CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Mãos que Geram Renda já qualificou cerca de 550 pessoas no município e promove o retorno ao mercado de trabalho

Em tempos de crise, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos e não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Mandirituba criou o projeto Mãos que Geram Renda, que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para os moradores da cidade. Grande parte deles vivem na zona rural e se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Mãos que Geram Renda

O programa conta com um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização para ajudar as família, e é destinado para pessoas que recebem algum tipo de auxílio do governo, oferecendo cursos de panificação, corte de cabelo, manicure, pedicure e corte e costura. As famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Mandirituba são acompanhadas pelas assistentes sociais, que encaminham os moradores para os cursos ofertados. A ideia é fazer com que essas pessoas possam deixar de receber os auxílios, conseguindo a sua independência financeira.

Além de contribuir para os cidadãos retomarem sua autoestima e se sentirem no controle de suas vidas, é também importante para movimentar a economia da cidade, promovendo o empreendedorismo nos moradores. Diversos alunos dos cursos conseguiram abrir o próprio negócio, ajudando na renda familiar. Outro objetivo do projeto é retirar 68% das famílias da zona rural da situação de vulnerabilidade.

A iniciativa conta com recursos federal, estadual e do próprio município. As aulas são realizadas em espaços da cidade e também em uma panificadora própria do município. Os bons resultados do projeto garantiram o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados