Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA CAMPO MOURÃO + ATIVA

Ano / Edição: 2018
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE CAMPO MOURÃO

Diagnóstico

A partir dos dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) verificou-se uma grande preocupação mundial em se combater o sedentarismo, visto que a atividade física insuficiente pode acarretar inúmeras doenças com risco de mortalidade. Segundo a OMS, 3,2 milhões de pessoas morrem todo ano por estar sedentários, sendo que esse número corresponde ao quarto maior fator de risco de mortalidade global. No Brasil, conforme um estudo chamado “Vigitel”, via inquérito telefônico, realizado em 2011 pelo Ministério da Saúde, cerca de 14% da população adulta nacional se autodeclara inativa.
Conforme dados da OMS de 2008, as Américas correspondem a uma das regiões mais inativas do mundo, sendo que 50% das mulheres e 40% dos homens estão sedentários. Outro fator interessante destacado pela OMS é que os níveis de inatividade estão altos devidos às atividades exercidas pelas pessoas, e a organização afirma que a participação em atividade física é insuficiente até mesmo no que envolve o lazer da população.
Na Educação Física, muitos teóricos apontam que a melhora da qualidade de vida está associada à prática regular de exercícios físicos, sendo que este é um fator determinante no aumento de expectativa de vida e diminuição no risco de doenças (GUEDES e GUEDES, 1995; DANTAS, 1999; MATSUDO e MATSUDO, 2000).
Perante o exposto, destaca-se o diagnóstico realizado com os participantes do Programa Campo Mourão + Ativa em 2017, mais de 40% dos participantes apontaram que tomam medicamentos para hipertensão. Assim, enfatizamos os dizeres de Guedes e Guedes (1995), que colocam que a prática de exercícios regulares, promove a saúde e podem influenciar diretamente na reabilitação de patologias associadas diretamente a mortalidade.
Para tanto, temos que levar em consideração a recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), de que todo cidadão deve acumular no mínimo 30 minutos de atividade física em pelo menos 3 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada de forma contínua ou acumulada.
Ao considerarmos tal recomendação, os benefícios da prática serão visíveis, abrangendo melhorias nos aspectos físicos, psicológicos e sociais (SILVA et al, 2010). Dentre as melhoras dos aspectos físicos se podemos listar, o controle de peso corporal, melhora da mobilidade, da força, da resistência e diminuição da pressão arterial.
Os benefícios em relação aos aspectos psicológicos também são importantes para o Programa Campo Mourão + Ativa, pois pelas pesquisas de nossa equipe, pudemos levantar que é grande o números de mulheres dos projetos que tomam algum medicamento para depressão, calmante, ou medicamento para ansiedade, sendo que os dados são compartilhados com as demais secretarias envolvidas. As participantes apontam que com a ginástica e condicionamento físico, elas se sentem mais motivadas, tendo a melhora da autoestima, alívio do estresse, mantém a autonomia, diminui uma possível depressão e ainda, reduz seu isolamento social, porque sempre estão em contato com outras pessoas, ou seja, a socialização passa a fazer parte do dia-a-dia melhorando o bem-estar social por meio da atividade física.

Descrição

A proposta do Programa Campo Mourão + Ativa foi apresentada ao município e lançada em julho de 2015 com o nome Viva Mais, sendo este um projeto piloto, tendo como objetivo sensibilizar os jovens quanto à busca do estabelecimento de hábitos saudáveis no seu cotidiano, sistematizando informações nos eixos de atividade física, alimentação saudável, relacionamento saudável e comportamento preventivo.
Após a experiência de 2015/2016 surgiu o interesse e a necessidade de ampliar o programa para atingir um maior número de cidadãos e de diferentes faixas etárias. É neste sentido que reformulamos e o projeto passou a ser denominado de Programa Campo Mourão + Ativa para 2017, sendo oficialmente lançado no dia 09 de maio de 2017 no Sesc de Campo Mourão, de maneira que este se tornou uma ferramenta para reestruturação, implantação e manutenção de projetos em qualidade de vida no Município de Campo Mourão via Fundação de Esportes (FECAM).
Outro proposta do Programa, é mostrar que a prática de atividade física pode mudar o estilo de vida, e consequentemente, a qualidade de vida do sujeito participante dos projetos ou ações propostas pelo Programa em desenvolvimento. É mudar o pensamento e o comportamento, mas sobretudo, sua forma de viver, deixando o sedentarismo, e escolhendo a saúde como foco de vida.
As atividades físicas ofertadas são direcionadas a diversas faixas etárias, sendo executadas sob supervisão de profissionais de Educação Física. Cada grupo é atendido duas vezes na semana em diversas localidades do Município, de modo que possamos contemplar vários bairros da cidade. Vale salientar, que no Programa contamos com a parceria de diversas Secretarias, como a Secretaria da Saúde, Secretaria da Ação Social e Secretaria da Educação bem com com as igrejas e com a iniciativa privada.
Neste ano, de 2018 ampliamos nosso atendimento para 29 turmas e uma média de 1.200 pessoas atendidas, com uma projeção de ampliar mais duas turmas até o fim deste ano. Um ponto a destacar é que desde fevereiro, todo mês estamos desenvolvendo ações ligadas à Qualidade de vida dos participantes, trabalhando socialização, alimentação, por meio de palestra com nutricionistas voluntárias, palestras com psicólogas dos CRAS e psicólogas convidadas para falar sobre o tema “Empoderamento da mulher e seu papel na sociedade”, aulas temáticas, além de realizar desafios para mudança de hábito de vida.

Objetivos

Gerais:

Promover a saúde e qualidade de vida da população por meio de atividades e ações para diferentes grupos etários de modo a combater o sedentarismo no Município de Campo Mourão – Paraná.

Específicos:

 Verificar o nível de adesão à atividade física da população de Campo Mourão por meio de questionários e testes específicos nos grupos de trabalho (Adaptação de RIKLI e JONES, 2008; Adaptação de ROSA NETO, 2009).
 Elevar o índice de adeptos à atividade física regular no município em diferentes faixas etárias.
 Melhorar o comportamento da população em relação ao estilo de vida para que se torne saudável.
 Incrementar o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida em três ambientes: casa, trabalho e lazer.
 Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física, esportiva e de lazer.
 Ampliar os projetos de qualidade de vida em Campo Mourão bem como fortalecer os projetos existentes.

Metas a atingir:

Buscar a adesão da prática regular de atividade física em 50 bairros do Município de Campo Mourão em 2018.

Cronograma

Físico:

Ao todo o Programa tem ofertado atualmente o atendimento para 29 grupos com exercícios físicos direcionados as faixas etárias de trabalho (Cronograma anexo).

Financeiro:

O custo mensal se refere ao salário da equipe de profissionais e uma estagiária de Educação Física que fazem parte do quadro de funcionário da Fundação de Esportes do Município de Campo Mourão.

Orçamento:

Todos os profissionais do Programa Campo Mourão + Ativa são contratados pela Fundação de Esportes bem como o custo de materiais de expediente e consumo que também são disponibilizados pelo órgão.

Beneficiários Diretos:

O Programa tem como propósito beneficiar a população levando qualidade de vida e saúde aos participantes do Programa Campo Mourão + ativa.

Beneficiários Indiretos:

Conscientização da população municipal, de diferentes idades, para que busquem a adesão a prática regular de atividade física; Diminuição da utilização das Unidades Básicas de Saúde.

Resultados:

Com base nos dados do Programa Campo Mourão + Ativa, no ano de 2017 foram atendidas em média 1000 pessoas, nos diferentes Projetos: Academia da Terceira Idade no Corpo de Bombeiros; Projeto Terceira Idade em Ação + Ativa; Grupos de Condicionamento Físico no Centro da Juventude; Grupos do Projeto Mulher + Ativa; Grupos do NASF e Ações em parceria com os CRAS. Ao todo foram organizados 27 turmas nos diversos territórios da cidade, totalizando um número de 34.730 atendimentos em 2017, mostrando a grande relevância deste programa para a Fundação de Esportes e o Município de Campo Mourão.
Em pouco tempo de execução e diante de anos anteriores de alguns projetos já existentes, escuta-se diversos relatos de como a prática regular de atividade física auxiliou nas demais atividades da vida diárias, melhorando a qualidade de vida das pessoas envolvidas, em todos os aspectos. Ainda, tem-se uma melhora na qualidade do sono, alimentação, socialização e autoestima, como demonstrado na avaliação realizada pela equipe no final de 2017.
A avaliação contemplava duas questões, a primeira de resposta única perguntava como eles avaliavam o programa em 2017, a segunda pedia sugestões para 2018. Ao todo, 452 pessoas responderam por vontade própria a primeira pergunta, e 423 deram sugestões para 2018, vale explicar que essa quantidade não é a totalidade de pessoas, porque a avaliação não era obrigatória e sim voluntária.
Como resultado da primeira questão, tivemos um percentual de 82,5% que consideraram o programa ótimo; 15,70% responderam que é bom; apenas 0,9% consideram regular as atividades desenvolvidas, e 0,9% deixaram em branco ou anularam a pergunta.
As respostas da segunda pergunta contemplou várias sugestões e elogios referentes ao trabalho, destacando-se o pedido para elevar para três dias na semana as atividades de cada grupo, o pedido para manter o programa, pois consideram ótimo, dentre outras questões referentes a metodologias, local e materiais utilizados nas atividades
Em suma, o ano de 2017 foi extremamente relevante para o âmbito da promoção da qualidade de vida e saúde do Município de Campo Mourão, e isso é resultado do trabalho de qualidade que os profissionais da FECAM realizam.

Anexos

Banco de Projetos