CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Buscando deixar os estudantes longe das ruas, a Escolinha Craques do Futuro oferece aulas no contraturno escolar, deixando-os longe da criminalidade

Oferecer um ambiente seguro, deixar as crianças e adolescentes longe das ruas e melhorar a qualidade de vida foram os principais objetivos da Escolinha Craques do Futuro, criada em 2017 pela Prefeitura de Iretama, no Centro Ocidental do Paraná. Era oferecida a prática de esportes em quatro modalidades no contraturno escolar, o que contribuiu para reduzir os índices de vulnerabilidade social no município.

Prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis, na cerimônia de encerramento do PGP-PR 2019

As Secretarias de Esportes e de Ação Social identificaram problemas sociais em algumas regiões da cidade, entre eles o fato de muitas crianças e adolescentes não terem nenhuma atividade durante a tarde, cenário que favorece a entrada na criminalidade. Com o projeto, a gestão municipal enxergou a oportunidade de afastar os estudantes dessa realidade e proporcionar melhores condições de vida, com treinamento e estrutura adequados, além de profissionais capacitados para desenvolver nos jovens tanto uma formação esportiva quanto pessoal.

A iniciativa era desenvolvida em dois locais no contraturno escolar: segunda, quarta e sexta no Estádio Municipal, e terças e quintas no Ginásio de Esportes, sempre no período vespertino. Foram oferecidas aulas nas modalidades de futebol, futsal, handebol e xadrez, atendendo cerca de 410 alunos.

Por meio da Escolinha Craques do Futuro, Iretama proporcionou o acesso ao lazer, incentivou a prática de esportes e melhorou a qualidade de vida, deixando as crianças e adolescentes longe das drogas e da criminalidade. Além disso, também revelou grandes talentos do esporte, objetivo que deu resultado: dois atletas do município foram contratados por grandes times de futebol do Brasil.

Em 2019, o projeto foi coroado com o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Em 2020 a iniciativa foi novamente premiada, desta vez com uma Menção Honrosa. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

23 DE JULHO DE 2021

Câmara Municipal de Mandaguari desenvolve a Lupa Legislativa

Com a iniciativa é possível fiscalizar: a quantidade de material que foi solicitado, o...

16 DE JULHO DE 2021

Nova Esperança melhorou o serviço da taxa de lixo e construiu ecoponto

Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa,...

9 DE JULHO DE 2021

Tomazina promove lazer para moradores e turistas da região

Parque Salto Cavalcanti modernizou toda a estrutura no entorno da cachoeira de 150 metros...

2 DE JULHO DE 2021

Jardim Alegre gera energia solar e moderniza iluminação pública

Jardim Alegre Energia Renovável reduziu os gastos com energia em 30% no município e...

25 DE JUNHO DE 2021

Tomazina melhora qualidade de vida e combate êxodo rural

Fomento Café beneficia as produtoras de grãos especiais, aumentando a renda e...

18 DE JUNHO DE 2021

Londrina centraliza atendimento para busca de vagas em creches

Projeto conseguiu organizar a fila de espera e desenvolveu critérios técnicos para...