A inovação proposta pelo Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu e os resultados alcançados na inserção de egressos e pessoas que vivem em vulnerabilidade, garantiu a Foz do Iguaçu o troféu do Prêmio Gestor Público do Paraná. A cidade concorreu com outros 89 projetos inscritos, de 49 municípios, para demonstrar a qualidade dos gestores públicos, que por meio de ideias inovadoras que independem do tamanho ou capacidade financeira do município, comprovam que é possível criar e implantar programas que garantam benefícios à população.
 
A premiação ocorreu na terça-feira (3), na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, que contou com as presenças da Secretária Municipal de Assistência Social, Cláudia Pereira, diretor do Patronato, Alexandre Calixto, diretora Geral do Patronato Penitenciário Municipal, Luciane Ferreira, a coordenadora do núcleo de direito do Patronato Penitenciário, Isadora Gomes e o Advogado Dhiogo Anoiz.
 
Implantado desde o mês de junho desse ano, o patronato nesse pouco tempo de funcionamento demonstrou que está no caminho certo para inserção das pessoas que estão à margem da comunidade. Elas estão aprendendo uma profissão e, com isso, conquistando um trabalho. E assim, atendendo aos quesitos inovação, custo benefício e possibilidade de replicação.
 
O prêmio, que teve como tema ?Educação: uma necessidade, uma certeza?, foi criado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná ? Sindafep. Foz do Iguaçu, que possui o primeiro Patronato Penitenciário Municipal do país, tem trabalhado com egressos ? pessoas que cumpriram pena no sistema prisional, vítimas de violência, pessoas assistidas pela Secretaria de Assistência Social, gente que se encontra envolvida com dependência de drogas e álcool e as que vivem em situação de vulnerabilidade.
 
Uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados atende a esses grupos. Quem necessita de tratamento para curar a dependência é encaminhado às instituições competentes para, na sequência, ser atendido pelo patronato. A equipe também cuida dos acessos a informações e a serviços, como regularização de documentos, autorização para viagens, encaminhamento de advogado, além dos cursos de capacitação.
 
Segundo Alexandre Calixto, diretor do Patronato, ?nós adotamos uma metodologia de ação diferente. Primeiro buscamos emprego para as pessoas atendidas aqui, depois ofertamos o curso destinado àquela vaga. Já formamos turma de serviços automotivos e já fizemos a segunda formatura, com a terceira e quarta turmas de carpintaria. Em janeiro, os cerca de 40 alunos já estarão com a carteira assinada, trabalhando no canteiro de obras da Unila?.
 
Para conquistar o prêmio, o Patronato Penitenciário Municipal passou por uma verdadeira sabatina. Um comitê técnico, composto por dois profissionais da auditoria fiscal da regional responsável, esteve na cidade para avaliar o projeto no quesito inovação, custo benefício e possibilidade de replicação. Eles foram minuciosos na avaliação do funcionamento do projeto, verificação da documentação e também em pegar depoimento com os assistidos pelo patronato.
 
A criação do Patronato Penitenciário Municipal foi uma das primeiras ações do prefeito Reni Pereira. ?Somos o primeiro patronato do país e esses resultados que estamos alcançando demonstram que o projeto é viável. Temos uma gestão compartilhada com entidades da sociedade civil que atuam na defesa de políticas públicas para o setor. O patronato é um local de promoção da cidadania?, disse o prefeito.
 
E essa cidadania se conquista com ressocialização, educação e trabalho, complementa a Secretária Municipal de Assistência Social, Cláudia Pereira. ?O atendimento aos egressos e seus familiares, assim como as pessoas assistidas e que vivem a margem da sociedade, ofertando a eles assistência social, profissionalização e trabalho, é um exemplo de inserção social e recuperação?, avalia a Secretária.
 
O Patronato mantém hoje parcerias com a Usina de Itaipu, entidades como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Senac e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Senai, entidades receptoras e empresas que abriram oportunidade para a inserção dos atendidos no mercado de trabalho.
 
Fonte: Portal Foz do Iguaçu

Relacionados