CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Projeto de Pérola disponibiliza diversas atividades semanais para grupos de até dez pacientes e acompanhamento farmacêutico para os doentes

A fibromialgia é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) incluída nas Políticas de Prioridade do Ministério da Saúde/SUS. Ela é uma síndrome clínica que se manifesta principalmente por fortes dores em todo o corpo. Junto com a dor surgem sintomas como fadiga, sono não reparador, falta de memória e concentração, ansiedade e até mesmo depressão.

Prefeito de Pérola, Darlan Scalco, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo União e Parceria Vencendo a Fibromialgia

Em Pérola, município do Noroeste do Paraná, o número de diagnosticados com a doença cresceu consideravelmente nos últimos anos. Buscando oferecer um suporte cada vez melhor para esta população, melhorando a sua qualidade de vida, a prefeitura criou em 2016 o Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola, conhecido como União e Parceria Vencendo a Fibromialgia.

O projeto nasceu na Secretaria Municipal de Saúde com os próprios profissionais da Atenção Básica da cidade, com a intenção inicial de oferecer mais informações sobre a doença para os novos diagnosticados. Além disso, os pacientes passaram a contar com terapias integrativas e complementares ao tratamento, como exercícios de alongamento, auriculoterapia, técnicas de relaxamento, meditação e palestras.

Tudo é feito semanalmente em um espaço reservado com o suporte profissional de fisioterapeutas, psicólogos e farmacêuticos do município. Durante a pandemia, o grupo passou a se reunir on-line, dando continuidade ao projeto mesmo sem os encontros presenciais. A adesão na cidade foi tão grande que, em 2018, a Câmara de Vereadores de Pérola aprovou uma Lei Municipal (nº 2562/2018) que criou oficialmente o “Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola”.

Com as atividades, além de terem uma melhora significativa nas dores, os participantes também tiveram uma redução na medicação necessária para conter os sintomas da fibromialgia, gerando mais qualidade de vida e redução de custos para todos os envolvidos. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2018 e 2019. Pela sua adaptação e melhoria no serviço, foi novamente Certificado em 2020.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados