Banco de Projetos

PROJETO VETERINÁRIO MIRIM – UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS

Ano / Edição: 2018
Município: Pinhais
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Para a reversão do atual cenário de maus-tratos contra animais, descontrole populacional e abandono, ações como o Projeto Veterinário Mirim são fundamentais para cumprir o papel da educação ambiental não formal, voltada para a mudança de paradigmas da sociedade atual. O projeto, que iniciou em 2006, atende anualmente 100% das Escolas Municipais de Pinhais, além de CMEI’s e Escola Especial. São contemplados quase 15 mil alunos até o 5º ano. Por meio de projetos como esse é possível promover a articulação de ações educativas voltadas às atividades de proteção aos animais, visando o bem-estar único.

Descrição

O município de Pinhais pertence a Região Metropolitana de Curitiba sendo o menor dos 399 municípios paranaenses em área territorial, com uma população de 129.445 habitantes, segundo dados do IBGE 2017. Possui, atualmente, no âmbito municipal, 21 CMEIS, 21 Escolas de Ensino Fundamental e 01 Escola Especial.
O Projeto Veterinário Mirim teve início em 2006, sendo uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi a partir de 2013 que passou para a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Desde sua criação até o ano de 2016, era denominado “Concurso Veterinário Mirim”. Nessa versão, as professoras eram capacitadas pelas Médicas Veterinárias do Município e recebiam material de apoio (cartilhas e folders, anexo 1) para trabalhar os temas em sala de aula e cada aluno, de acordo com sua faixa etária, desenvolvia um trabalho. Os alunos vencedores recebiam certificado e eram levados para conhecer o Hospital Veterinário da UFPR, vivenciando um dia de médicos veterinários.
Foi a partir de 2017, por meio de pesquisas com os professores e as unidades de ensino, que o “Concurso Veterinário Mirim” passou por reformulações, passando a ser denominado “Projeto Veterinário Mirim”. A capacitação dos professores passou a ser na forma de EaD e as atividades lúdicas foram desenvolvidas na própria escola, para todos os alunos do professor inscrito no projeto.
Nesse novo modelo, o projeto ficou dividido em duas fases. Na primeira etapa, com duração de quatro meses, ocorre a capacitação dos professores inscritos, por meio de plataforma EaD. Quinzenalmente são postados os módulos das aulas, juntamente com questionários e atividades avaliatórias, com a seguinte abordagem: Módulo I - Introdução e ambientação; Módulo II – Guarda responsável, bem-estar animal, maus-tratos contra animais; Módulo III – Legislação Municipal, Estadual e Federal; Módulo IV – Cães comunitários, Saúde Única e Zoonoses; Módulo V – Teoria do Elo; Módulo VI – Aplicação Didática.
No módulo VII cada professor que está participando da EaD tem como atividade final de conclusão do curso a realização de um trabalho com sua turma, pertinente aos temas estudados, e no Módulo VIII, de Encerramento, os trabalhos elaborados são expostos no auditório da Secretaria Municipal de Educação, aberto à visitação.
Na segunda etapa do projeto, há o desenvolvimento de atividades lúdicas em todas as escolas, para as turmas dos professores inscritos na formação EaD. As crianças participam da brincadeira da trilha “Vamos cuidar de nossos amiguinhos!” - (Anexo 2) respondendo perguntas conforme caminham na trilha. Também participam das atividades do “Mini Hospital Veterinário” (Anexo 3), o qual é composto por nove módulos que abordam diferentes situações dentro dos temas: Guarda Responsável, Bem-Estar Animal, Cuidados Básicos e Zoonoses. Todas as crianças recebem certificado de participação (Anexo 4).
Além disso, em todas as escolas participantes ocorre a apresentação de uma peça teatral “A Fascinante Estória de Cãe e Cheddar” (Anexo 5) para todos os alunos, independente da participação do professor no curso EaD. Dessa forma, aproximadamente 15 mil alunos aprenderam sobre conceitos de guarda responsável e respeito com os animais.

Objetivos

Gerais:

O Projeto Veterinário Mirim é uma ação de educação multidisciplinar que visa reconhecer e incluir na agenda de estudos das escolas municipais de Pinhais a importância da educação humanitária e bem-estar animal no processo de transformação social, bem como, o papel do educador e da escola na formação moral das crianças.

Específicos:

a) Capacitar os Professores das Escolas Municipais em bem-estar animal, guarda responsável, prevenção de zoonoses, saúde única, legislação e temas afins, por meio de Educação à Distância (EaD);
b) Incentivar o Professor a trabalhar em sala de aula com seus alunos os temas estudados;
c) Sensibilizar os alunos para todas as questões animais e ambientais;
d) Divulgar o Programa Gratuito de Castração de Cães e Gatos do Município de Pinhais;
e) Divulgar o trabalho desenvolvido pelo Município referente a questão animal.

Metas a atingir:

a) Diminuir o número de animais abandonados nas ruas;
b) Diminuir a ocorrência de maus-tratos contra animais;
c) Aumentar o número de animais castrados;
d) Realizar a mudança de paradigmas da sociedade em relação aos cuidados com animais.

Cronograma

Físico:

Anual.
A etapa de Formação dos Professores ocorre de março a junho.
De agosto a novembro são desenvolvidas as atividades lúdicas nas escolas, por funcionários capacitados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O agendamento das atividades é feito diretamente com a escola. O encerramento é realizado no mês de novembro com um encontro presencial para divulgação dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, apresentação teatral e divulgação de resultados.

Financeiro:

Material gráfico R$ 3.014,00 (2017) R$ 3.189,00 (2018)
Material para os módulos R$ 115,47 (2017) R$ 949,40 (2018)
Peça teatral R$ 22.200,00 (2017) R$ 24.000,00 (2018)

Orçamento:

Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, Departamento de Administração e Departamento de Controle e Fiscalização Ambiental

Beneficiários Diretos:

Munícipes de Pinhais

Beneficiários Indiretos:

Prefeitura Municipal de Pinhais, servidores municipais.

Resultados:

De 2006 a 2016, 300 professores foram formados pelas médicas veterinárias e 8.000 alunos participaram do Concurso Veterinário Mirim, sendo que mais 400 visitaram o Hospital Veterinário (Anexo 6).
Já dentro do novo modelo, em 2017, 120 professores participaram da formação EaD e 3 mil crianças foram capacitadas como “Veterinários Mirins” participando das atividades da trilha “Vamos cuidar de nossos amiguinhos!” e das atividades do “Mini Hospital Veterinário”. No entanto, o projeto atingiu aproximadamente 15 mil crianças de todas as Escolas Municipais e CMEIS com a apresentação da peça teatral “A Fascinante Estória de Cão e Cheddar” abordando os diversos temas estudados, tornando-os disseminadores de todo o conhecimento adquirido e com papel fundamental na mudança dos conceitos sobre o convívio com animais em sua casa e em sua comunidade (Anexo 7).
No ano de 2018, 90 professores participaram da formação EaD e, as atividades lúdicas serão desenvolvidas com os alunos do 3º Ano Fundamental das Escolas Municipais e alunos do Maternal III e Fundamental IV dos CMEIS. A peça teatral “Xô não! Xodó sim!” será apresentada a todos os alunos.

Anexos

Documentos Anexados:

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