CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Reestruturação do Sistema Municipal de Saúde zerou a fila para cirurgias eletivas e investiu na construção de Unidades de Saúde para atender a população

Garantir a saúde da população é um dos deveres do Estado, presente na Constituição Federal de 1988. Para atender esse direito do cidadão, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece atendimento médico gratuito. Entretanto, é comum ouvirmos reclamações sobre filas em Unidades de Saúde e Hospitais, sobretudo pelo grande número de pessoas que são atendidas. Para buscar melhorar o serviço de saúde prestado, a Prefeitura de Santa Mariana desenvolveu o projeto de Reestruturação do Sistema Municipal de Saúde: Atendimento Médico Hospitalar e Atenção Básica.

Secretária Fátima Aparecida Guilherme Bergamini recebe a Menção Honrosa pelo projeto de Reestruturação do Sistema Municipal de Saúde

Em 2009 a situação da saúde no município entrou em colapso. O Hospital Municipal Santa Alice, inaugurado no início da década de 1960, passou a ser utilizado como Departamento Municipal de Saúde. Com o fechamento do hospital, procedimentos médicos e exames de diagnósticos dos mais simples aos mais complexos passaram a ser realizados no município vizinho, em Cornélio Procópio. Foi então que a gestão municipal decretou situação de emergência e calamidade pública na rede de saúde, permitindo uma reestruturação do sistema.

Com investimentos dos governos Federal, Estadual e Municipal, foi possível a reabertura do Hospital, a construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde e contratação de equipes. A unidade hospitalar presta atendimento nas áreas vascular, ortopedia, urologia, gastro, cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, obstetrícia, radiologia, fonoaudiologia, otorrino, psicologia, nutrição e anestesia. O município conseguiu também zerar a fila de cirurgias eletivas — aquelas que não possuem urgência — e passou a receber mais recursos federais para manutenção das atividades.

O hospital possui um custo mensal de cerca de R$ 230 mil. Entre os principais benefícios do projeto estão o atendimento mais rápido e de qualidade para a população, zerando a fila de cirurgias, e também a melhora na estrutura das Unidades de Saúde. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2014 e uma Menção Honrosa em 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados