CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Projeto Tarde Cultural Contando e Encantando aumentou o número de empréstimos de livros nas bibliotecas da cidade

O projeto Tarde Cultural Contando e Encantando, do município de Paraíso do Norte, no noroeste do Paraná, transformou os hábitos de leitura da população de cerca de 12 mil habitantes. Como o número de leitores nas escolas era muito baixo, principalmente entre alunos de cinco a dez anos de idade, o município decidiu investir em um evento literário, e que acontece o ano todo.

Prefeito de Paraíso do Norte, Laercio de Freitas, recebe a Menção Honrosa pelo Tarde Cultural Contando e Encantando

As atividades são desenvolvidas todos os dias da semana, incentivando os alunos a criação de um hábito de leitura. No último final de semana de cada mês é realizado o Evento Literário de Contação de História e Incentivo a Leitura, em que são realizadas atividades externas envolvendo Hip Hop, Grafite e Capoeira, destinado às crianças e adolescentes, mas que também contam com a participação de toda a população. O evento é feito fora do eixo central da cidade, com o intuito de promover o cotidiano social e cultural nos bairros periféricos.

Para que o projeto fosse implementado e tivesse sucesso entre os moradores, foi pintada a fachada da Biblioteca Pública Municipal, como forma de valorizar e mostrar a importância do espaço para os moradores, foram comprados 500 livros novos para comporem o acervo de obras da biblioteca, e também houve a ampliação do número de funcionários, passando de oito para 11 profissionais.

Além de despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos, o projeto também promove o desenvolvimento do vocabulário, possibilita o acesso aos diversos tipos de leitura e gêneros textuais na escola e estimula o desejo de novas e diferentes formas de leituras e aprendizado. O investimento total para a implantação do projeto foi de pouco mais de R$ 84 mil, com recursos de incentivos fiscais de uma empresa da região, e já beneficiou os 1.784 alunos da rede de ensino e cerca de 500 pessoas que realizaram o empréstimo de livros nas bibliotecas.

Os bons resultados levaram a iniciativa a receber o Prêmio Gestor Público Paraná, em 2017, e uma Menção Honrosa na edição de 2018, devido aos novos resultados obtidos pelo projeto. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados