CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Poupa Tempo beneficiou mais de 30 mil moradores da região norte de Francisco Beltrão, que tinham dificuldades para solicitar demandas no centro da cidade

Ofertar serviços públicos de qualidade, facilitando o atendimento da população, é um grande desafio dos municípios, independente do tamanho. Documentos, certidões e atualização de dados juntos a diferentes órgãos também é um entrave e acaba desestimulando os moradores. Para os moradores de Francisco Beltrão, no Sudoeste paranaense, isso não é mais problema desde que a prefeitura desenvolveu o projeto Re (Inovação) no Atendimento Público Municipal.

Prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, com as responsáveis pelas unidades, Joselma Cabral e Regiane de Oliveira Parno

O município possui uma população de aproximadamente 92 mil habitantes, com cerca de 30 mil deles residindo na região norte, mais afastada e que encontram dificuldades em chegar à área central, onde estavam concentrados os órgãos públicos. Com base nas solicitações desses moradores para descentralizar o atendimento, a prefeitura criou o Poupa Tempo, inspirado no modelo desenvolvido em São Paulo.

O projeto viabiliza que diversos órgãos, como Copel, Detran, Fórum Eleitoral, Receita Federal, Instituto de Identificação, MEI, Nota Paraná, entre outros, estejam reunidos em um mesmo lugar, localizado na região norte da cidade. Foram realizadas pesquisas junto aos moradores para constatar quais os serviços mais importantes e relevantes para serem inseridos no Poupa Tempo. Nos primeiros seis meses, a base de atendimentos era de 42 serviços, sendo que hoje já passa de 60. Devido ao sucesso, mais uma unidade já foi aberta na cidade.

A implementação do projeto teve como foco o fácil acesso e visibilidade, sendo que para isso foram escolhidos locais de grande fluxo de pessoas. As duas unidades contam com vagas de estacionamento para idosos, PCD (Pessoas com Deficiência) e público em geral.

Desde a sua criação, o Poupa Tempo de Francisco Beltrão tem apresentado números excelentes. De uma média mensal de 200 atendimentos no ano de 2017, foram mais de mil atendimentos por mês em 2020, isso em ano de pandemia do coronavírus. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

23 DE JULHO DE 2021

Câmara Municipal de Mandaguari desenvolve a Lupa Legislativa

Com a iniciativa é possível fiscalizar: a quantidade de material que foi solicitado, o...

16 DE JULHO DE 2021

Nova Esperança melhorou o serviço da taxa de lixo e construiu ecoponto

Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa,...

9 DE JULHO DE 2021

Tomazina promove lazer para moradores e turistas da região

Parque Salto Cavalcanti modernizou toda a estrutura no entorno da cachoeira de 150 metros...

2 DE JULHO DE 2021

Jardim Alegre gera energia solar e moderniza iluminação pública

Jardim Alegre Energia Renovável reduziu os gastos com energia em 30% no município e...

25 DE JUNHO DE 2021

Tomazina melhora qualidade de vida e combate êxodo rural

Fomento Café beneficia as produtoras de grãos especiais, aumentando a renda e...

18 DE JUNHO DE 2021

Londrina centraliza atendimento para busca de vagas em creches

Projeto conseguiu organizar a fila de espera e desenvolveu critérios técnicos para...