia o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma das premiações mais importantes do segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

23 DE JULHO DE 2021

Câmara Municipal de Mandaguari desenvolve a Lupa Legislativa

Com a iniciativa é possível fiscalizar: a quantidade de material que foi solicitado, o...

16 DE JULHO DE 2021

Nova Esperança melhorou o serviço da taxa de lixo e construiu ecoponto

Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa,...

9 DE JULHO DE 2021

Tomazina promove lazer para moradores e turistas da região

Parque Salto Cavalcanti modernizou toda a estrutura no entorno da cachoeira de 150 metros...

2 DE JULHO DE 2021

Jardim Alegre gera energia solar e moderniza iluminação pública

Jardim Alegre Energia Renovável reduziu os gastos com energia em 30% no município e...

25 DE JUNHO DE 2021

Tomazina melhora qualidade de vida e combate êxodo rural

Fomento Café beneficia as produtoras de grãos especiais, aumentando a renda e...

18 DE JUNHO DE 2021

Londrina centraliza atendimento para busca de vagas em creches

Projeto conseguiu organizar a fila de espera e desenvolveu critérios técnicos para...