CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Programa Asfalto no Campo já pavimentou mais de 40 quilômetros de estradas rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola familiar e garantindo a permanência do homem no campo

Manter o homem no campo para as cidades que possuem totalmente ou parte da sua economia baseada na agricultura é um dos desafios dos gestores públicos, principalmente no Paraná, que é um dos maiores produtores agrícolas do país. Buscando combater o êxodo rural, a Prefeitura de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, criou o Programa Asfalto no Campo, modernizando a malha de estradas da cidade.

Secretário de Agricultura de Pato Branco, Clodomir Luiz Ascari, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Asfalto no Campo

Com pouco mais de 80 mil habitantes, Pato Branco possui cerca de 5% da população vivendo no campo, trabalhando com base em lavouras temporárias (milho, soja, feijão e trigo), pecuária (bovinos de leite, bovinos de corte e avicultura integrada) e a horticultura (olerícolas e frutas em geral). Entretanto, as péssimas condições das estradas fazia com que o escoamento da produção fosse prejudicado, desestimulando a permanência dos agricultores na região.

Foi então que em 2014 a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Engenharia e Obras criou o projeto, pavimentando as regiões mais distantes do centro da cidade, garantindo não só um melhor escoamento da produção como também o acesso da população aos serviços públicos, como escolas e unidades de saúde. As crianças também são beneficiadas, com estradas mais seguras para o tráfego do transporte escolar.

O programa teve um custo de aproximadamente R$ 15,8 milhões até 2018, com recursos provenientes do governo municipal, estadual e federal. Entre os benefícios da iniciativa estão a maior satisfação dos agricultores com o escoamento dos produtos, valorização das propriedades e migração de retorno de filhos e familiares dos agricultores ao interior do município. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados